sábado, 2 de junho de 2012

Fito - Festival Internacional de Teatro de Objetos


As atividades são gratuitas e ocorrem na semana que antecede a abertura do festival em Belo Horizonte; as inscrições estão abertas a partir do dia 21.

O Fito - Festival Internacional de Teatro de Objetos -, cuja 3ª edição ocorre em Belo Horizonte de 8 a 10 de junho, abre inscrições para oficinas. Duas atividades gratuitas serão oferecidas ao público na semana que antecede a realização do evento na capital mineira. 

“Deixe os objetos representarem” é tema da oficina que será ministrado pelos fundadores do conceituado grupo francês Cia. Velo Thèâtre, Jean-Charles Lemoine e Tania Castaing. Durante as aulas, que ocorrem de 4 a 6 de junho, de 8 às 13 horas, serão repassados aos alunos os conceitos básicos da interpretação do ator para com os objetos. Para participar é necessário ter mais que 14 anos e, preferencialmente, experiência básica com teatro e dança.

Já a outra oficina aborda o tema “Teatro de Objetos e Identidade” e será conduzida pela atriz, dramaturga e uma das curadoras do festival, Sandra Vargas, do grupo paulistano Sobrevento. O objetivo de sua aula é apresentar os princípios básicos do teatro de objetos, buscando caminhos que possibilita o ator agregar funções poéticas sem alterar a sua natureza. A atividade, que será realizada de 4 a 8 de junho, de 9 as 13 horas, também é destinada a alunos com mais de 14 anos e com vivência em teatro, teatro de bonecos, artes plásticas ou dança.

A oficina conduzida pela Cia. Velo Thèâtre tem capacidade para 12 alunos e a atividade ministrada por Sandra Vargas pode receber até 26 participantes. Ambas as oficinas ocorrem no Centro de Cultura Nassen Araújo (Rua Álvares Maciel, nº 59, Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG). É importante que cada aluno leve um objeto que considere especial, seja um utensílio de cozinha, material de costura, uma foto ou algo mais pessoal.