sexta-feira, 12 de março de 2010

... utilidade humana...

Projeto CreLer – incentivando o crescimento literário
Nós acreditamos no potencial transformador da leitura

            A Literatura é uma arte que, mesmo sendo tão antiga, nunca deixou de ser importante para a sociedade. Com a leitura, viajamos no desconhecido, vivemos o impossível, nos tornamos aquilo que nunca poderíamos ser. Além disso, a leitura nos dá prazer, nos ensina a escrever melhor, interpretar textos com mais facilidade e ver a realidade de um jeito mais crítico.
            É inegável a importância da leitura na formação de seres humanos, principalmente se ela for exercida desde a infância. Essa etapa da vida é o melhor momento para o indivíduo iniciar sua emancipação mediante a função libertadora da palavra. É entre os oito e treze anos de idade que as crianças revelam maior interesse pela leitura.
            Apesar de terem ciência desses fatos, as mais diversas instituições, como o governo, a escola e a família, pouco incentivam a leitura. O Brasil tem um baixo índice de leitura, se comparado a outros países. Dados mostram que, em média, o brasileiro lê um pouco mais de um livro por ano, enquanto que na França, por exemplo, seus habitantes têm uma média de 30 livros a cada ano.
            Como amantes da literatura, cientes de quão transformadora ela pode ser, iniciamos esse projeto para disseminar pelas crianças o prazer da leitura. Espalhamos por aí tantos “ideais e sonhos” falhos e desnecessários. Por que, então, não espalharmos bons ideais, fomentando nas crianças, o futuro da nossa nação, a vontade de sonhar e transformar seus sonhos em realidade?
 A princípio, nossa ideia é arrecadar livros infantis dos mais diversos gêneros – sejam gibis, romances, contos, crônicas, poesias – e distribui-los em orfanatos para as crianças, muitas das quais não tiveram sequer uma oportunidade de travar contato com a literatura, e tampouco puderam desfrutar das maravilhosas viagens imaginárias por ela proporcionadas.
            O projeto, portanto, visa à arrecadação e distribuição de livros para aqueles que não tem dinheiro para comprá-los. Mas não só isso: queremos também mostrar a essas crianças a importância da linguagem na vida de um ser humano, a capacidade transformadora da literatura, o poder de politização e conscientização de uma leitura crítica.
            Somos dois jovens que desde cedo tiveram oportunidade de amar os livros e deleitar-se com boas leituras. Mas não achamos justo apenas uma pequena parcela da população ter essa oportunidade que tivemos. É isto, portanto, que queremos oferecer às crianças órfãs: OPORTUNIDADE!
            Queremos expandir esse projeto e, para isso, convidamos você a contribuir conosco. Dê uma olhada em sua casa, pegue aqueles antigos livros de que você tanto gostava na infância, abra aquele baú empoeirado que há muito tempo está fechado e doe seus livros infantis para nós. Com isso, limpará sua casa, se desfará de coisas materiais que já não mais utiliza e contribuirá na transformação da vida de várias crianças e, consequentemente, ajudará também na transformação do mundo em que vivemos.
            Além de doar livros, você pode nos ajudar a expandir essa campanha, divulgando-a para amigos, parentes, colegas de trabalho. E há, ainda, a possibilidade de fazer parte do projeto, indo conosco aos orfanatos para visitar as crianças.
            Junte-se a nós no Projeto CreLer. Acredite, como nós, no potencial transformador da leitura. Incentive as crianças a crescerem com os livros e através deles. Assim, o simples ato de doar livros transforma-se no ato de fornecer oportunidades.

Atenciosamente,
Larissa e Vinícius - 1º período do curso de Direito da UFG
  
Entre em contato conosco para doar seus livros infantis:
Larissa Nunes: laramota2@hotmail.com ou 92767558
Vinícius Sado: vinicius_sado@hotmail.com ou 81387837

Nenhum comentário: