terça-feira, 29 de novembro de 2011

Educação Infância: Avanços com retrocessos

A notícia é interessante, pois defendemos a presença da Educação Física em toda a educação básica. Lamentável é perceber que no Brasil, o ranço do modelo da aptidão física ainda é forte. Parabéns sim aos colegas e educadores de Lavras-MG. Mas penso que seria interessante voltar os olhos para outra perspectiva de educação física para a educação infantil. Uma que considere as crianças não somente corpo-músculo, corpo-movimento, mas também corpo-cultura, corpo-emoção, corpo-música, corpo-ludicidade, corpo-humanização, entre outros binômios que poderiam ser pensados para tratar a diversidade presente na infância do Brasil.

 ---------------------------

Uma Grande Conquista Para a Educação Física em Lavras

O Conselho Municipal de Educação de Lavras aprovou por unanimidade a inserção da Disciplina Educação Física Escolar como componente curricular obrigatório na pré-escola. As aulas começarão em todas as escolas da rede municipal à partir de fevereiro de 2012, com profissional habilitado. Após intervirmos e conseguirmos a educação física nas séries iniciais do ensino fundamental em 2010, vimos a importância e necessidade das aulas na educação infantil. Nossas crianças estão sedentárias, obesas e precisam urgentemente movimentar-se. Habilidades motoras fundamentais devem ser bem trabalhadas nessa etapa. 
Parabéns aos Conselheiros, a atual administração municipal, através da prefeita Jussara, a Secretária M. de Educação e Cultura, Sra. Anália e o Secretário M. de Esporte e Turismo, Luciano (Tilili) pelo apoio.
Att,
Prof. Rubens Guimarães Pinheiro Silva CREF 006467-G/MG