terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Direito de quem ainda está vivo

SDH quer ampliar comissão de mortos e desaparecidos para incluir camponeses

A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, anunciou que sua pasta vai sugerir a ampliação dos prazos e do escopo de trabalho da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos para que nela sejam incluídos centenas de casos de líderes camponeses mortos ou torturados pela ditadura militar. Essa medida pode significar na prática também uma ampliação do leque de investigações da Comissão da Verdade.

 
Porto Alegre – A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, anunciou na sexta-feira (27), durante o Fórum Social Temático 2012, que sua pasta vai sugerir a ampliação dos prazos e do escopo de trabalho da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos para que nela sejam incluídos centenas de casos de líderes camponeses mortos ou torturados pela ditadura militar. Essa medida pode significar na prática também uma ampliação do leque de investigações da Comissão da Verdade, constituída pela presidente Dilma Rousseff para apurar novos fatos sobre crimes cometidos naquele período. 

Matéria completa clique AQUI

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O amor, a morte e as paixões, oportunidade cultural

A mostra "O Amor, a Morte e as Paixões" sempre foi um evento histórico na vida cultural de Goiânia. Criada há mais de dez anos, ela retorna agora com força total. Se na última edição foram menos de 30 filmes, desta vez serão mais de 60. Se o público total presente na última edição foi de 21 mil pessoas, desta vez a expectativa é que ultrapasse facilmente a marca dos 30 mil.

Além de ser um evento com alta concentração de bons filmes em poucos dias, a mostra sempre foi marcada pela tradição de debates de alto nível, criando também um espaço de encontro entre cinéfilos. Sucesso de crítica e de público, a Mostra torna acessível ao cinéfilo goiano os mais importantes filmes dos festivais de Cannes, Veneza, Sundance, Berlin e São Paulo, além das películas indicadas para o Oscar e Globo de Ouro . O Cine Lumière será, mais uma vez, palco de filmes, encontros e debates históricos. A partir de agora todos os envolvidos garantem: ela não terá mais interrupções, entrando definitivamente no calendário anual da cidade.

Lisandro Nogueira - concepção e curadoria da mostra "O amor, a morte e as paixões".

Conheça a programação que vai até dia 09 de FEV

domingo, 29 de janeiro de 2012

Contra Arbitrariedade em todo Brasil


FESTIVAL DE TEATRO DE SANTOS

INTERCÃMBIO CULTURAL
O Intercâmbio Cultural do FESTA vai conceder 25 bolsas aos interessados em acompanhar o Festival

Promover a difundir cultura através de trocas de experiências e do acompanhamento da produção do mais tradicional festival de teatro do Brasil é a proposta do Intercâmbio Cultural do FESTA.
Se você tem interesse em passar dez dias nessa linda cidade turística do litoral paulista e assistir gratuitamente a todos aos espetáculos do Festival, com direito a transporte de São Paulo até Santos, hospedagem e alimentação pagos, inscreva-se! Basta preencher a ficha de inscrição, justificando o interesse em assistir aos espetáculos do festival, que acontece de 13 a 21 de abril, em Santos. As inscrições terão início em 01/02/2012.

Podem participar pessoas de todo o Brasil, mesmo que não tenham ligação direta com teatro. Como contrapartida, os participantes deverão escrever um relato sobre a experiência de acompanhar o festival de teatro mais antigo do Brasil.
Essa iniciativa é uma forma de democratizar a cultura, promovendo o acesso a estudantes e interessados em teatro, de conhecerem a cidade de Santos e o FESTA, para que possam ser multiplicadores em suas cidades. O evento receberá os selecionados com toda infraestrutura e acesso garantidos.

Mais Informações: FESTIVAL DE TEATRO DE SANTOS

sábado, 28 de janeiro de 2012

Você acredita em outra organização societária?

Há algum tempo que eu acredito no lema do Fórum Social Mundial: UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL!

Compartilho mais um lugar onde um mundo diferente é possível.





Ou http://www.ted.com/talks/lang/pt/bunker_roy.html#.Tty9NE-cDhE.facebook

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

De volta à escola!

O DDRH em parceria com a SME abre vagas para o projeto Educação Jovens e Adultos, se você conhece alguém (funcionário da UFG ou comunidade) que ainda não completou a primeira fase do ensino fundamental (e que tenha mais de 15 anos) divulgue essa boa notícia para esse amigo, temos turmas  no Campus I e Campus II, mais informações abaixo:


  Gostaria de voltar a estudar? Então agora, é sua hora!


O DDRH em parceria com a SME dentro do Projeto Educação Jovens e Adultos está com as matrículas 2012 abertas para funcionários e comunidade a partir de 15 anos, para primeira fase do Ensino Fundamental (1° a 4° série).

Turmas gratuitas nos campus I e II.
Campus I das 15:30 às 18:30.
Campus II das 17:00 às 20:00.
Informações e matrículas no Prédio do Museu Antropológico - 3°andar. Praça Universitária (falar com Adrielle, telefones: 3209-6141/32096145)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Seleção de Mestrado Educação Física UFSM

Estão abertas as inscrição para o mestrado em educação física / CEFD/UFSM.
Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições na seleção para ingresso no primeiro semestre de 2012 no curso de Mestrado em Educação Física. A inscrição pode ser feita na página da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (www.ufsm.br/prpgp), acessando-se o menu “Editais” e depois o submenu “Editais de Seleção”.


Mestrado em Educação Física – Linhas de pesquisa:
- Aspectos Biológicos e Comportamentais da Educação Física e da Saúde (6 vagas);
- Aspectos sócio-culturais e pedagógicos da Educação Física (4 vagas).

Cordialmente,
Elizara Carolina Marin
Coordenadora da Pós-graduação



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Debate sobre a Crise do Neoliberalismo: Pra quem estiver em Porto Alegre...

A Carta Maior promove debate sobre crise do neoliberalismo e rumos da esquerda

Luiz Gonzaga Belluzzo, Samuel Pinheiro Guimarães, Ignácio Ramonet e Mario Búrkún debaterão em Porto Alegre a crise econômica mundial e os desafios políticos e econômicos que ela coloca para a esquerda internacional. Seminário ocorrerá no dia 26 de janeiro, às 9 horas, no auditório da Escola Superior da Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). Atividade faz parte da programação do Fórum Social Temático 2012.

Porto Alegre - A Carta Maior promove dia 26 de janeiro, em Porto Alegre, um debate sobre “A crise do neoliberalismo e os rumos da esquerda no século XXI”, com a participação de Luiz Gonzaga Belluzzo, Samuel Pinheiro Guimarães, Ignácio Ramonet e Mario Búrkún.

A atividade, que faz parte da programação do Fórum Social Temático 2012, será realizada a partir das 9 horas, no auditório da Escola Superior da Magistratura, da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), rua Celeste Gobbato, n° 229, bairro Praia de Belas. O encontro, que será mediado pelo jornalista e historiador Gilberto Maringoni, é aberto ao público, mas recomenda-se antecipação no horário pois os lugares são limitados.

Sobre os participantes:
- Luiz Gonzaga Belluzzo: economista, professor da Unicamp e diretor da Facamp.
- Samuel Pinheiro Guimarães: Alto Representante do Mercosul, ex-secretário geral do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.
- Ignácio Ramonet: Jornalista espanhol. Presidente do Conselho de Administração e diretor de redação do Le Monde Diplomatique.
- Mario Burkún é Doutor em Ciências Econômicas da Universidade Pierre Mendes France, de Grenoble, França. Professor de Ciências Econômicas na Universidade de Buenos Aires e na Universidade de La Matanza.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO – Diferentes países. Diferentes respostas

A notícia já é antiga, mas acho que vale a pena dar uma olhada no resultado da produção.


= = = = = = = = = = = = = = =



O SESI e o Canal Futura retrataram um dia na vida de professores, alunos e pais de alunos de cinco países considerados bem-sucedidos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). São eles: Finlândia, Hong Kong, Coreia, Canadá e Chile.
O resultado dessa série de reportagens é o documentário Destino Educação, que mostra como se apresenta o processo educacional em todos os seus aspectos nesses países, contrapondo essas diversas realidades. O objetivo é fomentar discussões, debates sobre o futuro e o presente do ensino no Brasil, além de melhorar as articulações entre políticas educacionais e práticas do dia a dia.

A série de vídeos está dividida em 7 episódios:
1) Xangai
2) Finlândia
3) Chile
4) Coreia do Sul
5) Canadá
6) Brasil
7) Troca de experiências e encerramento




segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

NOTA DE FALECIMENTO


A Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, em nome de toda a comunidade de Educação Física associada, manifesta seu pesar por ocasião do falecimento do Professor Mestre Mario Ribeiro Cantarino Filho, grande expoente da Educação Física e do Esporte no Distrito Federal e no Brasil.

Mestre Cantarino nasceu em  05 de setembro de 1930, em Niteroí-RJ, quinto de uma família de oito filhos. Envolvido com o atletismo desde os 16 anos (1946), em 1947 fez curso na Escola Nacional de Educação Física. Já experiente na área, onde foi auxiliar técnico no Fluminense Futebol Clube e técnico de atletismo, cursou a graduação em 1959, formando-se em 1961. Dessa época, denota a paixão pelos livros, que viria a colecionar, chegando a mais de 5 mil títulos, hoje adquirido pela UFES.

Foi lecionar por 12 anos na Universidade Federal do Espírito Santo. Em 1974, foi para UnB e adotou Brasília como sua cidade do coração. Sua atuação profissional marcou definitivamente os rumos do atletismo universitário e profissional. Sempre fez questão de falar sobre as pessoas que passaram pelas suas mãos. Além de atletas de renome nacional e internacional, formou muita gente de bem.

Dedicou-se ao esporte e à Educação Física até seus últimos dias de vida. No dia 20 de janeiro de 2012, o “Velho”, como era carinhosamente chamado, deu seu adeus. O CBCE-DF declara seu apoio e solidariedade à família, amigos, alunos e alunas do mestre que viveu tão intensamente e que deixou um legado pela sua imensa contribuição histórica para o Esporte e para a Educação Física.

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
Secretaria Distrital do CBCE

domingo, 22 de janeiro de 2012

11a. Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis-SC



Mostra de Cinema Infantil recebe inscrições

Estão abertas até 18 de março as inscrições para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos mais importantes festivais do segmento no Brasil. A 11ª edição do evento ocorre de 29 de junho a 15 de julho no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, na capital catarinense.

Podem participar da seleção produções nacionais de todos os gêneros e formatos, direcionadas ao público infanto-juvenil e inéditas em Santa Catarina. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.mostradecinemainfantil.com.br

Nessa edição do evento ocorre o 8ª Encontro Nacional de Cinema Infantil, o 5º Fórum de Cinema e Cidadania, o Pitching, em parceria com o Festival Internacional de Cinema Infantil, oficinas para crianças e professores da rede pública e o Projeto Escola, que oferece transporte para as crianças das escolas públicas até à sala de cinema do festival.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma realização da Lume Produções Culturais com apoio do Núcleo de Ação Integrada e patrocinadores.

sábado, 21 de janeiro de 2012

O comércio da morte



Crack é usado por miseráveis porque é barato

A explicação é tão simples que parece óbvia, mas para o especialista Dartiu Xavier da Silveira apenas o preço define o fato de que na Cracolância se fuma o crack. A droga vicia tanto quanto qualquer outra, inclusive o álcool, e as taxas de sucesso no tratamento são as mesmas. A diferença é que, neste caso, o “ser miserável” precede o “fumar crack”. Qualquer política de combate ao uso da droga tende ao fracasso, se não for precedida de uma política social conseqüente. Silveira define o lobby da comunidade terapêutica para drogados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) como “pesado”, e diz que a ação policial na Cracolândia é simplesmente “política e midiática”. A reportagem é de Maria Inês Nassif.



Matéria completa clique AQUI

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Último número PENSAR A PRÁTICA - FEF/UFG

Caros seguidores e leitores,

A revista Pensar a Prática acaba de publicar seu último número, disponível em http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu
interesse.

Revista Pensar a Prática
Universidade Federal de Goias - Goiânia
Fone (62)3521-1755

Pensar a Prática
v. 14, n. 3 (2011)
Sumário
http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/issue/view/1095
__________________________________________

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Utilidade Pública

ASSOCIAÇÃO DE CONBATE AO CÂNCER DE GOIÁS
Saiba como colaborar:
A ACCG recebe e coleta doações de matérias recicláveis (ou sucatas diversas) em residências, empresas, eventos e outros.
Disque Coleta: (62) 3232-2911
...
Horário de Funcionamento:
Segunda à quinta-feira: 08 h às 18 h
Sexta-feira: 08 h às 17 h
Sábado: 08 h às 12 h
*As doações de papéis podem ser depositadas no coletor (24 h), instalado na Av.83, nº.787, Setor Sul, Goiânia - GO.

Concurso EFETIVO - IFB-DF

IFB abre inscrições para concurso público de docentes

Seg, 16 de Janeiro de 2012 00:00
Estão abertas, a partir dessa segunda-feira, 16, as inscrições para o Concurso Público de cargos efetivos do Instituto Federal de Brasília (IFB). As vagas são para contratação de Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Nível Superior.

Na seleção, estão sendo oferecidas 98 vagas, distribuídas em 37 áreas de conhecimento (veja ao final da matéria o quadro de vagas). Os interessados em participar do processo devem efetuar sua inscrição até o dia 30 de janeiro, pelo site da Fundação Universa, organizadora da seleção (www.universa.org.br). A taxa de inscrição é no valor de R$ 50,00.

Quadro de vagas:
Área Vagas
Administrador 6
Arquitetura e Urbanismo 1
Artes 3
Automação e Controle 2
Barman e Bebidas 1
Biologia 1
Espanhol 2
Ciência e Tecnologia de Alimentos 2
Contabilidade 2
Desenho Industrial 1
Economia 3
Engenharia de Materiais 1
Engenharia de Produção 2
Estatística 1
Filosofia 1
Sociologia 2
Física 5
Geografia 1
História 1
Informática 12
Informática - Redes 2
Inglês 1
Matemática 12
Mecânica 2
Música 1
Nutrição 1
Panificação e Confeitaria 2
Pedagogia 7
Português 1
Produção de Vestuário 4
Produção em Gastronomia 2
Produção Moveleira 3
Psicologia 1
Química 5
Secretário Executivo 2
Serviços de sala e copa 1
Telecomunicações 1

.

Fórum Mundial de Educação - Porto Alegre-RS

Fórum Mundial de Educação Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental 
Porto Alegre 24 a 29 janeiro de 2012 


Pré-encontro sobre a temática do FST 2012: Vozes Entre várias organizações e movimentos sociais estamos preparando uma reflexão sobre: Porque falamos de Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental? Será no Auditório da Educação Ambiental do Jardim Botânico de Porto Alegre – RS, no dia 21/01/2012, a partir das 9h. Fórum Mundial de Educação Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental Porto Alegre, 24 a 29 janeiro de 2012.

Maiores Informações no site do evento

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Concurso Professor Substituto FEF/UFG

Oportunidade de trabalho, crescimento e formação:


Estão abertas inscrições ao processo seletivo para contratação de professor(a) substituto(a) em três áreas na Faculdade de Educação Física da UFG:
 
1. Ciência, Sociedade e Intervenção Profissional;
2. Educação Física e Saúde: medidas de avaliação e treinamento corporal;
3. Educação Física, Esporte e Lazer: produção do conhecimento, intervenção profissional, políticas e gestão.
 
As informações estão disponpiveis na página da FEF: http://www.fef.ufg.br/sites/fef/pages/33253

Entre o CAOS e a ESPERANÇA: Percalços de uma caminhada pela Educação

Michelle Ferreira de Oliveira

Há muito tempo venho ensaiando arriscar alguns comentários acerca da situação conflituosa e angustiante que tenho contemplado em nosso sitiado Estado de Goiás. Admito que, como professora efetiva da Rede Estadual e, como professora interessada na formação de cidadãos críticos e pensantes, sinto-me absolutamente indignada, revoltada e enojada (acreditem esse é o termo: nojo), de manipulações baratas e inconseqüentes por parte daqueles que nunca pisaram em uma sala de aula na posição de professor.
É sempre bom rememorar e reconhecer que para existir o médico, o advogado, o fisioterapeuta, o jornalista e tantos outros profissionais que merecidamente recebem e devem continuar a receber seus méritos, foi necessária a existência de um professor. Seria lógico que, então, aquele que precede à formação profissional final escolhida por esses indivíduos em diferentes áreas fosse reconhecido ao menos de forma mais humana do que o tratamento despojado a essa classe. Mas, infelizmente, a (i)lógica estabelecida é reflexo das concepções educacionais que temos e que, historicamente foram enraizadas e arraigadas em muitos de ‘nossa espécie’ e, que vão se perpetuando solidamente por gerações.
Durante muitos anos...



Baixe o texto na íntegra e leia clicando AQUI

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Evento: Atividades de Aventura - CBAA

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA - CBAA
"TECNOLOGIAS E ATIVIDADES DE AVENTURA"
Data: 6 a 8 de julho de 2012

Local: SEST SENAT - Rio Claro - SP
Site do evento
http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/cbaa.htm

Tem este a finalidade de convidá-lo a participar do VII CBAA – CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, a ser realizado em Rio Claro - São Paulo- SP,entre os dias 06 a 08 de julho de 2012. A Comissão Organizadora convida a todos os professores, pesquisadores,estudantes, profissionais e demais interessados nas áreas de esporte,turismo, educação física, aventura, lazer e meio ambiente a participaremdo VII CBAA.

As normas para envio de trabalhos e datas importantes estão no site:
http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/cbaa.htm

Data limite para submissão de trabalhos
15/02/2012

Contato:
Email: secretariacbaa2012@gmail.com
Telefone: (19)3526 - 4311 – (19) 3526 - 4335

LEL-LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO LAZER - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA –
INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – CAMPUS RIO
CLARO, SP, BRASIL.
Professora Dra. Gisele Maria Schwartz


--
LEL - Laboratório de Estudos do Lazer
Dept. Educação Física, I.B. UNESP - Rio Claro
Av. 24 A, n. 1515, Bela Vista, Rio Claro, SP
CEP: 13506-900
Tel: (19) 3526-4311

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dossiê Revistas de História


Dossiê Revistas Acadêmicas de História



O Café História preparou neste fim  de ano um dossiê especial sobre periódicos acadêmicos na área de história. Confira algumas das principais revistas especializadas que disponibilizam seu acervo, na íntegra e gratuitamente, na internet.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Evento sobre Formação Profissional em EF

O Centro de Desportos da UFSC em parceria com o CEFID da UDESC promovem de 17 a 19 de maio de 2012, no Centro de eventos da UFSC, o II Congresso Internacional de Formação Profissional no Campo da Educação Física (II CIFPEF) e o VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (VI SEPEF) com título:
 
"Construção da Identidade Profissional em Educação Física: Da Formação à Intervenção".
 
Mais informações no site: http://www.sepef2012.ufsc.br/site/

sábado, 14 de janeiro de 2012

Faça o bem sem querer saber a quem!

Bom dia!

Que tal começar esse sábado fazendo alguma coisa boa para alguém?

Aqui é uma provocação montada, mas no seu dia a dia, a vida é real e as pessoas precisam realmente de algum tipo de auxílio. Faça o bem! O mundo pode ser melhor verdadeiramente!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Capacitação em Geoprocessamento em Saúde - UFG


Numa sexta 13, nada mais sinistro: e com provas!

Contra o estrago do liberalismo, recuperar o Marx filósofo

O filósofo francês Dany-Robert Dufour refletiu sobre as mutações que esvaziaram o sujeito contemporâneo de narrativas fundadoras. Essa ausência é, para ele, um dos elementos da imoralidade liberal que rege o mundo hoje. Seu trabalho como filósofo crítico do liberalismo culmina agora em um livro que pergunta: que indivíduo surgirá depois do liberalismo? Talvez seja o caso, defende, de recuperar o Marx filósofo, que defendia a realização total do indivíduo fora dos circuitos mercantis.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Utilidade mais que pública

CONSUMIDORA VÍTIMA DE FRAUDE COM SEUS DOCUMENTOS É INDENIZADO EM R$ 6.000,00

A consumidora Ana Giovenardi, moradora de Brasília (DF), foi surpreendido com a notícia que seu nome estava inscrito no SPC pelo Banco Itaú. Só que a consumidor nunca manteve qualquer conta ou relacionamento com qualquer o banco que o negativou por uma suposta dívida de R$ 4.756,00. O consumidor recorreu ao Judiciário para declarar a dívida inexistente e obter a indenização cabível.

Na sentença proferida contra o Itaú, pelo Juiz Germano Frazão do 2ª Juizado Cível de Taguatinga, a dívida foi considerada nula e o Itaú condenado a indenizar o consumidor em R$ 6.000,00 (seis mil reais).

Serviço

O IBEDEC orienta todos os consumidores que estiverem na mesma situação, sobre como proceder:

- preste sempre atenção quando passar o cartão de crédito ou cheques durante viagens, pedindo nota fiscal nas lojas que comprar para poder comprovar eventuais diferenças nos lançamentos.

- ao saber de fraudes com seus documentos e dívidas contraídas em seu nome, o consumidor deve registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, pois este documento vai gerar um procedimento investigatório pela Polícia Civil e também serve como prova perante terceiros da existência de clone de seus documentos.

- o consumidor que tiver os documentos furtados ou perdidos, também deve registrar Boletim de Ocorrência para se precaver de futuros clones e, se possível, publicar um anúncio nos classificados de jornais locais para comunicar a situação.

- nos bancos de dados como SERASA e SPC´s, é possível ao consumidor registrar informações sobre cheques, cartões e documentos furtados. É importante alimentar estes bancos, para que o comércio tenha ciência do fato e não venda para os fraudadores, evitando assim prejuízo para todos.

- o consumidor deve pedir o cancelamento do contrato feito em fraude diretamente ao agente financeiro, bem como a baixa da restrição de crédito em seu nome.

- caso o banco não responda ao pedido de cancelamento em até 30 (trinta) dias ou insista na negativação, o consumidor deve recorrer ao Judiciário, onde fará jus ao cancelamento do contrato e, conforme o caso, indenização por danos morais.

- As ações até de valor de até 20 (vinte) salários mínimos, podem ser propostas diretamente nos Juizados Especiais, sem necessidade de acompanhamento de advogado. As causas de valor de até 40 (quarenta) salários mínimos podem ser propostas nos Juizados, mas exigem a presença de advogado.
 
Para mais informações:
IBEDEC - Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo
Rua 9, nº 1.279, Setor Oeste, em Goiânia-GO
Fone: 62 3215-7777 e 3215-7700 (Wilson)
Site:
www.ibedecgo.org.br    E-mail: ibedec@ibedecgo.org.br

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vem chegando o Carnaval 2012 e...

Quem sabe esse editorial não ajuda as pessoas a pensar um pouco sobre essa festa genuinamente não brasileira!!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Contribuição aos estudiosos da Globalização e Neoliberalismo

Boletim Boitempo
de 10 a 17 de janeiro de 2012
Lançamentos
Globalização, dependência e neoliberalismo
na América Latina
Carlos Eduardo Martins

A economia mundial e as perspectivas da integração sul-americana.
Por Carlos Eduardo Martins.

Le monde diplomatique - 08 de janeiro de 2012.

"A economia mundial vem passando por grandes transformações nas ultimas décadas que impactam fortemente a América Latina e estabelecem restrições ou abrem janelas de oportunidades para o seu desenvolvimento e projeção no mundo contemporâneo. Em nosso livro, Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina, recém-publicado pela Editora Boitempo, temos buscado sistematizar estas transformações para situar as linhas gerais que norteiam a conjuntura contemporânea. Desde os anos 1970, se estabeleceram dois movimentos de longa duração no capitalismo contemporâneo, os quais se desenvolvem de forma interdependente: a crise de hegemonia dos Estados Unidos e a mundialização da revolução científico-técnica, que supera a revolução industrial, tornando-a um paradigma tecnológico e civilizatório, superado e decadente." [leia mais]

Mais informações sobre o livro

Teatro do Oprimido

Raízes e asas, seminários teóricos e práticos abrem 2012
Raízes e Asas, seminários teóricos sobre Teatro do Oprimido, abrem 2012, no Centro de Teatro do Oprimido.  Raíces y Alas seminários teóricos sobre Teatro del Oprimido  En español acese: http://ctorio.org.br/novosite/o-que-realizamos/oficinas/  
 
Raízes e Asas é um conjunto de dois seminários que objetivam conjugar aprofundamento teórico à experimentação prática, discussão abstrata à concretização esclarecedora do método [...]

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

Qual a paz (medo) que eu não quero admitir?

Já paramos para refletir nessa letra dessa canção?



Minha Alma (A Paz Que Eu Nao Quero)

O Rappa

A minha alma tá armada e apontada
Para cara do sossego!
(Sêgo! Sêgo! Sêgo! Sêgo!)
Pois paz sem voz, paz sem voz
Não é paz, é medo!
(Medo! Medo! Medo! Medo!)
As vezes eu falo com a vida,
As vezes é ela quem diz:
"Qual a paz que eu não quero conservar,
Prá tentar ser feliz?"
As grades do condomínio
São prá trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão
Me abrace e me dê um beijo,
Faça um filho comigo!
Mas não me deixe sentar na poltrona
No dia de domingo, domingo!
Procurando novas drogas de aluguel
Neste vídeo coagido...
É pela paz que eu não quero seguir admitindo
É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir admitindo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Maior otimismo impulsiona a economia

Brasileiro termina 2011 otimista sobre 2012, o que ajudará economia

Dois terços das famílias apostam que o novo ano trará mais melhorias socioeconômicas ao país. Quanto maior a escolaridade e a renda, maior o otimismo. Em dezembro, Índice de Expectativa das Famílias medido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobe e atinge 67%. Segundo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, confiança induz crescimento, via consumo. Por Najla Passos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Para repensar a educação de nossos filhos e alunos...

CRÍTICOS, CRIATIVOS, CUIDANTES
        Leonardo Boff *

Já se disse acertadamente que educar não é encher uma vasilha vazia mas acender uma luz. Em outras palavras, educar é ensinar a pensar e não apenas ensinar a ter conhecimentos. Estes nascem do hábito de pensar com profundidade. Hoje em dia conhecemos muito mas pensamos pouco o que conhecemos. Aprender a pensar é decisivo para nos situar autonomamente no interior da sociedade do conhecimento e da informação. Caso contrário, seremos simples caudatários dela, condenados a repetir modelos e fórmulas que se superam rapidamente. Para pensar, de verdade, precisamos ser críticos, criativos e cuidantes.

Somos críticos quando situamos cada texto ou evento em seu contexto biográfico, social e histórico. Todo conhecimento envolve também interesses que criam ideologias que são formas de justificação e também de encobrimento. Ser crítico é tirar a máscara dos interesses escusos e trazer à tona conexões ocultas. A crítica boa é sempre também auto-crítica. Só assim se abre espaço para um conhecimento que melhor corresponde ao real sempre cambiante. Pensar criticamente é dar as boas razões para aquilo que queremos e também implica situar o ser humano e o mundo no quadro geral das coisas e do universo em evolução.

Somos criativos quando vamos além das fórmulas convencionais e inventamos maneiras surpreendentes de expressar a nós mesmos e de pronunciar o mundo; quando estabelecemos conexões novas, introduzimos diferenças sutis, identificamos potencialidades da realidade e propomos inovações e alternativas consistentes. Ser criativo é dar asas à imaginação, “a louca da casa” que sonha com coisas ainda não ensaiadas mas sem esquecer a razão que nos segura ao chão e nos garante o sentido das mediações.

Somos cuidantes quando prestamos atenção aos valores que estão em jogo, atentos ao que realmente interessa e preocupados com o impacto que nossas idéias e ações podem causar nos outros. Somos cuidantes quando não nos contentamos apenas em classificar e analisar dados, mas quando discernimos atrás deles, pessoas, destinos e valores. Por isso, somos cuidantes quando distinguimos o que é urgente e o que não é, quando estabelecemos prioridades e aceitamos processos. Em outras palavras, ser cuidante é ser ético, pessoa que coloca o bem comum acima do bem particular, que se responsabiliza pela qualidade de vida social e ecológica e que dá valor à dimensão espiritual, importante para o sentido da vida e da morte.
A tradição iluminista de educação tem enfatizado muito a dimensão crítica e criativa e menos a cuidante. Esta é hoje urgente. Se não formos coletivamente cuidantes esvaziaremos a crítica e a criatividade e podemos pôr tudo a perder, o bem viver em sociedade com justiça mínima e paz necessária e as condições da biosfera sem as quais não há vida. Albert Einstein despertou para a dimensão cuidante de todo saber quando Krishnamurti o interpelou: “Em que medida, Sr. Einstein, a sua teoria da relatividade ajuda a minorar o sofrimento humano?” Einstein, perplexo, guardou nobre silêncio. Mas mudou. A partir dai se comprometeu pela paz e contra as armas nucleares. Em todos os âmbitos da vida, precisamos de pessoas críticas, criativas e cuidantes. É condição para uma cidadania plena e para uma sociedade que sempre se renova. Tarefa da educação hoje é criar tal tipo de pessoas.


BOFF, Leonardo. Educação Cidadã: novos atores, nova sociedade (pg. 07). Organização: Equipe de Educação Cidadã. TALHER Nacional, ligado ao setor Mobilização Social: Brasília, 2004

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Boletim Educação Física

Acho sempre bom lembrar de espaços importantes para a formação continuada dos professores.



Evento de áreas integradas

O 1° Forum Nacional de Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, é uma contribuição para o debate em curso sobre esses temas na Saúde Coletiva, no Brasil , em outros países da América Latina, na África e, mais recentemente, na Europa.

Pioneiro na discussão acadêmica, e na política de integração aos serviços públicos de saúde dessas racionalidades e práticas, nosso país acumulou uma experiência na implementação na atenção, e na reflexão acadêmica, experiência que exige uma abertura de discussão para a sociedade civil: alunos, profissionais, pesquisadores e docentes do grande campo da Saúde, mas também para gerentes e gestores no âmbito da política de saúde nacional e estadual.


Participe deste Fórum ! Envie seu trabalho até o dia 14 de fevereiro!


Maiores informações no site
www.forumrmpics2012.com.br

Secretaria do Fórum

Método Eventos
21 25485141

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Nota de Esclarecimento Público

O esclarecimento é sobre a criação do curso de Dança na referida unidade acadêmica 

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a direção da Faculdade de Educação Física, diante da informação de que o curso de Educação Física da UFG "vem tentando usurpar a área de Arte", publicou no dia 20 de dezembro uma nota conjunta para prestar esclarecimentos sobre o assunto e alertar que a continuidade da divulgação de informações que prejudiquem a imagem e o nome da Universidade Federal de Goiás e da Faculdade de Educação Física ensejará o envio das informações à Procuradoria Federal na instituição, para adoção de providências cabíveis.

Acesse aqui o documento na íntegra.