segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

NOTA DE FALECIMENTO


A Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, em nome de toda a comunidade de Educação Física associada, manifesta seu pesar por ocasião do falecimento do Professor Mestre Mario Ribeiro Cantarino Filho, grande expoente da Educação Física e do Esporte no Distrito Federal e no Brasil.

Mestre Cantarino nasceu em  05 de setembro de 1930, em Niteroí-RJ, quinto de uma família de oito filhos. Envolvido com o atletismo desde os 16 anos (1946), em 1947 fez curso na Escola Nacional de Educação Física. Já experiente na área, onde foi auxiliar técnico no Fluminense Futebol Clube e técnico de atletismo, cursou a graduação em 1959, formando-se em 1961. Dessa época, denota a paixão pelos livros, que viria a colecionar, chegando a mais de 5 mil títulos, hoje adquirido pela UFES.

Foi lecionar por 12 anos na Universidade Federal do Espírito Santo. Em 1974, foi para UnB e adotou Brasília como sua cidade do coração. Sua atuação profissional marcou definitivamente os rumos do atletismo universitário e profissional. Sempre fez questão de falar sobre as pessoas que passaram pelas suas mãos. Além de atletas de renome nacional e internacional, formou muita gente de bem.

Dedicou-se ao esporte e à Educação Física até seus últimos dias de vida. No dia 20 de janeiro de 2012, o “Velho”, como era carinhosamente chamado, deu seu adeus. O CBCE-DF declara seu apoio e solidariedade à família, amigos, alunos e alunas do mestre que viveu tão intensamente e que deixou um legado pela sua imensa contribuição histórica para o Esporte e para a Educação Física.

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
Secretaria Distrital do CBCE