segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Relações entre Igreja e Estado no Brasil

É inconcebível que em pleno século XXI, presbíteros da Igreja Católica voltem a práticas vergonhosas, que deviam constar apenas de uma história passada e lamentável, quando desempenhavam o papel de cabos eleitorais e lacaios do vil fisiologismo partidário. Algo deve estar errado na formação básica desses presbíteros bem como na sua formação continuada ao longo do exercício de seu ministério pastoral. Esses presbíteros estão servindo de inocentes úteis nas mãos daqueles que se opõem frontalmente às mudanças estruturais que visam abrir novos canais para a ascensão social da maioria da população de menor poder aquisitivo. Essa chantagem deve ser desmascarada publicamente. O artigo é de Raimundo Caramuru Barros.
RELAÇÕES ENTRE IGREJA E ESTADO NO BRASIL: COOPERADORES PARA O DESENVOLVIMENTO E NÃO LACAIOS DO FISIOLOGISMO PARTIDÁRIO

Durante a novena que prepara a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, parece-nos consentâneo e relevante parar para refletir sobre as verdadeiras e legítimas relações entre Igreja e Estado na tradição deste país.

No período do Brasil Colônia e do Brasil Império (1500 a 1889) o catolicismo... ( leia o restante aqui )

O que um governo Serra faria com o pré-sal?


Se o Brasil hoje é visto como o filé mignon do mundo em termos de crescimento econômico, o filé mignon do Brasil é o pré-sal. Por seu valor específico como principal reserva de petróleo descoberta no planeta no crepúsculo da oferta mundial, mas, sobretudo, pelos efeitos multiplicadores no conjunto da indústria nacional, trata-se “da maior oportunidade que o país já teve em toda a sua história de promover um salto qualitativo nas condições de vida do seu povo”. 
Leia matéria integral clicando aqui

domingo, 10 de outubro de 2010

"PELOS FRUTOS SE CONHECE A ÁRVORE".


FALA FREI BETTO:

ela [Dilma] e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que "a árvore se conhece pelos frutos", como acentua o Evangelho. É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam. Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto...Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.
(Frei Betto, Folha; 10-10)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

... nem tudo que reluz é ouro ...

Trazido de: http://toleranciaecontentamento.blogspot.com

07/10/2010

A grande mída nacional e a liberdade de expressão










"Tu clamas por liberdade
Mas só aquela que te convém (...)*"




"Fui demitida por um 'delito' de opinião".


A psicanalista Maria Rita Kehl foi demitida pelo Jornal O Estado de S. Paulo depois de ter escrito, no último sábado (2), artigo sobre a "desqualificação" dos votos dos pobres. O texto, intitulado "Dois pesos...", gerou grande repercussão na internet e mídias sociais nos últimos dias.



Veja mais
Nesta quinta-feira (7), ela falou a Terra Magazine sobre as consequências do seu artigo.

Entrevista completa na Terra Magazine

Artigo na integra na Folha de São Paulo

*fragmento da canção Olha de Milton Nascimento

"Tu clamas por liberdade
Mas só aquela que te convém
Tu puxas a arma no escuro
E não suportas ninguém feliz

Persegues a quem trabalha
Calúnia, carga e traição
Te julgas o mais experto
Mas és mentira, só ilusão

Depois de passar o tempo
Colhe o deserto que é todo teu
Com todo teu preconceito
Segue pesando que enganas deus

E enganando a ti mesmo
Pois quem trabalha continuou
Em cada sonho suado
Que nem percebes o que custou"

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

... a consequência do poder de quem cria informação!!!

Em nome de informações construidas sobre a mentira e a difamação, lideres religiosos, políticos, lideranças de bairros, gente que tem facilidade em divulgar e panfletar pela net, ou no boca a boca implantam o TERROR, aos mesmos moldes de 2002.

Vida longa à democracia, mas que ela seja a cada dia aperfeiçoada!!!

===============================================

Dilma = aborto, maconha, prostituição, casamento gay. Taí a prova

Hoje pela manhã Nice, a pessoa que duas vezes por semana organiza a casa deste jornalista-blogueiro, me disse que muita gente do bairro dela havia mudado o voto porque nos bares, nas igrejas, em vários lugares públicos havia sido pregado um cartaz dizendo que Dilma defendia o aborto, o casamento gay e a maconha e outras coisas.
Disse que sabia que isso tinha acontecido e fui embora tocar a vida na redação da Fórum.
Na verdade não sabia que isso havia acontecido. Vejam o cartaz abaixo e depois continuem a ler este post.


Agora há pouco o Alê Porto, que tem um blogue bem legal e está sempre atento nos dados das pesquisas, deu uma tuitada com essa imagem aí de cima. Segundo ele, este panfleto foi colocado em caixas de correio e distribuido de porta em porta em alguns bairros.
O Rodrigo Vianna foi o primeiro blogueiro a alertar para essa campanha que vinha se disseminando pela internet. Aliás, há quem ache que foi isso que o tal indiano esquisito que deu consultoria pro Serra veio fazer aqui. Ele organizou um bom banco de dados pra disseminar boatos virais.  Faz todo sentido. Acho que a consultoria que ele veio dar começa a ser entendida.
O site do tucano virou apenas um lugar onde as pessoas se cadastravam. Depois disso iniciaram-se os ataques morais. E a coisa foi ganhando volume até que a campanha ganhasse panfletos como este de cima.

Enquanto isso, a campanha de Dilma na internet ficava tentando organizar onda vermelha no tuiter e postando informações do que acontecia nos comícios. Não quero transformar a campanha de Dilma na net em responsável por essa ida ao segundo turno, mas é importante ressaltar que ela desprezou completamente a blogosfera progressista. Não conheço ninguém que tenha sido procurado para conversar sobre qualquer coisa relativa à campanha da petista. E havia muita gente que poderia colaborar.

Se tivessem, por exemplo, conversado com o Rodrigo Viaana, poderiam ter pensado em algo para segurar essa onda viral que depois chegou nos grotões a partir do boca-a-boca e de panfletos como o daí de cima.

Neste segundo turno o jogo talvez seja ainda mais baixo. Por isso é importante se organizar, mas ao tempo tentar ouvir e envolver o maior número de pessoas para buscar as melhores estratégias em todas as áreas da campanha.
Fonte: Revista Forum

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

... seria a OTP ou os pares dialéticos?

... XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da FE/UFG

terça-feira, 5 de outubro de 2010

... corpo e saúde na contemporaneidade ...

Conferência proferida pelo filósofo e psicanalista André Martins para o programa Café Filosófico da TV Cultura, promido pela CPFL Cultura. André discute a chamada valorização do corpo na sociedade contemporânea avaliando o modo como o corpo foi encarado pela tradição ocidental ao longo dos anos. Além disso, aborda a necessidade de um novo conceito de saúde para-além da idéia de ausência de doença.



Vale a pena conferir os outros vídeos do palestrante disponíveis também no youtube.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

... a educação física brasileira num encontro ...

O IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, organizado pela Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, reuniu 04 grandes nomes da Educação Física Brasileira que demarcaram linhas e posições nos anos 80 e 90 do século XX. Na ordem da mesa, Lino Castellani Filho, João Paulo Medina, Nivaldo Antônio Nogueira David e Vitor Marinho. Uma experiência histórica e marcante, ainda que com pouco tempo de exposições e debates.


Parabéns aos companheiros do DF! Esperamos ver nos diversos eventos do CBCE articulações importantes como essa.

Fotos: By Moura.

domingo, 3 de outubro de 2010

... faça justiça com as próprias mãos II ...

... tomara que o pessoal do DF tenham uma concepção de justiça muito bem articulada, porque senão, coitados! Por 04 anos serem governados por uma pessoa com essa habilidade!!! AFFFFF!! Nem aos inimigos!!!


... faça justiça com as próprias mãos

Corrija os seus erros da última eleição!