domingo, 25 de novembro de 2012

Pós-graduação - Arte de Contar histórias...



EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA A 5ª. EDIÇÃO DO CURSO PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: ABORDAGENS POÉTICA, LITERÁRIA E PERFOMÁTICA – 2013.



Obs: Por favor, **leia com atenção** este edital antes de efetuar consultas por e-mail ou telefone.

Inscrições Abertas até 18 de Janeiro de 2013



A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS - Abordagens poética, literária e performática


Coordenação do curso: Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira

Doutorando e Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Diretor de Teatro, contador de histórias e professor. Atualmente é Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo e orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso do REDEFOR pós-graduação em Arte promovido pelo Instituto de Artes da UNESP. 

1. Funcionamento do curso:

1.1. O curso de pós-graduação lato sensu foi concebido no final do ano de 2009 e implantado no início do ano de 2010. Sua realização dá-se em parceria com três instituições: *Sead* (Serviços Educacionais à Distância) – que faz a gestão administrativa do curso, por tratar-se de um curso pago e de natureza privada; a *Associação Viva e Deixe Viver* que fornece a infra-estrutura (instalações; equipamentos; etc) para que o curso aconteça na cidade de São Paulo; e, por fim, o *ISEPE – Instituto Superior de Ensino do Paraná* que faz a gestão pedagógica e que legitima o curso junto ao MEC, por estar credenciado pela portaria número 579-2002 MEC, publicado no Diário Oficial da União número 43 de 05-03-2002. O curso acontece de acordo com a Resolução 01-07, de 08-06-07, do CNE-CES. 

1.2 *Início:* 04 de março de 2013 – *Término: *Março de 2015. 

1.3. As aulas acontecerão todas as segundas-feiras, exceto feriados, das 19h30 às 22h30. O curso tem a carga horária total de 400 horas (incluindo preparo do TCC) e duração de 24 meses, contando com a escrita e entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). 

1.4. Do programa do curso: 
*Disciplinas* 
1. Fundamentos da Arte de Contar Histórias - *Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira* 
2. Produção escrita poético-literária - *Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira * 
3. Contos Populares - *Prof. Ms. Robson A. Santos – Profa. Ms. Ivani Magalhães – Prof. Esp. Antonia Andréia Sousa.* 
4. Memória, imaginação e imaginário: da tradição filosófica à arte da oralidade. - *Prof. Ms. Fernando Chuí* 
5. Jogos Teatrais: o jogo cênico como fundamento performático - *Prof. Ms. Giuliano Tierno de Siqueira e Prof. Esp. Silvionê Chaves* 
6. A narratividade em cena: como o teatro absorve e utiliza-se da narrativa oral na contemporaneidade. - *Prof. Ms. Ligia Borges* 
7. Performances narrativas - *Profa. Especialista Simone Grande* 
8. A formação da biblioteca do narrador - *Profª. Ms. Ângela Castelo Branco* 
9. Laboratório de manipulação de objetos - *Profa. Especialista Kelly Orasi* 
10. Histórias Contadas da Boca para Dentro e Leituras de Corpo Inteiro - *Profa. Dra. Leticia Liesenfeld* 
11. Laboratório de criação de canções - *Prof. Ms. Fernando Chuí* 
12. A corporeidade da palavra e a tatilidade do dizer do corpo - *Prof. Dra. Juliana Jardim* 
13. Metodologia da Pesquisa Científica - *Prof. Ms. Luiz Felippe da Matta Ramos* 
14. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. 

*2. Abertura das inscrições:* 

2.1. A inscrição para a participação do processo de seleção para o curso de pós graduação lato sensu *A Arte de Contar Histórias – abordagens poética, literária e performática,* poderá ser efetuada pelo e-mail contarhistorias.pos@gmail.com de *12 de novembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013 *. Telefone para informações: 11 – 3081-6343. 

2.2. Para efetuar a inscrição o candidato deverá encaminhar via e-mail (contarhistorias.pos@gmail.com) cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Certificado de Conclusão de Graduação, comprovante de residência, breve currículo descrevendo as experiências de formação e profissionais e uma carta de intenção descrevendo as motivações para participar do curso. 



2.3. Após o envio da documentação o candidato receberá uma ficha de inscrição que deverá ser preenchida e reencaminhada para o e-mail contarhistorias.pos@gmail.com e somente após este procedimento é que o 

candidato receberá um e-mail informando: “Sua inscrição foi efetuada com sucesso. Aguarde o agendamento para realizar a entrevista”. 

*3. Processo de seleção:* 

3.1. Após a inscrição os candidatos passarão pela seguinte seleção: 
3.1.1. Análise de currículo e da carta de interesse. 
3.1.2. Entrevistas: os selecionados serão comunicados via e-mail ou telefone acerca das datas para participar da segunda etapa. As entrevistas ocorrerão entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013. 
3.1.3. A lista dos aprovados será publicada no blog www.contarhistorias-pos.blogspot.com e os alunos aprovados serão comunicados via e-mail ou telefone acerca de sua aprovação. 

*4. Matrículas:* 

4.1. Os aprovados terão entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2013 para realizarem suas matrículas de segunda a quarta-feira das 19h às 22h na sede da Associação Viva e Deixe Viver. 

*5. Documentação necessária para a matrícula:* 

5.1 No ato de matrícula o candidato deverá entregar *IMPRETERIVELMENTE* a documentação completa (não serão aceitas matrículas com a documentação incompleta): 
- 2 fotos 3x4; 
- Xerox autenticado do certificado de conclusão de curso de graduação; 
- Xerox autenticado do histórico escolar; 
- Xerox da certidão de nascimento ou casamento; 
- Xerox de reservista; 
- Xerox do título de eleitor; 
- Xerox de comprovante de residência e comprovantes da última eleição; 

*6. Dos pagamentos:* 

6.1. No ato da matrícula o aluno deverá efetuar o pagamento da primeira, das 24 parcelas do curso. As parcelas terão o vencimento todo dia 10 de cada mês a partir do mês de março de 2012, portanto no ato da matricula o candidato deverá efetuar o pagamento da primeira parcela com dinheiro ou cheque pré-datado para o dia 10 de março de 2013, referente à primeira parcela. As demais parcelas serão consecutivas e terão vencimentos via boleto bancário todo dia 10 de cada mês a partir de abril de 2012. 

6.2. Valor das parcelas do curso: R$ 480,00. 

6.3. Número de parcelas totais do curso (incluindo preparo e entrega do TCC): 24 meses, com vencimento todo dia 10 de cada mês.

**Desconto de 10% para professores e bibliotecários da rede pública, Associados da ONG Viva e Deixe Viver e cooperados pela Cooperativa Paulista de Teatro.* 

*7. Local de realização do curso:* 

As aulas acontecerão de maneira presencial todas as segundas-feiras, das 19h30 às 22h30 na sede da Associação Viva e Deixe Viver, localizada à Rua Fortunato, 140 – Santa Cecília – São Paulo – SP (5 minutos caminhando da Estação Santa Cecília do Metrô). 

*INFORMAÇÕES * 
Fone: *11 – 3081-6343* 

*INSCRIÇÕES: e-mail: contarhistorias.pos@gmail.com

Nenhum comentário: