quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CLBIQ2013 - 2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa

cid:image003.jpg@01CDE8D6.76410370


É com enorme prazer que convidamos a comunidade académica e empresarial a submeter trabalhos ao CLBIQ2013 (2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa: http://blogs.ua.pt/clbiq2013), a realizar nas instalações da Universidade de Aveiro - Portugal, entre os dias 16 e 18 de Julho de 2013. Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas teóricas ou empíricas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos pilotos e/ou de avaliação final, entre outros.

Poderão ser submetidos dois tipos de trabalhos:

·Comunicação: Apresentação oral de trabalhos de investigação e desenvolvimento, concluídos ou consolidados, numa das temáticas do Congresso. Estes artigos terão um limite máximo de 5000 palavras.

·Comunicação Curta: Apresentação oral de trabalhos em curso, mas com resultados preliminares relevantes no plano empírico ou no plano teórico. Estes artigos terão um limite máximo de 3000 palavras.

No texto da comunicação para avaliação pela Comissão Científica não deverão ser incluídas informações que possibilitem a identificação dos autores. Assim, nomes, afiliações e referências bibliográficas dos autores não deverão aparecer na versão inicial. Essas informações deverão ser incluídas somente na versão final do artigo.

Os trabalhos submetidos não devem estar publicados nem sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional.

Todas comunicações devem seguir as normas de formatação e estar escritos em português.

Todas as comunicações serão objecto de “blind review” por, pelo menos, dois elementos da Comissão Científica.

Algumas comunicações poderão vir a ser aceites somente como comunicação curta, mesmo que tenham sido submetidas num outro modo.

Os autores de comunicações aceites disporão, em sessão de trabalho da conferência, de 15 minutos para a sua apresentação, mais 5 minutos para a sua discussão.

Os autores de comunicações curtas aceites disporão, em sessão de trabalho da conferência, de 10 minutos para a sua apresentação, mais 5 minutos para a sua discussão.

TEMÁTICAS:

As comunicações a submeter deverão enquadrar-se nas grandes temáticas propostas (os tópicos propostos para cada temática são meramente indicativos para enquadrar os trabalhos, não se pretendendo que sejam restritivos):

· Análise de interações de contexto web e etnografia virtual
· eResearch e Corpus latent na Internet
· Análise Qualitativa com apoio de software específico
· Desenhos e tipos de Investigação Qualitativa (etnografia, histórias de vida)
· Análise de dados visuais
· Rumos da investigação qualitativa em Saúde, Educação, Gestão, Linguística, Antropologia, Sociologia, entre outros
· Fundamentação em torno de Paradigmas de Investigação Qualitativa

PUBLICAÇÃO:

Para garantir a publicação de uma comunicação nas atas (comunicação ou comunicação curta), pelo menos um dos autores terá de se inscrever na conferência até 15 de maio e a comunicação respeitar o formato sugerido e não exceder o número máximo inicial palavras previsto. Adicionalmente, os autores de trabalhos que recebam recomendações de alteração do artigo, deverão seguir as mesmas, antes do envio da versão final.

Por cada inscrição não será publicado mais do que uma comunicação nas actas. Para publicação de comunicações adicionais será necessário o pagamento de uma taxa extra por cada comunicação, até um máximo de 2 comunicações por inscrição.

Todas as comunicações serão publicados em livro de atas com ISBN em formato eletrónico.

DATAS IMPORTANTES:

Submissão de textos de propostas de comunicações: 20 de março 2013
Notificação aos autores: até 15 de abril 2013
Submissão dos textos definitivos para publicação: até 30 de abril 2013
Inscrição sem sobretaxa: até 15 de maio 2013
Inscrição com sobretaxa: após 15 de maio 2013
Congresso CLBIQ2013: 16 a 18 de Julho de 2013

Comissão Organizadora