quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lançamento do livro: A rima na escola, o verso na história

Gosto de denunciar a injustiça e anunciar as boas produções. Então, vai aqui mais um anúncio.



A rima na escola,
o verso na história


Maíra Soares Ferreira
Inspirada no diário de viagens de Mario de Andrade pelo norte e nordeste do Brasil, Maíra Soares Ferreira apresenta em seu novo livro, A rima na escola, o verso na história, a luta pela preservação da cultura popular afro-indígena e sertaneja e sua transmissão às novas gerações, em comunidades como a da favela do Real Parque, na capital paulista, formada por migrantes descendentes da aldeia Pankararu (PE). Este livro resultou de sua pesquisa-intervenção em torno da criação poética, desenvolvida em sala de aula com professores e alunos do 8º ano do ensino fundamental.  







Trecho do livro
“Em outras palavras, parece ser por meio da filiação poética, musical e oral que se constrói um trajeto possível para as populações periféricas e híbridas – verdadeiros mosaicos étnicos, que se tornam um modo de se recriarem, reanimarem-se e, assim, encantarem o mundo com seus cânticos falados e protestos cantados. Como em muitas formas culturais e da diáspora africanas, a prolífica autonomeação do hip-hop é um meio de reinvenção e de definição de si mesmo. Os grupos hip-hoppers – dos afro-americanos, jamaicanos, porto-riquenhos e afro-caribenhos aos afro-brasileiros, afro-indígenas, sertanejos nordestinos etc. – indicam a formação de um novo tipo de família cujos vínculos interculturais se estabelecem em um cenário urbano hostil, tecnologicamente sofisticado e multiétnico.”
Sobre a autora
Maíra Soares Ferreira possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), estudos sobre a realidade brasileira pela Escola Florestan Fernandes e formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência na área de Psicanálise e Educação, com ênfase em educação popular, cultura e memória. Coorganizadora do livro Capital e trabalho vivo(Expressão Popular, 2004), atualmente é pesquisadora do Centro Memória Viva da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ficha técnica
Título: A rima na escola, o verso na história 
Autor: Maíra Soares Ferreira
Prefácio: Mônica Guimarães Teixeira Amaral
Orelha: Moisés Rodrigues da Silva Junior
Quarta capa: Alípio Casali
Páginas: 240
ISBN: 978-85-7559-211-3
Preço: R$ 32,00
Editora: Boitempo

Nenhum comentário: