sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Residência em Saúde da Família


A quem interessar,

Edital de Seleção dos CURSOS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA UFSC
Período de inscrição: de 17 de outubro a 05 de novembro de 2012.

 
A Residência Multiprofissional em Saúde da Família - REMULTISF - terá 16 vagas sendo: Ed Física (2 vagas); Enfermagem (4 vagas); Farmácia (2 vagas); Fonoaudiologia (2 vagas); Nutrição (2 vagas); Odontologia (2 vagas) e Serviço Social (2 vagas).

O edital foi publicado pela COREMU-CCS e está disponível no site:


Lembrando que esta residência forma e habilita profissionais para o trabalho no sistema único, tem duração de 2 anos, e é remunerada por bolsa de residência (+- $1800 / mês). A residência equivale à uma Pós-Graduação porém com uma carga horária maior, uma vez que é um curso "na prática", onde a carga teórica é uma fração da carga horária em serviço. 

Por fim, uma leitura minha, é que o sistema de saúde deve seguir em expansão nos próximos anos, apesar dos grupos políticos eleitos recentemente para governo muinicipal e governo do estado, uma vez que estes apoiam prioritariamente o sistema privado / planos de saúde. Ainda assim os NASF's (Nucleos de Apoio à Saúde da Família) que empregam Educadores Físicos, Nutricionistas, Psicólogos, Fisioterapeutas, etc) no sistema devem continuar se multiplicando sob incentivo do governo federeal e pressão das equipes e políticas públicas municipais já instaladas.