quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O buraco é bem mais embaixo!

Criança e Consumo envia carta para celebridades de comerciais de cerveja


Passado o Carnaval, o Projeto Criança e Consumo enviou uma carta pedindo a atenção das celebridades que protagonizam os comerciais das principais marcas de cerveja para os fortes impactos dessas publicidades no público infanto-juvenil.


Nomes como de Adriane Galisteu, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Dani Bananinha, Bento Ribeiro, Hélio de La Peña, Leandro Hassum, Malvino Salvador, Márcio Garcia e Ricardo Tozzi, devem receber o documento, que chama a atenção para o fato de a cerveja não ser considerada bebida alcoólica para fins de publicidade no Brasil, podendo ser anunciada a qualquer hora do dia.


Leia a íntegra da carta enviada às celebridades

CONHEÇA O INSTITUTO ALANA

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Música que faz bem...

Uma linda interpretação de Guilherme Arantes.




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Seleção de Mestrado em Educação - PR


EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO - 2012, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (Campus de Irati e Guarapuava - Paraná)  
 
Inscrições de 01/03/2012 a 08/04/2012.
 
Informações completas constam no Edital  de Seleção que pode ser acessado pelo link abaixo.
 

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Evento: I Congresso de História e Desporto


31 de maio e 1 de junho de 2012

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa

Call for papers

Organização
Grupo de História e Desporto, do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20.

Estrutura
Congresso de cariz internacional, com conferencistas convidados, aceitando-se comunicações em português, inglês, espanhol e francês. 

Objetivos
O Grupo de História e Desporto reúne investigadores de diversas instituições com o objetivo de promover a cooperação, a investigação e a divulgação de estudos, assim como a realização de atividades sobre História e o Desporto no contexto nacional e internacional. O interesse pelo Desporto e pela sua História está longe de corresponder, em Portugal, a uma atividade prolífica em termos de iniciativas que promovam a investigação neste campo e o contato entre investigadores, bem como a difusão de conhecimentos e saberes.
O Grupo de História e Desporto assumiu o desenvolvimento de diversas iniciativas, quer a nível editorial quer organizativo, incluindo a realização de um congresso anual. Pretende-se que esse congresso constitua um contributo para a discussão e aprofundamento de matérias ligadas à História e ao Desporto, elegendo anualmente uma determinada linha de investigação que, em 2012, será o Olimpismo.

Tema
Em ano de Jogos Olímpicos (Londres-2012) e em que se comemora também o centenário da primeira participação de Portugal numa Olimpíada (Estocolmo-1912), o I Congresso de História e Desporto será dedicado ao Olimpismo, nas suas múltiplas facetas: desportivas, sociais, económicas, políticas, jurídicas, éticas, de género, mediáticas, culturais, organizativas, entre outras.

Call for papers
As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto máximo de 500 palavras e ser acompanhadas por três palavras-chave. Os proponentes deverão juntar uma breve nota biográfica, assim como indicar a respetiva filiação institucional e contatos do autor ou autores (email e telefone). Aceitam-se comunicações em português, inglês, espanhol e francês.

Endereço para o envio de propostas: historia.desporto@gmail.com

Calendarização
. 20 de abril – data limite para a submissão de propostas de comunicações.
. 3 de maio – comunicação sobre a aceitação de comunicações.
. 10 de maio – divulgação final do programa.

Valor da inscrição: 25 euros e 10 euros (estudantes)

Comissão organizadora
Francisco Pinheiro, CEIS20 da Universidade de Coimbra
João Tiago Pedroso de Lima, NICPRI da Universidade de Évora
Manuela Hasse, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
Maria Fernanda Rollo, IHC/FCSH da Universidade Nova de Lisboa
Nuno Miguel Lima, IHC/FCSH da Universidade Nova de Lisboa
Rita Nunes, Academia Olímpica de Portugal/Confederação do Desporto de Portugal

Para mais informações, consultar:

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Lamentável, mas também...

De onde vem esse tipo de reação, não é de se estranhar. Pela lógica que construíram e continuam a alimentar, era isso mesmo!


Apenas repúdio tenho por essa lógica!
--------------------------------------------------------- 
13/2/2012
O secretário da educação do Arizona disse que notou que Che Guevara era tratado como um herói, enquanto que Benjamin Franklin era considerado racista pela turma
(Silvio Mieli)


O livro Pedagogia do Oprimido, do educador brasileiro Paulo Freire, foi banido das escolas públicas de Tucson, no estado do Arizona, sudoeste dos Estados Unidos da América (EUA).

Seguindo a lógica antilatina que marca as recentes decisões jurídico-políticas no estado, agora uma lei suspendeu o currículo baseado no Programa de Estudos Mexicanos/Americanos, que durante uma década ajudou a conscientizar os alunos das suas raízes culturais.

Lembrando que 10,3% da população dos EUA é composta de “chicanos” e 30% da população da cidade de Tucson apresenta a mesma origem étnica.

Em meados de janeiro, os livros de Paulo Freire, assim como os de Elizabeth Martinez, Rodolfo Corky Gonzales, Arturo Rosales, Rodolfo Acuna e Bill Bigelow foram retirados do programa e proibidos pela Secretaria de Educação de Tucson de serem aplicados, em cumprimento à lei estadual que considera os estudos mexicanos “doutrinadores” e “portadores de um único ponto de vista”.

Para justificar a medida, o secretário da educação do Arizona John Huppenthal disse que, ao visitar uma escola em Tucson, notou que Che Guevara era tratado como um herói, inclusive com direito a pôster numa das salas de aula, enquanto que Benjamin Franklin era considerado racista pela turma.
Huppenthal julgou intolerável que o termo “oprimido” do livro de Paulo Freire fosse inspirado no Manifesto Comunista de Marx e Engels, “que considera que a inteira história da humanidade é uma batalha entre opressores e oprimidos”, criticou o secretário.

A suspensão do programa priva os alunos de compreenderem melhor os fatores históricos da ocupação do território onde vivem (parte do Arizona pertencia ao México e foi anexada pelos EUA), além de impedir o contato de uma inteira geração com o método emancipador de Paulo Freire.

O que não percebem os que executam a educação “bancária”, no termo usado por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido, é que nos próprios “depósitos” se encontram as contradições. E, cedo ou tarde, esses “depósitos” podem provocar um confronto com a realidade e despertar os educandos contra a sua ”domesticação”.


Silvio Mieli é jornalista e professor universitário.
Texto originalmente publicado na edição 467 do Brasil de fato
Portal dos Fóruns de EJA - http://forumeja.org.br 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mais uma obra: Lazer em Colônias de Férias

Divulgo porque entendo que o conhecimento precisa ser divulgado!


LANÇAMENTO
Prezada Débora Alice Machado da Silva ,

Estamos apresentando o livro Experiências com o Lazer em Colônias de Férias Temáticas , de Débora Machado (org.).
Aproveitamos para solicitar uma visita ao nosso website e informar que o livro já está disponível para vendas. Caso essa obra atenda ao programa de sua disciplina e possa ser indicada como bibliografia, você pode solicitar um exemplar para avaliação, com desconto especial de 50% sobre o preço de capa*, até dia 22 de março de 2012.
Entre em contato com nosso Departamento de Marketing pelo e-maildivulgacao@atomoealinea.com.br, e mantenha seu cadastro atualizado.
   
 Visitar página do livro

Experiências com o Lazer em Colônias de Férias Temáticas
Débora Machado (org.)



A arte musiva é uma arte milenar que guarda em si relações paradoxais - ao mesmo tempo em que fragmenta, também recompõe, sendo, ao mesmo tempo, ruptura e continuidade. O processo de recomposição parte de uma imagem que, em nosso caso, permite recordar, rememorar e reelaborar a experiência na Colônia de Férias Temática, passando pelo engajamento pessoal e coletivo, no presente, e abrindo perspectivas de diálogo e interações futuras. Afinal, é nesse processo que construímos nossas histórias como sujeitos. Entendemos, portanto que as Colônias de Férias Temáticas podem se constituir como ação setorial nos campos do esporte, lazer, educação, cultura, assistência social e, também, como uma ação intersetorial que pode contribuir com a participação crítica e criativa das crianças e adolescentes no processo de planejamento das políticas públicas e privadas.

 
Ver sumário
Sobre os autores
* Faça sua solicitação por e-mail.
   
 ISBN 978-85-7516-457-0
1ª edição

fevereiro/2012
166 pag. | 140 x 210 mm

Preço de capa: R$ 30,00
Por: R$ 15,00*
 
   
 
   

Visite nosso website: www.grupoatomoealinea.com.br

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Concurso em BH


20 Vagas em Educação Física: Analista de Políticas Públicas

Concurso Público para provimento do cargo público efetivo de Analista de Políticas Públicas da Carreira dos Servidores da Administração Geral do Quadro Geral de Pessoal da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Belo Horizonte.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA

Estão abertas até o dia 11 de março de 2012 as inscrições para o II Curso de Especialização em Saúde da Família UnB/UnA-SUS

II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA

A Universidade de Brasília em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa da Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS), divulga a abertura de inscrições para seleção do II Curso de Especialização em Saúde da Família, para atender até o final de 2012, 1000 vagas.

Objetivo Geral:
Formar especialistas em Saúde da Família na modalidade à distância (EaD), em apoio ao processo de estruturação e organização da atenção básica, contribuindo, desta forma, para ampliar a efetividade clínica e a eficiência na gestão do cuidado à saúde que se realiza no SUS.

Público alvo: médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas integrantes das equipes de saúde da família da rede pública de saúde.

Sistema Acadêmico do Curso
O curso terá duração de doze meses, com carga horária total de 390 horas-aula, correspondentes a 26 (vinte e seis) créditos, sendo 45 horas presenciais e 345 horas na modalidade à distância (EAD).
O curso está organizado em 3 (três) Unidades, incluso a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso. O tempo máximo de integralização será de doze (12) meses.

Inscrições no site: www.unasus.unb.br
Contato: (61) 3107 1975

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

II SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER


Já estão abertas as inscrições para o II Seminário de Políticas Públicas para o Esporte e Lazer no Brasil (IISPPEL), evento realizado pelo Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza da Universidade de Brasília (UnB), com apoio do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. O evento científico acontecerá nos dias 1 e 2 de março, na UnB, e discutirá o Plano Decenal do Esporte e o impacto dos mega eventos esportivos nas políticas públicas brasileiras. Para isto foram chamados pesquisadores internacionais, gestores públicos federais e do Distrito Federal, professores e pesquisadores universitários e estudantes da pós-graduação e graduação.
As inscrições serão gratuitas e o seminário comportará apenas 120 inscritos distribuídos da seguinte forma: 30 vagas para gestores e servidores do Governo Federal (Ministério do Esporte, Ministério do Turismo, Ministério das Cidades, Ministério da Defesa, Ministério da Justiça, entre outros); 20 vagas para gestores e professores da Secretaria de Educação do Governo do DF; 30 vagas para pesquisadores e professores universitários; 20 vagas para estudantes universitários vinculados à pós-graduação; e 20 vagas para estudantes universitários vinculados à graduação. Os interessados terão até o dia 1 de março para fazer sua inscrição pelo www.fef.unb.br/, ou na Secretaria da Rede Cedes (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba B, Faculdade de Educação Física). Os pré-inscritos receberão um e-mail confirmando sua vaga. Confira a programação completa abaixo:

1 de março (quinta-feira)
8h30 – Solenidade de Abertura
9h – Conferência de Abertura: O Plano Decenal do Esporte
José Aldo Rebelo Figueiredo (Ministro do Esporte)
Mediador: Lino Castellani Filho (Universidade de Brasília / UnB)
14h30 – Mesa 01: Políticas de esporte, lazer e juventude
Karl Spracklen – (Leeds Metropolitan University – UK)
Marcelo Paula de Melo (Instituto Superior de Educação / FAETEC – RJ)
Luiz Renato Vieira (Senado Federal)
Mediador: Alfredo Feres Neto (Universidade de Brasília / UnB)
18h – Lançamento de livros e coquetel
18h30 – Reunião CBCE/NASSS/LSA

2 de março (sexta-feira)
9h – Mesa 02: A Educação Física e o Esporte Escolar
Alexandre Fernandez Vaz (Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC)
Ingrid Dittrich Wiggers (Universidade de Brasília / UnB)
Mediador: Edson Marcelo Húngaro (Universidade de Brasília / UnB)
14h30 – Mesa 03 Encerramento: Megaeventos, Cidade e Lazer
Conferencista: Jay Coackley – (State University of Colorado – US)
Marcio Pochmann (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas / IPEA)
Cássia Damiani (Ministério do Esporte – Secretaria Executiva)
Mediadora: Dulce Filgueira de Almeida (Universidade de Brasília / UnB)
18h – Apresentação Cultural e coquetel de encerramento

INFORMAÇÕES
Secretaria da Rede Cedes/UnB
Telefone: (061) 3107-2513

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

IX Semana de Educação Física da UFS

O Departamento de Educação Física da UFS, seguindo a tradição consolidada de propiciar o debate acadêmico da área em Sergipe, promove a “IX Semana de Educação Física”, desta feita com a temática Geral: “Educação Física e compromisso social”.
O Objetivo do Evento é reunir professores de Educação Física, das universidades e escolas de Ensino Fundamental e Médio, alunos dos Cursos de Educação Física matriculados nas diversas Instituições de Ensino Superior de Sergipe, com fins de debater as questões prementes da área. Além disso, pretende discutir o compromisso social da área de Educação Física com a formação da juventude brasileira apontando caminhos para a definição de políticas educacionais consistentes e direcionadas por princípios democráticos.
 
Inscrições e Programação no link:
   http://9semanaedf.blogspot.com/

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Evento: VII Congresso de Pesquisadores Negros

VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) que acontecerá em Florianópolis entre os dias 16 a 20 de julho de 2012, 

Mais informações no site do evento: 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ao mestre da Arte Brasileira

Homenagem aos 50 anos de morte de Portinari

50% de desconto nos 50 anos de morte de Portinari
Há exatos 50 anos, morria o paulista Cândido Portinari (1903-1962), o pintor brasileiro que mais alcançou projeção internacional. Para marcar a data, o livro Portinari: o pintor do Brasil, de Marilia Balbi, estará com 50% de desconto do dia 06, hoje, ao dia 12, domingo.
O contato para a compra do livro com desconto deve ser feito para o e-mail vendasboitempo@gmail.com, com o assunto “Promoção Portinari”. O pedido deve conter o endereço completo (com CEP) para cadastro como cliente e cálculo do frete, além do número do RG e CPF. Nas compras acima de R$150,00 o frete será grátis para todo o país. O pagamento será feito por meio de depósito em conta corrente a ser posteriormente informada. A promoção está sujeita à disponibilidade do livro em estoque.
A promoção da Boitempo é o destaque de hoje na coluna Paulistices do jornal O Estado de S. Paulo. Confira aqui
A partir de amanhã, os famosos painéis Guerra e Paz, de Portinari, estarão expostos no Memorial da América Latina – até 21 de abril.
Sobre o livro
Portinari: o pintor do Brasil integra a coleção Paulicéia, um projeto da Boitempo que apresenta perfis de personagens, personalidades, retratos de bairros, ensaios breves sobre temas ligados à história paulista e paulistana e ficções que têm por cenário a cidade e o estado de São Paulo.

Portinari, da pequena Brodósqui, interior de São Paulo, foi o primeiro pintor que revelou a saga dos trabalhadores brasileiros, oprimidos primeiro pelo capataz da fazenda, na lavoura das grandes fazendas do estado de São Paulo. Retratou o homem e o seu trabalho na lavoura da cana, do café, do algodão ao garimpo, imortalizados na pintura do lavrador de café, o mestiço, a colona, a mulher na lida pelo Brasil afora. Como o operário das cidades, o estivador, o sorveteiro, o músico, das festas de Brodósqui aos boêmios do Largo do Machado no Rio de Janeiro. O homem, a mulher, o índio, o negro, a dor, a alegria, a paz e a guerra foram retratados por Candido Portinari.

Foi o primeiro a revelar a dor e a miséria provocada pela seca no Brasil, com os retirantes nordestinos que vinham à pé para Brodósqui, no começo do século XX, fugindo dos tempos difíceis do sertão brasileiro. Sua obra social ganha o mundo com as brincadeiras das crianças de Brodósqui, que ele mesmo as viveu e as eternizou com os painéis Guerra e Paz. Portinari também desvenda a nossa história, a devoção do povo brasileiro, retrata personagens que marcaram profundamente a nossa história, como os amigos Mário de Andrade, Graciliano Ramos, este parceiro no partido comunista brasileiro, entre outros.
Ficha técnica
Título: Portinari
Subtítulo: o pintor do Brasil
Autor: Marilia Balbi
Páginas: 176
Ano: 2003
ISBN: 85-7559-039-1
Preço: R$ 35,00 (R$ 17,50 com 50% de desconto)
Editora: Boitempo

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um intelectual da Educação

Vale a pena assistir essa entrevista. Lino Castellani Filho, um importante intelectual da Educação Física Brasileira.




sábado, 4 de fevereiro de 2012

Renato Russo no Rock in Rio 2011

Hoje amanheci pensando que a arte e o rock são dimensões da existência humana tão importantes e tão integradas, que o rock da Legião Urbana pode ser emocionantemente contemplado pela Orquestra Sinfônica Brasileira.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Governo de Goiás, privatizou a reforma da educação de 2011

Acho que isso mostra de uma vez por todas que, apesar de haver muitos e importantes professores intelectuais nas escolas e orgãos da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, o governo dá a mínima para isso. Contrata por valores não declarados, um serviço, que à semelhança de outras experiências, é um pacote educacional curricular que já deve ter sido vendido para outras redes no Brasil e/ou outros países latinoamericanos.

Não somente repugno a atitude do governo do Estado porque meus colegas professores estavam sendo massacrados nos seus direitos e conquistas da carreira, mas sobretudo agora, repugno porque a concepção neoliberal está cada vez mais explicita no modo de gestão desse governo psdbista.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-


Você sabe quem elaborou a reforma proposta pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás? 


Pasmem! Mas, foi uma empresa privada chamada: Uma empresa chamada Bain & company, segundo informa a própria SEDUC.

Extraído do site da empresa:

Quem é a Bain Company: 

A Bain & Company é uma das maiores consultorias de gestão no mundo, fundada sobre o princípio de que consultores devem ser medidos pelos resultados financeiros gerados em seus clientes. Está presente em São Paulo desde 1997 e atua em toda a América do Sul de forma integrada com o escritório de Buenos Aires.

A Bain Brazil é um dos escritórios que mais cresce no sistema, contando com mais de 150 consultores. Nesses 12 anos de atuação, trabalhamos com líderes orientados a mudança em mais de 550 projetos em 15 indústrias diferentes. Nossas práticas se estendem às áreas de estratégia, melhoria de performance, organização, fusões e aquisições, e private equity.

Acesse os textos para conferir. 

Acessar Texto 1 sobre: Diretrizes de modulação – Alterações 2º semestre de 2011
Acessar Texto 2 sobre: Programa Reconhecer - Educação, o Mérito é Seu

No fim de cada folha desses anexos é encontrado a seguinte informação:

Original: the This information is confidential and was prepared by Bain & Company solely for the use of our client; it is not to be relied on by any 3rd party without Bain's prior written consent.

Tradução: Esta informação é confidencial e foi elaborado pela Bain & Company exclusivamente para o uso de nosso cliente; não é para ser invocada por qualquer parte terceira sem o consentimento prévio por escrito da Bain.

O pior de tudo é que isso já tinha sido anunciado pelo próprio secretário Thiago Peixoto em matéria divulgada na própria pagina da secretaria na internet. Veja entrevista do secretário.

ps.: Caso os links forem desabilitados ou tirados do ar, deixe um comentário neste post com seu email que eu envio os arquivos para seu email.

Sexta com Som

Outro dia, conheci o filme O SOM DO CORAÇÃO. Uma obra complexa de sensações, mas bonita. E se o tema é pensar sobre o som, começo essa sexta feira com um som do silêncio, com um sentimento sem legenda.



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Entre o passado e o futuro...

Dia 31 de Janeiro de 2012, meu pai faria 70 anos. Não faço drama de temas como esse, mas é inevitável, ao ouvir Phill Collins em Father To Son, não lembrar da minha infância (dos momentos bons como dos momentos muito ruins) e lembrar dos ultimos anos de vida dele e do que acreditava que poderia ser se ele ainda estivesse conosco. 

E hoje, tenho um projeto de vida para ir desenhando para e com o Guilherme. Guarda-me ó Deus para ver tudo isso acontecer!




Ou numa versão traduzida: FATHER TO SON TRADUZIDA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

V Congreso Mundial - Derechos de la Infancia y la Adolescencia

Temario Definitivo

El "V Congreso Mundial" centrará sus reflexiones sobre la Infancia y la Adolescencia y los procesos de cambio social: la Infancia como posibilidad de cambio y emancipación y a su vez, cómo los cambios sociales de todo orden afectan a la Infancia y a la Adolescencia.


Temario V Congreso

Documento base para el debate

La Infancia o cómo se comienza a comenzar.

Acceder al documento
Leer el documento

Fechas importantes

Plazo entrega FOROS: 31 Marzo 2012
Plazo entrega ABSTRACTS: 30 Abril 2012
Plazo entrega TRABAJOS: 31 Agosto 2012

Descargar documento completo:
Pautas del V Congreso

Descargar agenda: Agenda del V Congreso