sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Simpósio Infância, Adolescência e Juventude - Bogotá-Colômbia


Na ausência de um site que reunisse as informações, o post ficou grande, mas contém as principais informações e contatos.



Convocatória
Simpósio INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE, VISÕES INTERDISCIPLINARES, que será desenvolvido junto ao II ENCUENTRO DE LAS CIENCIAS HUMANAS Y TECNOLÓGICAS  PARA LA INTEGRACIÓN EN EL CONOSUR, de 2 a 4 de mayo de 2013, na cidade de Bogotá, Colômbia, na Universidad Sergio Arboleda Bogotá – Colombia.

Proposta do Simpósio INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE, VISÕES INTERDISCIPLINARES:
As diferentes formações sociais ao largo da história e também do presente compuseram y compõem inúmeros significados e atributos às suas classificações etárias, nem sempre convergentes. A configuração das classes de idade e suas conseqüências sociais - no modo de produzir, de viver, de dividir o trabalho, de hierarquizar as relações, nas relações de gênero - implicam numa importante variável na organização das diferentes sociedades no tempo. Aí que, em termos atuais, a infância, a adolescência e a juventude, compõem três universos de idade cheios de construção de significados e projetos.
Este simpósio tem o propósito de congregar investigações sobre a América Latina (em especial o Cone Sul) de diferentes campos do conhecimento (história, sociologia, Antropologia, Serviço Social, Direito, Educação, etc.) que problematizem a relação da infância, da adolescência y juventude com a sociedade, seja quanto às representações, projetos políticos, ações sociais, construção de espaços institucionais, construção de saberes e profissões, experiências concretas de vida.
O objetivo do colocar em colaboração matizes de diferentes campos do conhecimento procura proporcionar um diálogo e reflexão interdisciplinar, ao mesmo tempo objetiva estimular o esforço por amenizar as fronteiras disciplinarias e facilitar uma melhor comunicabilidade entre os saberes.

COORDENADORES:
Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes: Doctor en Historia Social, Universidade de São Paulo, graduado en Ciencias Juridicas y Sociales, y História. Profesor Unisant'Anna. edunettonunes@hotmail.com
Dr. Javier Sáenz Obregón: Ph.D en Historia y Filosofía de la Educación, Profesor Titular Universidad Nacional de Colombia. javiersaenzx@gmail.com
Dra. Olga Brites: Profesora e Investigadora Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. olgabrites@uol.com.br


NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS:
1- O resumo deverá ter entre 10 a 15 linhas, em espaçamento 1,5; fonte Times New Romam, tamanho 12.
2- Indicação do nome (s) do (s) autor (es), da Instituição de origem, titulação e título do trabalho. O número máximo de autores de cada trabalho será limitado a dois.
3- Os resumos podem ser escritos português ou espanhol.
4- O prazo para envio dos resumos é até 31 de janeiro de 2013.
5- Os resumos para esse simpósio devem ser enviados exclusivamente ao e-mail seguinte:
6- A carta de aceite dos trabalhos aprovados será emitida até 15 de fevereiro de 2013.
7- O pagamento da inscrição dos trabalhos aprovados será efetuado no credenciamento do evento, nos dias do Encuentro, com base nos seguintes valores:
a. Professor universitário (ou outro profissional) com comunicação = 80 US
b. Aluno de Pós-graduação com comunicação = 55 US
c. Aluno de Graduação com comunicação = 35 US
d. Ouvinte = 30 US
8- De acordo com a Organização Geral do II Encuentro, será publicado um CD ROM com os trabalhos apresentados no Evento dentro de 6 meses após o evento.
9- Organização Geral do Encuentro:

Universidad Sergio Arboleda – Bogotá – Colômbia
Coordinadores generales del Encuentro
Andrea Cortés-Boussac PhD, Universidad Sergio Arboleda Bogotá – Colombia (andrea.cortes@usa.edu.co); Carlos Tulio da Silva Medeiros, Instituto Federal Sul-rio-grandense – Brasil (tulio@pelotas.ifsul.edu.br)

10- Otras Informaciones generales del Encuentro:
(convocatoria general)