sábado, 9 de agosto de 2014

Esporte na escola e o Projeto Pedagógico

O blog traz hoje um assunto que já trouxe diversas polêmicas, acentuou dissenções teório-filosóficas e metodológicas em função do lugar que deveria ocupar o esporte dentro da escola, e de qual esporte está se tratando.

O Prof. Dr. Vicente Molina Neto, articula nesta entrevista ao Portal Brasil disponibilizada no Centro Esportivo Virtual elementos interessantes que podem nos ajudar a pensar filosoficamente a partir do Projeto Pedagógico da escola, a forma e o conteúdo do Esporte dentro da escola. E não somente o Esporte, mas todo e qualquer conteúdo da Educação Física.

Fica a dica e indicação da leitura da entrevista. Confira na íntegra


O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vicente Molina Neto acredita que o desenvolvimento do esporte na escola como conteúdo da educação física escolar só faz sentido quando está integrado ao projeto pedagógico da instituição de ensino.
Em entrevista coletiva concedida ao Portal do Professor, o educador comenta a importância do esporte durante a trajetória escolar. “Os benefícios do esporte estão localizados na formação humana dos estudantes, em seus desdobramentos físicos, intelectuais e ético-morais e no desenvolvimento humano das sociedades historicamente localizadas”, afirma.
Na UFRGS, Molina coordena o grupo de pesquisa F3P-Efice – Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte.
Também participa do grupo Formación Inovación y Nuevas Tecnologias e do Centro de Estudios sobre los Cambios en la Cultura y en la Educación, ambos da Universidade de Barcelona (Espanha), onde cursou doutorado em filosofia e ciências da educação, participou de pós-doutorado e fez estágio sênior como professor convidado.
Ele tem licenciatura em educação física, mestrado em educação e experiência nas áreas de formação de professores de educação física e de esporte escolar.
Fonte: CEV; PORTALBRASIL