quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

...uma visita virtual...

Visitão do Museu da Favela

Um convite à um novo olhar sobre o território


A equipe do Museu da Favela - MUF realizará, neste sábado, dia 30, o 2° Grupo Experimental de Visitação Turística, uma excursão ao museu, a céu aberto, nos morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, no Rio de Janeiro. A excursão percorre um roteiro experimental projetado, animado e guiado diretamente por moradores da comunidade, com apoio da UNIRIO (Turismologia) e da Base de Inserção Social e Urbana (BISU) do PAC-Rio.


Ao longo da visita, com duração aproximada de duas horas, serão feitas explanações sobre atrações e memória do território, apresentações culturais e exposições com venda de objetos de arte e eco-artesanato da favela. O Museu de Percurso visa propiciar o contato dos moradores com o cotidiano, tornando visíveis seus valores culturais, e com o patrimônio arquitetônico da favela, considerado de relevância histórica mundial.

A excursão custa R$ 25 e as saídas serão realizadas em quatro grupos guiados de até 25 pessoas, num total de 80 visitantes e 20 moradores. A concentração dos grupos será no BISU, Estrada do Cantagalo, 172.

Pontos de Memória – O Museu da Favela integra o Projeto Pontos de Memória cujo objetivo é apoiar a criação de museus comunitários, para a reconstrução e proteção da memória social e coletiva das comunidades a partir de seus moradores, suas origens, histórias e valores. O projeto é resultado de parceria entre os Programas Mais Cultura, do Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e do Pronasci, do Ministério da Justiça, com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

MUF - A Organização Não-Governamental Museu da Favela é formada por lideranças do Complexo Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, comunidades localizadas nos bairros de Copacabana e Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. A ONG tem como objetivo principal transformar seu território em um monumento turístico carioca da História de Formação de Favelas, das Origens do Samba, da Cultura do Migrante Nordestino, da Cultura Negra, de Artes Visuais e de Dança.

O MUF fica na Estrada do Cantagalo, 172 – Morro do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ. Tel. (21) 2267-6374 www.museudefavela.com.br


Mais informações podem ser obtidas no Ponto de Memória pelo telefone (61) 2024 6211.



Fonte: IPHAN

Nenhum comentário: