segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tecnologia na Escola? Há quanto tempo nada muda?

A linha do tempo da história da presença da tecnologia dentro da escola, nos faz perceber que ainda hoje, há escolas que reproduzem estruturas organizacionais da sala de aula e dos métodos de ensino que remontam os 1800.



Sabe-se que a presença das novas tecnologias dentro da escola ou da sala de aula não resolvem por si só as questões relacionadas ao nível de dificuldade de aprendizagem:



Uma organização do trabalho pedagógico na escola, exige que as novas tecnologias participem a partir de uma intervenção pedagógica docente, em que inverta-se polaridades do processo e trate os discentes como protagonistas, co-responsáveis e co-produtores do conhecimento proposto. A experiência deste video abaixo, é da aula de Educação Física, cujo conteúdo é Ginástica e que, os alunos foram os responsáveis pela elaboração, execução e finalização do vídeo. Foram protagonistas de um processo de viver o conhecimento Ginástica enquanto eles próprios registravam cada detalhe do conteúdo, sob a responsabilidade da Profa. Mtnda Michelle Ferreira Oliveira (ESEFFEGO-UEG).