segunda-feira, 22 de outubro de 2012

GOLPE nos Hospitais Universitários: Privatização do SUS

Caro seguidor/leitor do blog,

Chamo a sua atenção para uma notícia que trata de um movimento seríssimo para a saúde pública no Brasil.

Trata-se da decisão que a Administração do Hospital das Clinicas da UFG deverá tomar, sobre passar a gestão do HC para uma empresa de direito privado, chamada EBSERH. É mais uma manobra neoliberal desse governo federal. Essa empresa foi criada em 2011 pela lei 12.550 e vinculada ao MEC, cujo objetivo seria administrar os "recursos humanos" e materiais dos Hospitais Universitários brasileiros.

Ocorre que há outros objetivos escondidos. 
Vivemos situação parecida na privatização das Unidades Hospitalares no Estado de Goiás. O governo de Marconi não investe no sistema e paga milhares e milhões de reais para que empresas privadas de gestão de recursos humanos e materiais assumam a administração como já aconteceu no HGG, HUAPA, etc.


Não sejamos ingênuos. Um dos maiores golpes está focado na forma como serão contratados os profissionais, pois será abolido o RJU (regime jurídico único) e adotar-se-ão a CLT e as regras do mercado privado de uma empresa qualquer.


No dia 18/10 houve um debate intenso no auditório da Faculdade de Medicina com presença de gestores da EBSERH, Movimento Estudantil, deputado Mauro Rubem, reitor Edward e outras pessoas interessadas e preocupadas com o assunto. Vejam a matéria completa sobre esse debate no link. 

Fiquemos atentos as manobras de privatização do SUS e a necessidade de realizar amplo debate na sociedade e órgãos de defesa do direito público.

Nenhum comentário: