sexta-feira, 23 de maio de 2014

Contato, IdeoKinesis e Composição com Camila Vinhas - CasAcorpO


Quanto mais contato, melhor!

CONTATO, IDEOKINESIS e COMPOSIÇÃO
Na medicina chinesa há uma frase que diz: “o cérebro é o mar da medula”. Assim, todo o sistema nervoso é visto como rios que seguem para o mar, mas que antes passam pelo grande vale que é a coluna vertebral, que guarda a medula óssea.
Assim trabalharemos a coluna em seu micro e macrocosmos, exploraremos tátil e cineticamente sua geografia e mapearemos suas relações entre a sensação e a imagem internas para investigarmos meios de expansão da sua potência também através dos principais chakras do eixo do corpo e da áura, mixando os conhecimentos sobre os meridianos e vértices de energia e a ideokinesis para dar maior abrangência para as relações entre pesos que se intercambiam nos processos da dança do Contato Improvisação.
A Ideokinesis é um método de associação entre a imagem interna do corpo e sua sensação física e é uma prática que lida com o cruzamento destas informações científicas e empíricas, mentais e sensoriais, obtidas através de experiências e ações específicas. Estas sensações situam o corpo no espaço, informam sobre peso, eixo, dinâmica, freqüência e sobre a atenção, uma das ferramentas mais tecnológicas do Ser Humano. A atenção esclarece as potências mentais e corporais.
Todas estas informações podem ser compostas de forma que conectadas expressem trajetórias, imagens e situações poéticas, cuja compreensão pode ir além dos limites da linguagem verbal. Esta utilização específica da imagem da estrutura do corpo humano em luz em prol do movimento desenvolve as faculdades naturais do “corpo mental” e da “mente corporal” do sistema corpo-mente.
A proposta nesta residência é incorporar os princípios destas ferramentas como matéria prima para a pesquisa do Contato Improvisação, para a identificação das diferentes formas de entregar e trocar os pesos que podem inclusive gerar leveza, mudanças de fluxos e abertura para novas qualidades e estados de movimento para aquele que dança.

- Currículo resumido de Camila Vinhas:
Co-criou e co-produziu ”1o Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo” na Galeria Olido. Veja + http://tudoedanca.blogspot.com/2008/02/vez-do-contato-improvisao.html
É performer em projetos autorais, como o de cinedança “Eu Rio” e em projetos criados com outros artistas. Compõe o elenco de “Super Night Shot”, filme ao vivo, de autoria do coletivo britânico-alemão Gob Squad. Tem trabalhado na circulação de informações e no aprimoramento dos profissionais em encontros e Jams Sessions. Ensina sobre consciência e reestruturação corporal, Contato-Improvisação e Dança Contemporânea para profissionais da dança, teatro e aprendizes da arte do movimentoTem a Imagem como elemento central para suas formas de criação.
VEJA TAMBéM:



- CONTATO, IDEOKINESIS e COMPOSIÇÃO com Camila Vinhas
Local: casAcorpO
Carga Horária: 40 horas
Cronograma: Aulas terças e quintas-feiras, entre os dias 27 de maio e 28 de junho das 19h às 22h.
31 de maio (sábado) – jam session junto ao POR ACASO tardes de improvise, das 17h às 20h.
28 de junho (sábado) – jam session (possivelmente com música ao vivo) na casAcorpO e conversa/palestra, das 17h às 20h.
* Serão marcadas outros momentos de jam session junto a turma, em locais diversos pela cidade.
Contribuição mínima de investimento: R$300,00