domingo, 29 de setembro de 2013

sábado, 28 de setembro de 2013

III Simpósio de Educação Ambiental - Catalão/GO



No período de 26 a 29 de novembro de 2013, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA/CNPq), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGC - CAC/UFG), o Departamento de Geografia da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão, realizam o III Simpósio de Educação Ambiental.

Inscrição e encaminhamento de trabalhos completos:
www.eventos.ufg.br/sea2013;

Prazo para inscrição de trabalhos: entre os dias 23/09 e 07/10/2013, através do e-mail: vspessoa.salazar715@gmail.com; Cc nepsaufg@gmail.com;


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Concurso - Educação Estadual São Paulo - 59 mil vagas para professores

Para quem pretende se mudar para São Paulo no próximo ano, eis uma oportunidade de conseguir uma colocação profissional efetiva. São vagas para todos os componentes curriculares. A única situação caótica trata-se das vagas para professores de Educação Física.

A crise instaurada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, assim como de algumas outras secretarias de educação, Sul-Sudeste a fora, foi eles aceitarem a intervenção do conselho profissional da educação física, para exigirem o credenciamento na entidade para realizar a inscrição no concurso. Definitivamente, uma lástima.
Mas, ainda vamos virar esse jogo em todo o país!

As inscrições ficarão abertas, exclusivamente, via Internet, no período de 10h00min do dia 26 de setembro de 2013 até as 23h59min do dia 16 de outubro de 2013.

Acesso ao Edital

Instruções Especiais ao Candidato

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Seleção Professor Substituto Educação Física - UFG Jataí-Go


Campus Jataí abre inscrições para seleção de professor substituto entre os dias 24/09/2013 e 04/10/2013.

Área: Educação Física/ Cultura, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem.

Exigência: Graduação em Educação Física (Bacharelado ou Licenciatura) ou áreas afins.

Teatro aos domingos - Goiânia

Um pouquinho de cultura para seus filhos, sobrinhos ou netos!

www.zabriskie.com.br

terça-feira, 24 de setembro de 2013

INEP - Revista Em Aberto: Megaeventos e Educação Física


A Revista Em Aberto, lança seu mais recente número em que a relação megaeventos esportivos e a Educação Física é discutido uma vez mais. Digo uma vez mais porque, o CBCE já vem tematizando esse assunto há alguns anos e eventos nacional e regionais. Vale lembrar que essa revista é gerida pelo INEP (órgão do governo)

Para acessar e baixar o volume inteiro basta clicar aqui

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

VIII Congresso de Psicologia da UFG - FE/UFG

Auxiliando na divulgação dos colegas da Psicologia.







Acesse o site do evento

Mestrado em Serviço Social

UEPB lança edital com oferta de 15 vagas para formação de nova turma

A Coordenação do Mestrado em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital de processo seletivo para formação de nova turma. Ao todo, estão sendo oferecidas 15 vagas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 30 de setembro e 17 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Centro de Integração Acadêmica, 3º andar, Sala 309, Campus I de Campina Grande.

Podem se inscrever os portadores de diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação nas distintas áreas do conhecimento. Para efetivar a inscrição, o candidato deve apresentar Formulário de Inscrição preenchido; uma fotografia 3×4 atualizada; cópias da Carteira de Identidade, CPF, Diploma, Certidão ou Declaração de Conclusão do Curso de Graduação; Currículo Lattes, devidamente comprovado; projeto de pesquisa, entre outros documentos.

De acordo com o cronograma do edital, a prova de conhecimento específico será aplicada no dia 30 de outubro e o resultado final divulgado no dia 19 de dezembro. O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), em nível de Mestrado Acadêmico, estrutura-se na área de concentração em “Serviço Social, Questão Social e Direitos Sociais”. 

Mais informações acesse CEDEFES

sábado, 21 de setembro de 2013

Congresso Nacional da Ginástica - Portugal


Com o tema “A ginástica sem barreiras – Integração e Superação”, nos dias 29 e 30 de novembro vai acontecer na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Portugal) o 5º Congresso Nacional da Ginástica – 2013 e o 3º Congresso Internacional de Ginástica – 2013. 


Brevemente o blog trará mais informações. Até lá, acesse o perfil no facebook do Clube de Ginástica da IPSB

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano

3ª Edição Nacional

Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador


Envio de trabalhos: até dia 30/09/2013

Mais informações e inscrições

Você autorizaria para seu filho?

Os dados estão afirmando que o Brasil é o segundo maior consumidor de Ritalina, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Me prece um caso bastante grave e que precisa ser enfrentado tanto pelos pais, quanto pelos educadores nas escolas.

Qual é o problema do aluno ou qual é a escola que está sendo oferecida ao aluno? Talvez, se tivermos coragem de fazer essa pergunta e honestidade para respondê-la, poderemos começar a caminhar numa direção mais esperançosa de uma família e uma escola que trate com dignidade, respeito e valor as crianças.

Mas note, que antes da escola e dos educadores, eu menciono a família e os pais como primeiros responsáveis para iniciar esse processo. Que também pode ser iniciado de maneira partilhada entre família e escola.




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

IV Jornada sobre NeuroEducação




Deriva Fotográfica do Bem 2013 - relatos e resultados

Conheça o que foi a Deriva Fotográfica do Bem e se prepare para os novos projetos... 

Além da Deriva Fotográfica do Bem para 2014, já está confirmada uma Deriva em Londres para esse ano, um projeto de uma Deriva no interior do Teatro Goiânia a confirmar e a expoderiva virtual que em breve divulgaremos.




Além de tudo, um resultado sócio-alimentar solidário com a Missão Pão e Vida, pois foram 374 caixas de leite longa vida.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

II Seminário Internacional Práticas Corporais no Campo da Saúde

O II Seminário Internacional de Práticas Corporais no Campo da Saúde será realizado nos dias 5 e 6 de novembro em Vitória/ES. O Evento compõe o conjunto de atividades acadêmico-investigativas previstas no projeto de pesquisa interinstitucional Políticas de formação em Educação Física e Saúde Coletiva: atividade física/práticas corporais no SUS, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Federal do Espírito Santo com apoio da CAPES em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. 

Coordenação:
Alex Branco Fraga - UFRGS
Yara M. Carvalho - USP
Ivan Gomes - UFES

Informações: 2spccs@gmail.com

Informações e Inscrições

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Anais do IV Seminário Nacional Corpo e Cultura - online

Os Anais do IV Seminário Nacional Corpo e Cultura estão disponíveis on-line. Para acessar clique no link abaixo. Vejam o sumário e acesse, baixe e leiam os textos na íntegra.

domingo, 15 de setembro de 2013

Colóquio Nacional Henri Lefebvre



Será realizado o Colóquio Nacional Henri Lefebvre: Produção e Reprodução do Espaço Urbano nas Cidades Brasileiras, nos dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro, em Anápolis-Go.

Estão abertas as inscrições para envio de trabalhos nos GT´s do evento.

O mesmo terá três conferências sobre o pensamento de Lefebvre e a questão urbana, a serem realizadas por pesquisadores de notoriedade nacional.

Mais informações, inscrição e envio de trabalhos acesse à página do evento


Inscrição dos trabalhos (resumos expandidos): até 20 de setembro de 2013

sábado, 14 de setembro de 2013

Teatro Contra a Barbárie

Assisti e compartilho aqui o documentário: "Teatro Contra a Barbárie" com direção de Evaldo Mocarzel. 

Gostei muito porque potencializa minha indignação e minhas energias para fazer a pergunta: quando será que as pessoas vão perder a paciência efetivamente contra o Estado?

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4









quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro disponibiliza...

Coleção: Percepções da Diferença (10 volumes)

O Neinb (Nucleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro) disponibiliza para o livre acesso, os dez volumes da coleção “As Percepções da Diferença”. Essa publicação foi criada pelo NEINB para subsidiar educadores que atuam na Educação Infantil, acerca do histórico da produção sobre o Negro na USP. Para acessar os livros, basta clicar no link referente ao tema e volume desta coleção:


Fonte:  Neinb (Nucleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro) 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nova Edição Revista Movimento Ufrgs - V. 19, N. 3 (2013)

A Revista Movimento lança sua mais recente edição. Abaixo, transpomos o sumário para estimulá-lo a navegar pelo periódico e encontrar trabalhos do seu interesse.

acesse a revista aqui

Movimento (ESEF/UFRGS)
v. 19, n. 3 (2013)
Sumário
--------

Editorial
Comissão Editorial

Artigos Originais
--------
FESTA, DANÇAS E REPRESENTAÇÕES: CONTINUIDADE DE TRADIÇÕES E PLASTICIDADES CULTURAIS (11-30)
José Luiz dos Anjos

FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER, NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ESTADO DE SÃO PAULO (31-56)
André De Filippis, Nelson Carvalho Marcellino

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTE DE FLORIANÓPOLIS: POLÍTICAS GENÉRICAS, ATENDIMENTO GENERIFICADO (57-78)
Verônica Werle, Maria do Carmo Oliveira Saraiva

O FUTURO IMEDIATO DO FILME DISTÓPICO “ROLLERBALL”: TEMAS GERADORES PARA ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NOS ESTUDOS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES (79-101)
José-Ignacio Barbero-González, Hugo Rodríguez-Campazas

A BAIXA REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES COMO TÉCNICAS ESPORTIVAS NO BRASIL (103-124)
Heidi Jancer Ferreira, José Geraldo Carmo Salles, Ludmila Mourão, Andrea Moreno

A PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA EM WoS E NO ÍNDICE H  DE HIRCHS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FISICA NA ESPANHA E BRASIL: PRODUTIVIDADE E COMPARAÇÃO ENTRE PAÍSES (125-147)
Joaquim Reverter Masià, Vicenç Hernández González, Carme Jové Deltell, Teresa de Jesus Fonseca, Alejandro Legaz-Arrese

A REORIENTAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: A PESQUISA-AÇÃO COMO CAMINHO (149-169)
Gisele Cristina de Souza, Santiago Pich

A SUB-REPRESENTAÇÃO DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO JORNALISMO ESPORTIVO DE PORTUGAL: UM ESTUDO SOBRE A ALGARVE WOMEN’S FOOTBALL CUP (171-189)
Silvana Vilodre Goellner, Paula Silva, Paula Botelho-Gomes

IDENTIDADES DOS CLUBES DE FUTEBOL: SINGULARIDADES DO FC BARCELONA (191-210)
Luiz Carlos Rigo, Conrad Vilanou Torrano

FUTSAL FEMININO NA AMÉRICA DO SUL: TRAJETÓRIAS DE ENFRENTAMENTO E DE CONQUISTAS (211-232)
Helena Altmann, Heloisa Helena Baldy dos Reis


Ensaios
--------
A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ESTUDANTIL COMO PROPOSTA CURRICULAR DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CEMEDEF) DA UFPR (235-255)
Elyandra Caroline Alves de Souza, Andre Mendes Capraro

NOTAS SOBRE O TEORIZAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE VALTER BRACHT AO DEBATE EPISTEMOLÓGICO (257-274)
Filipe Ferreira Ghidetti

O CORPO NA EVOLUÇÃO DA ESCRITA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA (275-294)
Maria Paz Brozas Polo

ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DA ESTÉTICA DO TAEKWONDO (295-314)
Rebeca Cardozo Coelho, Lev Kreft, Teresa Lacerda

ESPORTE, PROJEÇÃO, ESPELHO E  SÍMBOLO CULTURAL: REFLEXÃO SOBRE OS ESPORTES DE SACRIFÍCIO E SUA TRANSMISSÃO DE VALORES NO CONTEXTO SOCIAL E EDUCACIONAL (315-336)
Roberto Cachán Cruz

domingo, 8 de setembro de 2013

Uma homenagem a Vitor Marinho de Oliveira

Neste 07 de setembro de 2013, perdemos Vitor Marinho de Oliveira (Vitor Marinho).

A Educação Física brasileira, perde, a Educação brasileira perde.
Humanista e comunista, é autor de um dos livros que mais lidos foi na área: O que é Educação Física, da coleção Primeiros Passos, editado pela Brasiliense. 
É também autor dos livros: Consenso e Conflito: Educação Física Brasileira, Educação Física Humanista; Fundamentos Pedagógicos da Educação Física (Organizador); História Oral Aplicada à Educação Física Brasileira; (Organizador); O Esporte Pode Tudo.

O blog do Sérgio registra e homenageia este que grande contribuição trouxe para a Educação Física no Brasil.

Nossos mais sinceros sentimentos e preces aos familiares de Vitor Marinho nesse momento de tristeza e perda.

sábado, 7 de setembro de 2013

A contribuição da escola no desenvolvimento das funções psicológicas superiores

07 de setembro não é dia de comemorar nada. Ou vamos às ruas ou vamos estudar e compreender mais e melhor algumas questões que interferem na construção da realidade educacional de nosso país.

Para isso, trazemos a sugestão de um curso disponível no youtube bastante interessante e formativo.




"Objetivando uma maior aproximação e aprofundamento sobre a Psicologia Histórico-Cultural, para melhor intervir no âmbito escolar, tomando como referência a pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora, o LEPEL - UEFS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esportes e Lazer), da Universidade Estadual de Feira de Santana, realizou dias 16 e 17 de maio de 2013, no prédio da Pós-graduação em Educação e Letras o mini-curso "A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES", tendo a professora, doutora, Lígia Márcia Martins (UNESP-Bauru) como ministrante." (Texto disponível na página do youtube)

O curso está alojado no YouTube em 5 partes:
Parte 1   >   Parte 2   >   Parte 3   >   Parte 4    >   Parte 5




sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Carta Capital, na Escola e Fundamental para Tablets

Encontrei uma informação para quem navega em celulares, smartphones e tablets. O conteúdo ou parte dele, das revistas Carta Capital, Carta na Escola e Carta Fundamental, estão disponíveis para em aplicativos para você baixar. As informações estão disponíveis na página da revista, mas trago aqui para seu conhecimento e usufruto. Aproveite!



O site CartaCapital está acessível em todos os tablets, netbooks, notebooks e computadores disponíveis no mercado, respeitando as limitações e características de cada sistema operacional e aparelhos. Se encontrar dificuldades em navegar em nosso portal pelo seu aparelho, informe-se pelo e-mail centraldigital@cartacapital.com.br

Revista CartaCapital - Edição digital

A versão do aplicativo da revista CartaCapital está disponível para iOS (Apple Store) e Android (Android Market). 

Para fazer o download do aplicativo na Apple Store clique aqui
Para fazer o download do aplicativo na Android Market, aqui 

Uma nova edição estará acessível para download sempre aos sábados, com a íntegra da edição impressa de CartaCapital, acrescida de uma série de conteúdos multimídia como vídeos e áudios. 


Revista Carta Fundamental - Edição Digital

A versão do aplicativo da revista CartaFundamental está disponível para iOS (Apple Store) e Android (Android Market).

Para fazer o download do aplicativo na Apple Store clique aqui
Para fazer o download do aplicativo na Android Market, aqui 



Revista Carta na Escola - Edição Digital

A versão do aplicativo da revista Carta na Escola está disponível para iOS (Apple Store) e Android (Android Market).

Para fazer o download do aplicativo na Apple Store clique aqui
Para fazer o download do aplicativo na Android Market, aqui 






Em caso de dúvidas acesse nosso FAQ - http://www.cartacapital.com.br/faq/

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

IV Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o III Seminário Nacional do Pibid

'A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade.'

Serão realizados nos dias 03, 04, 05 e 06 de dezembro de 2013 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na cidade de Uberaba, MG. 

Esse duplo evento buscará promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à constituição da identidade do professor, com ênfase nas complexidades e paradoxos que marcam a realização desse ato na contemporaneidade.

Inscrições para trabalho já abertas!

Para maiores informações e inscrição acesse AQUI

Concurso Professor Substituto FEF/UFG/JATAÍ

Divulgando em caráter de urgência por causa do prazo limite das inscrições.

UFG em Jataí, lança edital de seleção para professor substituto do curso de Educação Física (Licenciatura) para as disciplinas de Sujeito e Aprendizagem, e Antropologia do Corpo.

O período de inscrição é de hoje até dia 13/09 e o concurso será na semana de 16 a 20/09.

Baixe o Edital AQUI

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Livro Didático Público de Educação Física de João Pessoa

Vamos inaugurar setembro com uma boa contribuição aos nossos colegas professores de Educação Física nas escolas em Goiânia, Goiás, Centro-Oeste e onde mais o blog alcançar.

Trago aqui para download a versão digital do Livro Didático Público da área, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, organizado pelos professores Jeimison de Araújo Macieira, Fernando José de Paula Cunha, Lauro Pires Xavier Neto.

Não deixe de ler o prefácio do livro, pois haverá de encontrar uma reflexão muitíssimo importante feita por Celi Neuza Zulke Taffarel (UFBA) e Cláudio Lira Santos Júnior (UFBA).

Acesse o livro Aqui

Veja esse e outros materiais na página do blog Reflexões sobre a Prática Pedagógica 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Concurso na UNIFESP Campus Baixada Santista - Curso de Educação Física




Está prorrogado até o dia 13/09/2013, concurso público para 01 vaga na área de Educação física, subárea "Trabalho em Saúde e Lutas".

"As vagas a que se refere o presente Edital serão acessíveis somente aos candidatos detentores do título de Doutor, outorgado por Instituição Brasileira e, na hipótese de título outorgado por instituição estrangeira, revalidado conforme legislação vigente.
Somente serão reconhecidos os títulos emitidos por instituições reconhecidas pelo MEC."


Mais informações e inscrições - Acesse o EDITAL



Incidente na UFMS - prefeito descontrolado age com violência

Bom dia!
Este blog vem a público para divulgar um acontecido no mínimo indignante. Leia a carta e ajude na divulgação para que os órgãos de controle e justiça do Mato Grosso do Sul tomem as providências cabíveis.

------------------------

Carta à Comunidade Acadêmica da UFMS/CPAR
Enviada: 01/09/2013 16:34
Estimadas e Estimados colegas Professores, Técnicos e Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Paranaíba;

Escrevo para relatar um gravíssimo e preocupante acontecido que acredito nos atingir a todas e todos.
Hoje (31/08), realizamos uma atividade no câmpus, um mini-curso com dois professores de fora do município sobre a prática clínica na perspectiva Histórico-Cultural. Após o evento, fomos levar os palestrantes para jantar no restaurante Come-Come. Enquanto conversávamos sobre nossas práticas profissionais, chegou à nossa mesa o Prefeito do Município, Diogo Robalinho de Queiroz, também conhecido pela alcunha de Tita ou Diogo Tita, bravejando quem éramos nós, “barbudos”, e que ele estava trazendo para o município, junto com a reitora Célia, o curso de Medicina Veterinária; ao que respondi lamentar a vinda de tal curso (posição que, aliás, defendo publicamente).
O Senhor Prefeito, com um comportamento notadamente alterado, respondeu-me com um TAPA no rosto e continuou bravejando: “Cala a boca, sabe quem eu sou? Eu sou o prefeito desse município!” e continuo, “lamentáveis são suas barbas”, essas “barbas de buceta”, e que não sabemos o custo que é manter uma universidade e que somos um “bando de vagabundos que chupinhamos o Estado”. Nesse momento, um dos professores convidados pediu que ele se acalmasse, pois em nossa conversa sequer estávamos falando do município ou da Universidade, ao que o Senhor Prefeito respondeu com outro TAPA, em sua mão, mandando-lhe também calar a boca. Mandou-nos a todos calarmos a boca inúmeras vezes, enquanto repetia, gritando descontrolado, o mesmo discurso relatado, com poucas variações e alguns acréscimos como: “Fui eu quem trouxe a Universidade Estadual para Paranaíba e o Ramez Tebet a Federal”, “Queria eu ser psicólogo, esses vagabundos que vivem em seus mundinhos e não pagam suas contas” e “Esses professores vagabundos que vêm de Campo Grande chupinhar nosso dinheiro”. Quando as pessoas que o acompanhavam foram retirá-lo, ele começou a gritar à distância, para as pessoas que estavam no restaurante: “Olhem para esses vagabundos que vem aqui nos atrapalhar, EU estou trazendo o curso de Medicina Veterinária para essa cidade”. Retornando à nossa mesa e repetindo as mesmas ofensas, fora novamente conduzido por seus acompanhantes à mesa em que estava sentado.
Minutos depois, mais uma vez conduzido por seus acompanhantes à sua camionete, retornou à mesa, apontando o dedo na cara do professor palestrante (nosso convidado) dizendo que eles ainda irão conversar, que ele o conhece, com uma evidente ameaça ao professor e que entendemos extensiva a nós professores da UFMS/CPAR, já que não seria possível ao Senhor Prefeito conhecer nosso convidado, por ele não ser do município ou sequer do estado.
O fato ocorrido demonstra a completa ausência de trato com a coisa pública por parte do Senhor Perfeito. Fui abordado em público, num espaço não reservado a discussões de tal monta, para tratar de assuntos que deveriam ser discutido em adequados fóruns.
A isso acresça-se o ABUSO DE PODER perpetrado pelo Senhor Prefeito contra os ali presentes quando junto com o tapa, evoca sua condição de administrador público: “Cala a boca, sabe quem eu sou? Eu sou o prefeito desse município!”
Diante disso, gostaria de desenvolver algumas reflexões:
1 – Tal fato acontece exatamente no dia seguinte ao que estive em Campo Grande, junto a outros professores e representante discente em reunião da ADLeste com a Reitora e pró-reitores, como representante sindical deste campus na composição de comissão organizada pela ADLeste, expondo as condições deterioradas de trabalho e estudo de professores, técnicos e  estudantes nos câmpus da UFMS (inclusive enviei convite aos colegas professores e técnicos convidando à reunião em que discutimos o conteúdo do documento apresentado à Magnífica Reitora e os Pró-reitores).
2 – É uma situação aviltante o fato de que um trabalhador desta Universidade tenha sido chamado de vagabundo, quando nós professores (ao menos os do curso de Psicologia) historicamente, nesse câmpus, trabalhamos carga-horária superior àquela que os sindicatos defendem como razoáveis, em condições precárias e que nos impossibilitam de desenvolver adequadamente nossas atividades-fim (ensino, pesquisa e extensão).
3 – Ademais, o Senhor Prefeito, ao referir-se a nós, psicólogos, como “vagabundos que vivem em seus mundinhos”, além de denotar seu profundo desconhecimento da realidade da produção de conhecimento psicológico, bem como da realidade dos profissionais psicólogos, profere uma grave ofensa ao conjunto da categoria dos psicólogos. Também nossos alunos, futuros psicólogos, foram gravemente ofendidos em suas escolhas de projeto profissional. Por fim, o prefeito demonstrou, publicamente, o desprezo que nutre por estes profissionais e, por derivação, pela existência de tal curso neste câmpus.  
 4 – Ao dizer que não pago minhas contas – o que, antes de tudo é uma calúnia e só mostra o despreparo do Senhor Prefeito com os assuntos da vida pública –, o Senhor Prefeito olvida-se do fato de que é o conjunto de impostos que nós, trabalhadores, pagamos, que retorna a ele sob a forma de salário para que na investidura do seu cargo cuide da administração pública da cidade.  
5 – É um fato vergonhoso a qualquer munícipe o de que o prefeito de sua cidade tenha agredido fisicamente e ofendido a um professor que se dispôs, sem qualquer remuneração ou pró-labore, a deslocarem-se a um campus de interior para trazer-nos uma discussão de altíssimo nível, enquanto se gaba por estar trazendo um novo curso para esta mesma Universidade, que imagino desconhecer as atuais condições de trabalho e estudo de professores, técnicos e estudantes.
Diante disso proponho:
1 – Mesmo estando aprovada a vinda do curso de Medicina Veterinária para o câmpus, retomarmos o debate amplo e aprofundado acerca desse fato, que é também uma questão política.
2 – A retomada das discussões a respeito das condições de trabalho e estudo a que nós, professores, técnicos e estudantes, estamos sujeitos na UFMS.
3 – Que haja ampla discussão acerca dessa afronta à autonomia da universidade pública.
4 – Que discutamos as precárias condições oferecidas pelo município (transporte público, assistência, saúde e trabalho) para a permanência dos estudantes no município e no câmpus.
5 – Que a Universidade se manifeste oficialmente em relação ao ocorrido.


Paranaíba/MS, 31de agosto de 2013.

Professor Doutor Nilson Berenchtein Netto
Psicólogo – CRP/MS 14/05620-9
Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Paranaíba
Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Paranaíba

III Simpósio Internacional de Ciências Sociais - A comparação nas ciências sociais.


Mais informações, programação e inscrições acesse o site do evento AQUI

domingo, 1 de setembro de 2013

1° de setembro, uma formalidade...

O Fernando Mascarenhas já tinha antecipado uma reflexão bastante contextualizada sobre, o que em tese, é comemorado por muitos de nossos colegas professores de Educação Física. Vale a pena ler!

Poderíamos escrever muitas outras coisas, mas prefiro apenas dizer da insatisfação com as diversas situações de ingerência e abuso de 'poder' exercidos pelo Brasil 'afora-adentro'.

As indicações de que a comemoração do dia do professor de Educação Física é dia 15 de outubro, permanecem aqui e para muitos de nós.

Qual é a luta? Respeito e dignidade aos professores de Educação Física do Brasil, que trabalham nos mais variados campos profissionais, para que eles não tenham que dobrar os joelhos a nenhuma instituição que restrinja seu acesso ao mundo do trabalho.