segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013!!!

Trago uma mensagem para pensarmos no amanhã que começa sempre depois que tomamos alguma decisão em nossas vidas. Cada clipe contém partes dessa mensagem.

FELIZ ANO NOVO!








domingo, 30 de dezembro de 2012

sábado, 29 de dezembro de 2012

Do Blog do Braulio: Planejamento financeiro: Os dez mandamentos

Vale a pena o clique

BLOG DO BRAULIO: Planejamento financeiro: Os dez mandamentos de um ...:

Caso alguma promessa de ano novo inclua uma organização da sua vida financeira, seguem algumas dicas que encontrei num site sobre grana ...

O capital e a terra na América do Sul


Seria assustador, se não fosse previsível na conjuntura das estratégias do sistema do capital.

Não só vale a pena o clique, mas é imprescindível você entender alguns aspectos desse tema.


El capital financiero internacional se apodera de las mejores tierras sudamericanas

"Se estima que el 25% del territorio uruguayo y paraguayo y al menos el 10% del argentino están en manos de empresarios extranjeros, mientras que en otros países de la región los latifundios privados se multiplican como hongos. Esta nueva forma de conquista neocolonial se intensificó en los últimos cinco años y afecta sobre todo a los países de América del Sur."

Clique para acessar a íntegra AQUI

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O fim do trabalho infantil: uma tarefa pra ontem.


Vale a pena a leitura do artigo: O uso da mão de obra infantil é cada vez maior no mundo, segundo artigo ‘Enfeite de Natal, trabalho infantil’


Vale o clique




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Publicação de Trabalhos da Pós-Graduação - UCDB


SÉRIE-ESTUDOS
Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (Univ. Católica Dom Bosco)


Série-Estudos publica artigos de caráter teórico e/ou empírico na área da Educação. Neste número 34, tem como tema: Dossiê: “Estudos sobre implementação de planos e programas para a educação básica”.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Como e porque se defender a alegria?

Sou uma pessoa de sorte, uma querida amiga me presenteou com esse poema de Mario Benedetti no dia de seu aniversário. E tem tudo a ver com o Natal!




Feliz Natal a todos, Feliz Natal!

Feliz Natal a todos, Feliz Natal!

O blog do Sérgio deseja a todos os visitantes, seguidores e amigos!



domingo, 23 de dezembro de 2012

U2 canta o Natal

O natal é um momento na história humana para o homem parar de olhar para dentro de si e conseguir olhar para o lado. O melhor do natal será quando o homem não precisar de um dia para lembrar que ele não é só nesse mundo.



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Simpósio Infância, Adolescência e Juventude - Bogotá-Colômbia


Na ausência de um site que reunisse as informações, o post ficou grande, mas contém as principais informações e contatos.



Convocatória
Simpósio INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE, VISÕES INTERDISCIPLINARES, que será desenvolvido junto ao II ENCUENTRO DE LAS CIENCIAS HUMANAS Y TECNOLÓGICAS  PARA LA INTEGRACIÓN EN EL CONOSUR, de 2 a 4 de mayo de 2013, na cidade de Bogotá, Colômbia, na Universidad Sergio Arboleda Bogotá – Colombia.

Proposta do Simpósio INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE, VISÕES INTERDISCIPLINARES:
As diferentes formações sociais ao largo da história e também do presente compuseram y compõem inúmeros significados e atributos às suas classificações etárias, nem sempre convergentes. A configuração das classes de idade e suas conseqüências sociais - no modo de produzir, de viver, de dividir o trabalho, de hierarquizar as relações, nas relações de gênero - implicam numa importante variável na organização das diferentes sociedades no tempo. Aí que, em termos atuais, a infância, a adolescência e a juventude, compõem três universos de idade cheios de construção de significados e projetos.
Este simpósio tem o propósito de congregar investigações sobre a América Latina (em especial o Cone Sul) de diferentes campos do conhecimento (história, sociologia, Antropologia, Serviço Social, Direito, Educação, etc.) que problematizem a relação da infância, da adolescência y juventude com a sociedade, seja quanto às representações, projetos políticos, ações sociais, construção de espaços institucionais, construção de saberes e profissões, experiências concretas de vida.
O objetivo do colocar em colaboração matizes de diferentes campos do conhecimento procura proporcionar um diálogo e reflexão interdisciplinar, ao mesmo tempo objetiva estimular o esforço por amenizar as fronteiras disciplinarias e facilitar uma melhor comunicabilidade entre os saberes.

COORDENADORES:
Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes: Doctor en Historia Social, Universidade de São Paulo, graduado en Ciencias Juridicas y Sociales, y História. Profesor Unisant'Anna. edunettonunes@hotmail.com
Dr. Javier Sáenz Obregón: Ph.D en Historia y Filosofía de la Educación, Profesor Titular Universidad Nacional de Colombia. javiersaenzx@gmail.com
Dra. Olga Brites: Profesora e Investigadora Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. olgabrites@uol.com.br


NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS:
1- O resumo deverá ter entre 10 a 15 linhas, em espaçamento 1,5; fonte Times New Romam, tamanho 12.
2- Indicação do nome (s) do (s) autor (es), da Instituição de origem, titulação e título do trabalho. O número máximo de autores de cada trabalho será limitado a dois.
3- Os resumos podem ser escritos português ou espanhol.
4- O prazo para envio dos resumos é até 31 de janeiro de 2013.
5- Os resumos para esse simpósio devem ser enviados exclusivamente ao e-mail seguinte:
6- A carta de aceite dos trabalhos aprovados será emitida até 15 de fevereiro de 2013.
7- O pagamento da inscrição dos trabalhos aprovados será efetuado no credenciamento do evento, nos dias do Encuentro, com base nos seguintes valores:
a. Professor universitário (ou outro profissional) com comunicação = 80 US
b. Aluno de Pós-graduação com comunicação = 55 US
c. Aluno de Graduação com comunicação = 35 US
d. Ouvinte = 30 US
8- De acordo com a Organização Geral do II Encuentro, será publicado um CD ROM com os trabalhos apresentados no Evento dentro de 6 meses após o evento.
9- Organização Geral do Encuentro:

Universidad Sergio Arboleda – Bogotá – Colômbia
Coordinadores generales del Encuentro
Andrea Cortés-Boussac PhD, Universidad Sergio Arboleda Bogotá – Colombia (andrea.cortes@usa.edu.co); Carlos Tulio da Silva Medeiros, Instituto Federal Sul-rio-grandense – Brasil (tulio@pelotas.ifsul.edu.br)

10- Otras Informaciones generales del Encuentro:
(convocatoria general)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mestrado Interdisciplinar - UEG


Estarão abertas as inscrições ao processo seletivo do Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), para as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins, a ser oferecido na Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (UnUCSEH), no período de 07 de janeiro de 2013 a 25 de janeiro de 2013.


Para acessar o edital clique AQUI


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Escolas públicas são iguais em qualquer lugar?

Talvez, seja melhor e importante, dar uma olhada com mais filtros e uma análise um pouco mais acuidada dessa experiência para emitirmos pareceres positivos ou negativos. Voltarei a esse post mais adiante após refletir um pouco sobre o assunto. Mas, enquanto isso, submeto a vocês e aos seus próprios olhares e críticas.

Nova York reinventa escolas públicas pela inovação
12/12/12 //  //  

Alunos desmotivados, escolas sem as mínimas condições de segurança, professores mal pagos. Essa realidade, que traduz o cotidiano de boa parte das escolas públicas brasileiras, não é privilégio nosso: também era o que se via em Nova York há menos de dez anos. Mas uma série de reformas educacionais vem mudando a cara da rede pública da cidade. A mais recente delas, o iZone, estimula a adoção de modelos inovadores desenhados a partir das necessidades de cada escola. Deu tão certo que a iniciativa vive um momento de franca expansão – passou das 80 instituições participantes em 2011 para 160 em 2012 e a previsão é que chegue a 400 até 2014.
Acesse a matéria na íntegra clicando AQUI

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Natal ou egocentrismo?

Há uma semana da celebração do natal me vejo cercado de um ambiente nada parecido com o natal de Cristo.

No lugar de generosidade e doação, sofremos da agonia e da impaciência para fazer as maiores e melhores compras pelos menores preços e poucas são as pessoas que se importam em respeitar filas, horários e pessoas.

No lugar de alegria e contentamento, vemos pessoas tristes porque não conseguirão uma mesa farta ou muitos embrulhos de presentes;

No lugar de paz e harmonia, percebemos a correria e a transmutação de pessoas "normais" em desesperados consumidores.

É preciso resgatar ou criar dentro de cada um o reconhecimento do motivo maior de celebrarmos o natal. E o motivo se resume em: doar para quem não tem ou para quem enfrenta restrições de toda a sorte. 

Mas, o mais legal, é reconhecer que esse doar que Jesus anunciou não se resume ao período do natal, mas que pode e deve acontecer a todo momento que encontramos pessoas necessitadas de carinho, alimento, justiça, roupas, calçados, trabalho, paz interior, amor.

Aproveite e doe sangue, órgãos e medula óssea!!!

Celebre o natal, celebre a vida e exagere no verbo doar!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

UnB - Defesa de Mestrado: estudantes indígenas


Acontece de 17 a 21 de Dezembro na UnB, 07 mesas de Mestrado, destas 03 são de estudantes e estudiosos indígenas: 

- Pastoreio do futuro: projeto de sustentabilidade para a terra indígena São Marcos, Roraima.  (Prof. Alfredo Wapixana); 

- Sustentabilidade e processos de reconstrução identitária entre o povo indígena Kinikináu em Mato Grosso do Sul. (Biólogo Rosaldo Kinikináu);

- Yakuigady: cultura e sustentabilidade nas máscaras rituais no povo Kurâ- Bakairi. (Jornalista Vitor Bakairi).


domingo, 16 de dezembro de 2012

Sunday Bloody Sunday

Uma pausa para memorar uma banda que muito me incomoda e agrada! Incomoda porque trata de questões que precisamos não esquecer até que sejam superadas e depois de superadas,  continuar lembrando para nunca mais repetir, como em Auschwitz!

Me agrada porque é um rock 'n roll.






sábado, 15 de dezembro de 2012

IV Seminário Nacional Corpo e Cultura 2013 em Goiânia


Goiânia sediará o IV Seminário Nacional Corpo e Cultura - do CBCE/GTT Corpo e Cultura. 

Entre os dias 25 e 27 de abril de 2013.

Mais informações, em breve no site www.cbce.org.br 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ganhador do livro de Mészáros

O ganhador do livro: 'Educação para além do capital' foi: JOÃO ARLINDO

Como tivemos apenas 4 participantes, a metodologia do sorteio foi a seguinte: fiz 4 papeizinhos numerados de 1 a 4. E dentro da cronologia de participação, o papel sorteado foi o de número 1, que correspondeu ao comentário número 1 (primeiro a ser feito).

João Arlindo, para recebê-lo, envie seu nome e endereço completo com CEP, para sergio.efisica@gmail.com. Ou ser preferir recebê-lo em mãos, basta  entrar em contato para combinarmos!

Parabéns a todos e teremos outras novidades no decorrer de 2013!

Ao Weberson Barbosa, Flávia Dayana e Marcos Augusto, obrigado pela participação e fiquem atentos para os próximos movimentos do blog.

Sérgio Moura

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mészáros para celebrar o 4º ano do Blog







Na comemoração deste 4º ano de existência, quem fizer um comentário neste post respondendo como esse livro vai contribuir em sua formação,  estará concorrendo a um exemplar, cujo resultado será divulgado sexta-feira (14-12).


---   ---   ---   ---   ---   ---

"O ensaio que dá título a este volume foi escrito por István Mészáros para a conferência de abertura do Fórum Mundial de Educação, realizado em Porto Alegre, em 2004. Nesse texto, o professor emérito da Universidade de Sussex afirma, entre outras coisas, que a educação não é um negócio, é criação. Que educação não deve qualificar para o mercado, mas para a vida. Na sessão inaugural do ginásio Gigantinho, enfatizou o sentido mais enraizado da frase `a educação não é uma mercadoria`”. 
Ivana Jinkings 

Mészáros discute como pensar a sociedade tendo como parâmetro o ser humano. Exige a superação da lógica desumanizadora do capital, que tem no individualismo, no lucro e na competição os seus fundamentos. Sustenta que a educação deve ser sempre continuada, permanente, ou não é educação. 

Defende a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e alunos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade na qual o capital não explore mais o tempo de lazer, pois o que as classes dominantes impõem é uma educação para o trabalho alienante, com o objetivo de manter o homem dominado. Já a educação libertadora teria como função transformar o trabalhador em um agente político, que pensa, age, e usa a palavra como arma para transformar a realidade. 

Pensando na construção da ruptura com a lógica do capital, Mészáros reflete nas páginas deste livro sobre algumas questões essenciais: Qual o papel da educação na construção de um outro mundo possível? Como construir uma educação cuja principal referência seja o ser humano? Como se constitui uma educação que realize as transformações políticas, econômicas, culturais e sociais necessárias? 

Os direitos autorais desta, e de toda a obra de Mészáros no Brasil, foram doados para o Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, o MST. 

Sobre o autor
Nascido em 1930, na Hungria, com doze anos e meio Mészáros já trabalhava como operário em uma fábrica de aviões de carga, tendo que mentir a idade em quatro anos para isso. Começou a trabalhar como assistente de Georg Lukács em 1951, e seria indicado como seu sucessor na universidade de Budapeste, mas a invasão soviética de 1956 forçou-o a sair do país. Vive hoje na Inglaterra. Sua experiência como trabalhador e estudante na Hungria “socialista” foi determinante para a compreensão da educação como forma de superar os obstáculos da realidade. 

Fonte: Boitempo Editorial




Seu comentário neste post, pode lhe presentar com um exemplar desta obra

ps.: não esqueça de acompanhar o blog nos próximos dias para saber se você terá que enviar seus dados de correspondência.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação

http://www.sbece.com.br/site/capa

20 a 22/05/2013


No século XVIII, surge a escola moderna disciplinar, intrinsecamente relacionada com os significados de tempo e espaço que emergem com a cosmovisão moderna. Os confusos e múltiplos mundos medievais, onde o tempo só era percebido pelos ciclos da natureza, deram lugar a um espaço infinito e a um tempo linear.



Com apresentação de trabalho: até dia 17/12/2012.

Regulação da Publicidade Infantil

A defesa dessa ato faz parte das nossas convicções sobre como deve ser a educação de nossas crianças.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Revista Conexões - FEF/UNICAMP

A Revista Conexões, da FEF/UNICAMP publicou a última edição com a temática especial sobre Ginástica.

Vale o clique para acessar o portal da revista.

http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/issue/current

domingo, 9 de dezembro de 2012

Educação começa em casa...

... com o pai e a mãe ou com os responsáveis civis e afetivos.

Dois materiais de orientação sobre a importância e a responsabilidade da família na educação dos filhos. Há pais e mães que acham que isso é papel da escola, mas é preciso que sejam convencidos que essa responsabilidade é da FAMÍLIA.


http://www.4shared.com/office/TT4sf82s/Educao_comea_em_casa_-_turma-d.html

http://www.4shared.com/office/U5IeqxJf/Licao-de-casa__participao.html
VALE O CLIQUE NAS IMAGENS

sábado, 8 de dezembro de 2012

I Encontro de Museus Indígenas de Pernambuco

Dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2012
Universidade Federal de Pernambuco – Campus Recife

I Encontro de Museus Indígenas de Pernambuco foi organizado para apresentar os resultados das atividades do Projeto de Extensão Museus Indígenas em Pernambuco, realizado entre julho e dezembro de 2012. Este projeto de Extensão Universitária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi executado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), em parceria com o curso de Bacharelado em Museologia.

Informações e programação no site do Evento

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

VI Colóquio de Epistemologia da Educação Física - On Line


À Comunidade acadêmica da Educação Física.

O VI Colóquio de Epistemologia da Educação Física, realizado entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2012 (na UFES), será transmitido por meio do link:


O interessado "entra" como convidado e terá acesso às mesas.

Temos um limite de acesso. O mais importante é que, caso alguém não consiga acessar o evento "ao vivo", pode fazê-lo na sequência, pois as mesas estarão sendo gravadas e disponibilizadas ao final de cada dia. 

Qualquer dúvida entrem em contato conosco (fqalmeida@hotmail.com ou ivamgomes@hotmail.com).

Maiores informações sobre o evento podem ser acessadas na página do evento: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/6episteme/vicoloquio

Organizadores do Evento.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás



Imagem inline 1

FUGA 5 - Transe em Trânsito
de 07  a 14 de dezembro

Este ano, o FUGA apresenta um perfil diferenciado em relação às edições anteriores. Com a alteração do calendário acadêmico, ocorrida em função da greve dos professores das IFES, as disciplinas de Oficina do Espetáculo do curso de Artes Cênicas só chegarão a resultados finais em março de 2013. Estas oficinas têm apresentações programadas para o período de sua conclusão, como também para o FUGA 6, previsto para ocorrer em dezembro de 2013, condensando trabalhos disciplinares de dois anos letivos.

O FUGA 5 chega ao público goiano com muitas e boas expectativas. E com o desejo de poder continuar a ser um importante evento do calendário cultural brasileiro, capaz de colaborar com o enriquecimento cultural do estado de Goiás.

Programação

07 de dezembro

:: 09h - 13h
inscrição: R$ 20,00 (valor único)

:: 19h


08 de dezembro

:: 21h
09 de dezembro

:: 20h
ingresso: R$10,00 (inteira)


10 de dezembro 

:: 09h - 12h
OFICINA COM ISABELA PRETO | Escrita Criativa: criando sentido entre o silêncio e o ruído
Emac UFG | Campus II - Samambaia
inscrição: R$ 10,00

:: 19h
AZUL ESGOTADO | Encenação: Valéria Braga
Escola de Teatro Vivace |
ingresso: gratuito

:: 20h
Teatro do Colégio Interamérica | Rua T-30 nº 2455, Setor Bueno 
(1 rua acima do Goiânia Shopping)
ingresso: R$10,00 (inteira)



11 de dezembro

:: 09h - 13h

:: 18h
INKSUIT - Grupo de Percussão da Emac | Coord. Fábio Oliveira

:: 19h

:: 20h
ingressos: R$ 20,00 (inteira)


12 de dezembro

:: 15h
ingressos: gratuito

:: 18h
IN 3 ATOS | Grupo Inconsciente de Teatro
Teatro da Emac | Campus II - Samambaia
ingresso: gratuito

:: 21h


13 de dezembro

:: 20h
Teatro Goiânia | Av. Anhanguera nº67, s/n lt 32, Setor Central
ingresso: R$10,00 (inteira)


14 de dezembro

::18h
CANTO, CORPO E PERCUSSÃO | com Inaicyra Falcão (UNICAMP) |
participação: Fábio Oliveira (UFG)
Teatro da Emac | Campus II - Samambaia
ingresso: gratuito

:: 21h
II Colóquio de Biopolítica apresenta: MEMORIAL DE SILÊNCIOS E MARGARIDAS | 
Solo de Narciso Teles (UFU) | Coletivo Teatro da Margem
ingresso: R$ 10,00 (inteira)

Contra publicidade ao público infantil



À Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática
A/C Deputado Salvador Zimbaldi
Relator do PL 5921/01
REF: PL 5921/01 – que trata da publicidade dirigida às crianças

Prezado Deputado Federal Salvador Zimbaldi,
A legislatura de 2011 está terminando e nós, mães e pais do Movimento Infância Livre de Consumismo (MILC), aguardamos ansiosos pelo relatório contendo o novo texto substitutivo do Projeto de Lei 5921/01, que trata da publicidade infantil.
Em 2013, este projeto de lei completará 12 anos sem aprovação. Considerando que 12 anos é justamente o tempo indicado, por pesquisadores e especialistas, para que a criança seja preservada do assédio publicitário, podemos considerar que já temos uma geração inteira assediada e desrespeitada devido a tanta demora!
No mês de outubro, mês das crianças, utilizamos nossos canais de contato com a sociedade para discutir publicidade e consumismo no Dia das Crianças, por meio de textos, imagens e eventos que provocaram grande engajamento e reflexão, tanto nas redes sociais, quanto na mídia, nas escolas e nas residências. Nossas imagens, somadas, foram compartilhadas mais de 100 MIL vezes, alcançamos mais de 2 MILHÕES DE PESSOAS e os eventos realizados com nosso apoio em todo o país foram pauta para TV, rádio, revistas, jornais e blogs.
Percebemos que as mães e os pais estão cientes da sua responsabilidade como protagonistas do processo de educação para a mídia, mas acreditam que os mecanismos de controle social precisam melhorar. Verificamos que existe grande aprovação em relação às ações protagonizadas pelos Procons estaduais, e isso é um sinal de que o Estado conta com o apoio das famílias para legislar sobre o tema. Todos nós esperamos que a nova regulação permita mais e melhores intervenções do Estado na regulação da publicidade dirigida às crianças e de produtos infantis.
São muitas vozes que defendem uma nova regulação para a publicidade infantil. Recentemente, um dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, se manifestou a favor de um texto de lei que trate a matéria. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, declarou que o Ministério da Justiça fará um estudo sobre a publicidade infantil.
Além de nós, os pais (família), a sociedade (Organizações Não-Governamentais e representações do mercado), o Estado (por meio dos seus diversos diversos órgãos e conselhos) e a academia (via grupo de pesquisa de direito, comunicação e psicologia etc.) estão se mobilizando no sentido de uma lei que regulamente a matéria.
É por tudo isso que nos dirigimos ao senhor e aguardamos ansiosos o texto que sairá desta casa para o Senado. Lembrando que, na última audiência pública do Projeto de Lei 5921/01, o senhor se comprometeu publicamente em dar seu parecer neste segundo semestre de 2012. Sabemos que o tema é espinhoso, especialmente por tocar em interesses mercantis de grandes empresários e representações do mercado.
Porém esperamos do senhor e desta comissão a coragem de aprovar um relatório sem deixar esta missão para a próxima legislatura ou teremos mais um ano de tramitação deste Projeto de Lei que se arrasta há 11 anos nesta casa.
Esperamos que este texto ofereça mais proteção às crianças e mais liberdade para pais e mães educarem seus filhos sem que os sofisticados apelos da publicidade interfiram neste processo como vêm interferindo em concorrência com os valores comunitários, de solidariedade e generosidade, além da cooperação, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, urbana e saudável. O incentivo ao consumismo, como acontece hoje, gera problemas sociais graves em todas as instâncias e compromete a qualidade do nosso futuro; os legisladores que cuidarem disso, serão sempre lembrados pelo seu pioneirismo e coragem.
Agradecemos a atenção e nos colocamos à sua disposição para colaborar como acharem necessário para oferecer o nosso olhar de pais e mães na redação deste relatório.

Atenciosamente,

Comemorando 04 anos de Blog do Sérgio

Daqui uma semana (12 de Dezembro), o Blog do Sérgio completa 04 anos de existência. E para comemorar essa significativa data, vamos sortear no dia 12 a obra: Educação para além do capital, de István Mészáros.


Para participar deste sorteio, basta fazer um comentário no post do dia 12 de dezembro, dizendo porque você merece ser sorteado e levar o livro para sua biblioteca.

Todos aqueles que comentarem estarão concorrendo!

Eu comemoro a capilaridade que o blog vem construindo no sentido de trazer contribuições à formação de leitores e seguidores (professores ou não) interessados em ampliar seu espectro de análises e capacidade interventiva na realidade educacional ou na vida cotidiana de qualquer um.

Um abraço e até semana que vem!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sorvete de cerveja?

Às vésperas da virada de mais um ano deste terceiro milênio, nos deparamos com algo que é no mínimo chocante, se não entendêssemos a lógica que organiza o consumo e a circulação do capital nesta sociedade.

No post de hoje, faço uma repostagem do pessoal do Infância Livre de Consumismo. O post fala por si.

Sergio Moura.

Texto de Mariana Sá*
Sorvete de cerveja? Não, obrigada!
Hoje uma notícia inusitada apareceu na minha tela: uma cervejaria vai lançar um sorvete sabor cerveja para refrescar o verão! Ora, se eu não tivesse filho, ou se tivesse e ainda não tivesse sido iniciada na atividade da reflexão e do questionamento, acharia este lançamento muito divertido!
A promessa da empresa é surpreender o consumidor, estar bem perto, se antecipando às tendências de mercado. O desejo do setor de comunicação da empresa é transformar o sorvetinho na sobremesa do verão. Realmente muito divertido!
Além de divertido, o produto promete ser inofensivo por não conter álcool e ter a venda permitida apenas em bares, evitando assim que crianças e adolescentes tenham acesso ao produto no ponto de venda, porque, afinal, o sorvete está associado a uma marca “para maiores”.
E se é tão divertido e potencialmente inofensivo, por que, cazzo, estou aqui reclamando?
Porque eu não sou besta e sei que esta é sacada super eficaz para acostumar o paladar dos jovens a algo que normalmente as pessoas levam tempo para gostar por causa do sabor amargo da cerveja, levando tempo para apreciar. Retorno de imagem (e financeiro) a curto e a longo prazo!
Fazer um sorvete com sabor de cerveja, mesmo sem álcool, – assim como fizeram com o Ovo da Páscoa – é uma estratégia para fidelizar clientes desde o berço e acelerar o processo de consumo e simpatia por uma marca.
O que espero das autoridades?
Eu adoraria que algum órgão lograsse êxito na proibição do lançamento desse produto, mas tenho poucas esperanças. Então, eu gostaria muito que fossem feitos alertas para que os pais mais descolados e cervejeiros percebam a manobra e evitem que seus filhos tenham contato com este produto. Tudo tem seu tempo, e o tempo de tomar uma cerveja com o filhão numa tarde de verão é quando ele atingir a maioridade.
*Mariana Sá é publicitária e mestra em políticas públicas. É mãe de dois e escreve no blog viciados em colo. Co-fundadora do Movimento Infância Livre de Consumismo.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Inscrições ao processo seletivo SME-Goiânia


Estão abertas inscrições para processo seletivo de profissionais da educação até o dia 07 de dezembro.


Até o dia 07 de dezembro, interessados nas áreas de Educação Física, Matemática, Português, Ciências, História, Geografia, Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança, Música, Intérprete de Libras, professor de Libras, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Atividades Educativas e Agente de Apoio Educacional poderão se inscrever gratuitamente pelo Portal da Prefeitura de Goiânia (www.concursos.goiania.go.gov.br). O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 11 de dezembro, conforme Errata 001/2012.

Data: 02 a 07/12
Horário: a partir das 10h do dia 02/12
Local: Portal da Prefeitura de Goiânia (www.concursos.goiania.go.gov.br)
Mais informações: 3524-5034

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Sobre o sorteio dos livros

Olá seguidores,

Tive um problema de acesso à net entre sexta e ontem a noite e isso, atrasou a tarefa do sorteio.

Então, hoje a noite publicarei o resultado do sorteio e ao ganhador, solicitarei o envio através de email do endereço postal para eu despachar os livros.

Desculpe o atraso e um abraço!

Ah! Em dezembro mais livros aos seguidores!