sábado, 31 de maio de 2014

A Educação do Campo, corpo e infância no III Ciclo de Debates - Jornalismo UFG

O Coletivo e Laboratório Magnifica Mundi, do Curso de Jornalismo da UFG, organizam a II Jornada Científica, entre os dias 12 de maio a 12 de junho, com atividades diárias.

Nessa Jornada Científica, acontece o III Ciclo de Debates - 30 anos da Comunicação Comunitária no curso de Jornalismo. E entre as diversas atividades, o nosso blog vem destacar a seguinte:

Educação do Campo, Corpo e Infância, que acontece dia 3 de junho, às 14h, no Estúdio de TV da FIC

Jaciara Leite Graduada em Educação Física pela Universidade de Brasília - UnB (2006). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Professora Assistente da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - FEF/UFG.


Para se inscrever clique aqui.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Especialização em Docência na Saúde

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA SAÚDE 
Modalidade Semipresencial 
EDITAL Nº 02/2014 

Torna pública a abertura do Processo Seletivo ao preenchimento de 600 vagas para discentes em todo o território nacional. 

O Curso de Especialização em Docência na Saúde é destinado aos professores do ensino superior inseridos na docência em saúde, definidos conforme Tabela de Áreas do Conhecimento na CAPES/MEC (Grande Área da Saúde – ANEXO I), com exercício das funções de coordenação e/ou docência nestes cursos de graduação universitária na área da saúde.

Período de inscrições (online): 28 de Abril até 28 de Maio de 2014.
Mais informações:

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Política versus formação intelectual

Olá pessoal, 

vou pedindo desculpas pelo tamanho do texto, mas o assunto merece uma exposição mais contundente.

Iniciamos essa semana com um grande problema criado por um prefeito de uma importante cidade goiana. Trata-se do Sr. Agenor Rodrigues de Rezende, prefeito da cidade de Mineiros-GO. 

No decreto 196 de 13 de Março de 2014, o mesmo modifica a forma de conceder a gratificação por titularidade dos professores do município, criando um hankeamento dos cursos os quais se formaram os professores, utilizando a modalidade do curso. Nisso, rebaixa  os cursos de formação de professores na modalidade a distância indistintamente. 

Nem se preocupou em consultar a UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, instituição que mantém um Pólo de Educação a Distância em Mineiros, para identificar elementos sobre a qualidade dos cursos que formam professores neste reconhecida instituição de ensino superior do Brasil.

Vale lembrar que tal comportamento, reafirma o preconceito e a discriminação por que passam tais cursos de formação não somente em Goiás. Mas, esperávamos que Goiás desse exemplo ao resto do país ao produzir uma reflexão sobre esse assunto, que considerasse as relações inter-institucionais.

No dia 25 de Abril de 2014, a UFG, concedeu outorga de grau a centenas de professores dos cursos de licenciatura em Educação Física e Artes Visuais na modalidade a Distância. E entre estes, diversos formados no Pólo de EaD em Mineiros-Go.

Gostaríamos que a Prefeitura de Mineiros-GO, explicasse tamanho ato descabido, porque não dizer, inconsequente e anti-democrático, ao invalidar a formação de inúmeros professores nessa modalidade. Mais que isso: esse decreto (196-2014), coloca em XEQUE o trabalho dos PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS e FUNCIONÁRIOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS que laboriosamente se dedicaram à formação desses profissionais.

Sou Professor da UFG e atuo na Educação a Distância e contribui na formação dos professores de Educação Física, formados recentemente no pólo de EaD da UFG em Mineiros-GO e me sinto profundamente ofendido e desrespeitado na seriedade e compromisso aos quais dedico e dediquei nesse curso. REPUDIO o conteúdo desse decreto e ESPERO que isso tenha sido um grande equivoco de interpretação dessa gestão municipal.

Cabe uma atitude de retratação e uma revisão neste decreto, onde os critérios para autorização de pagamento da gratificação de titularidade não seja a modalidade do curso de formação, mas a chancela dos cursos que os formam.

É sabido que existem diversos cursos e instituições que ministram cursos na modalidade a distância, mas acredito que a Associação Brasileira de Educação a Distância, devesse ser consulta (http://www.abed.org.br/site/pt/) para identificar parâmetros de qualidade. A própria CAPES responsável pela autorização para abertura e funcionamento de cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB - (www.uab.capes.gov.br)

Com a Palavra, a Reitoria da Universidade Federal de Goiás para sabermos o que pensa o nosso Reitor, com direito de resposta, ao Exmo Prefeito de Mineiros-Go.

Em tempo, o conteúdo do decreto:



domingo, 25 de maio de 2014

Roda ampliada: Tecendo Saúde Integral pelo fio da Saúde Mental

Tema do Evento: Roda Ampliada “ Tecendo Saúde Integral pelo fio da Saúde Mental”

: Centro de Aulas D - Câmpus Colemar Natal e Silva
31 Maio 2014

Evento acontecerá das 8 às 12 horas, na sala 110 do Centro de Aulas D

Roda Ampliada Tecendo Saúde Integral pelo fio da Saúde Mental abre as atividades do projeto de extensão Saúde Mental na Roda (SMR) do PRÓ-PET Sáude Mental da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Secretaria de Saúde de Goiânia. 
O evento acontecerá no próximo sábado, dia 31/05, das 8 às 12 horas, no Centro de Aulas D, sala 110 da UFG, no Setor Universitário. Informações e inscrições: rodaampliada1.2014@gmail.com
O objetivo do evento é discutir a importância da Saúde Mental na construção da clínica ampliada em saúde e estratégias para qualificar a formação dos profissionais para atuarem na promoção da Saúde Mental em rede.
As Rodas Ampliadas em Saúde Mental acontecem mensalmente na UFG, visando promover encontros, trocas de experiência e construção coletiva de conhecimentos e ações promotoras de Saúde Mental, com professores, técnico-administrativos e alunos da UFG e a comunidade.

sábado, 24 de maio de 2014

Concurso Público - UNIFESP - Campus Baixada Santista




A UNIFESP, Campus Baixada Santista, abre 01 vaga para docente doutor, para área de trabalho em Saúde e Lutas.

As inscrições ocorrerão no período de 30 de Abril a 29 de Maio de 2014, exceto sábados, domingos e feriados e dia 02 de Maio de 2014, para entrega da documentação exigida.

Mais informações e inscrições acesse o edital AQUI

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Contato, IdeoKinesis e Composição com Camila Vinhas - CasAcorpO


Quanto mais contato, melhor!

CONTATO, IDEOKINESIS e COMPOSIÇÃO
Na medicina chinesa há uma frase que diz: “o cérebro é o mar da medula”. Assim, todo o sistema nervoso é visto como rios que seguem para o mar, mas que antes passam pelo grande vale que é a coluna vertebral, que guarda a medula óssea.
Assim trabalharemos a coluna em seu micro e macrocosmos, exploraremos tátil e cineticamente sua geografia e mapearemos suas relações entre a sensação e a imagem internas para investigarmos meios de expansão da sua potência também através dos principais chakras do eixo do corpo e da áura, mixando os conhecimentos sobre os meridianos e vértices de energia e a ideokinesis para dar maior abrangência para as relações entre pesos que se intercambiam nos processos da dança do Contato Improvisação.
A Ideokinesis é um método de associação entre a imagem interna do corpo e sua sensação física e é uma prática que lida com o cruzamento destas informações científicas e empíricas, mentais e sensoriais, obtidas através de experiências e ações específicas. Estas sensações situam o corpo no espaço, informam sobre peso, eixo, dinâmica, freqüência e sobre a atenção, uma das ferramentas mais tecnológicas do Ser Humano. A atenção esclarece as potências mentais e corporais.
Todas estas informações podem ser compostas de forma que conectadas expressem trajetórias, imagens e situações poéticas, cuja compreensão pode ir além dos limites da linguagem verbal. Esta utilização específica da imagem da estrutura do corpo humano em luz em prol do movimento desenvolve as faculdades naturais do “corpo mental” e da “mente corporal” do sistema corpo-mente.
A proposta nesta residência é incorporar os princípios destas ferramentas como matéria prima para a pesquisa do Contato Improvisação, para a identificação das diferentes formas de entregar e trocar os pesos que podem inclusive gerar leveza, mudanças de fluxos e abertura para novas qualidades e estados de movimento para aquele que dança.

- Currículo resumido de Camila Vinhas:
Co-criou e co-produziu ”1o Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo” na Galeria Olido. Veja + http://tudoedanca.blogspot.com/2008/02/vez-do-contato-improvisao.html
É performer em projetos autorais, como o de cinedança “Eu Rio” e em projetos criados com outros artistas. Compõe o elenco de “Super Night Shot”, filme ao vivo, de autoria do coletivo britânico-alemão Gob Squad. Tem trabalhado na circulação de informações e no aprimoramento dos profissionais em encontros e Jams Sessions. Ensina sobre consciência e reestruturação corporal, Contato-Improvisação e Dança Contemporânea para profissionais da dança, teatro e aprendizes da arte do movimentoTem a Imagem como elemento central para suas formas de criação.
VEJA TAMBéM:



- CONTATO, IDEOKINESIS e COMPOSIÇÃO com Camila Vinhas
Local: casAcorpO
Carga Horária: 40 horas
Cronograma: Aulas terças e quintas-feiras, entre os dias 27 de maio e 28 de junho das 19h às 22h.
31 de maio (sábado) – jam session junto ao POR ACASO tardes de improvise, das 17h às 20h.
28 de junho (sábado) – jam session (possivelmente com música ao vivo) na casAcorpO e conversa/palestra, das 17h às 20h.
* Serão marcadas outros momentos de jam session junto a turma, em locais diversos pela cidade.
Contribuição mínima de investimento: R$300,00

terça-feira, 20 de maio de 2014

Concurso Público para Professor Efetivo (Edital 33/2014) - UNIVASF Petrolina-PE



Estão abertas inscrições ao concurso para professor efetivo do curso de Educação Física da UNIVASF (Federal do Vale do São Francisco), que fica localizada na cidade de Petrolina-PE.

01 vaga para mestre na disciplina Ginástica Artística e Ginástica Rítmica. 

Período de inscrição: Das 17:00 do dia 09/05/2014 às 23:50 do dia 29/05/2014.

Mais informações sobre o concurso.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Seminário: Ensino Superior em Portugal: acessibilidade, empregabilidade e o processo de Bolonha FE/UFG

ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: ACESSIBILIDADE, EMPREGABILIDADE E O PROCESSO DE BOLONHA
06 de junho de 2014 - 8:30 - sala 245 da FE UFG
Prof. Belmiro Gil Cabrito e Prof.ª Maria Luisa M. Cerdeira


domingo, 18 de maio de 2014

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Revista Movimento - Abril-Junho



É com prazer que informamos o lançamento do recente número da Revista Movimento.




Comissão Editorial
Revista Movimento
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Movimento (ESEF/UFRGS)
v. 20, n. 2, abr./jun. 2014

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Revista Movimento - Chamada Número Especial



CHAMADA NÚMERO ESPECIAL: Por uma sociologia pública do esporte nas Américas: conquistas, desafios e agendas emergentes
Proposta temática para o número especial: “Por uma sociologia pública do esporte nas Américas: conquistas, desafios e agendas emergentes”
Submissões serão aceitas em Português, Inglês e Espanhol.
Os manuscritos deverão possuir entre 4.000 e 6.000 palavras (incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas) e devem seguir as normas da própria Revista Movimento disponíveis em ACESSE AQUI

A data final para o envio de trabalhos será 31 de Maio de 2014. Todos os manuscritos devem ser submetidos online em <http://www.seer.ufrgs.br/Movimento>
Endereçar dúvidas para Guilherme Reis Nothen no e-mail: g.reisnothen@mail.utoronto.ca


III Encontro de Fenomenologia - Maringá/PR


Datas: 28 e 29 de Maio de 2014 
Local: Auditório da FADEC, Campus sede da UEM 


Apresentação 

O III Encontro de Fenomenologia é uma iniciativa do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá. Em sua terceira edição, o evento contará com a participação de palestrantes convidados e abrirá inscrições para submissão de comunicações.

O III Encontro de Fenomenologia não delimitará sua temática nesta edição do evento, propondo-se a se estabelecer como uma ocasião de debate e discussão de toda a tradição fenomenológica, contribuindo para a difusão e divulgação da pesquisa na área de Fenomenologia e na formação geral dos acadêmicos de Filosofia e áreas afins. 


Para efetuar sua inscrição, siga as instruções na página do evento

Carga horária: 16 horas 
Valor: R$ 20,00 Ficha de inscrição 

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Av. Colombo n.5.790 – bloco H-35 sala 003 
Maringá - Paraná
Telefone: (44) 3011-8983
E-mail: sec-pgf@uem.br

sábado, 10 de maio de 2014

I Seminário de Cultura Popular - BH/MG



Período :  14 e 15 de maio
Entrada: Gratuita
Centro de Arte Popular - Cemig:
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 - Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG


terça-feira, 6 de maio de 2014

FAEMA - Contrata docentes


A Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, está realizando processo seletivo para contratação de docentes na área de Fisioterapia, Farmácia, Educação Física, com título de Mestre ou Doutor (concluído ou em andamento). Aos interessados enviar currículo para ouvidoria@faema.edu.br

Fonte:
--
Neiva Saori
Ouvidoria FAEMA
Portaria nº 032/2012/GDG/FAEMA
www.faema.edu.br(69)3536-6600

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A educação espera as mudanças, mas quem haverá de promovê-las?

Em alguns lugares a tarefa de ensinar pode estar evoluindo a passos largos, enquanto em outros, ainda sentimos o aroma do século XIX, nas cores das paredes, no uso da lousa e do giz e na estratégia de ensino que não consegue superar os padrões do copismo.

Que tal inspirar-se ainda que utopicamente, numa perspectiva sobre o uso das TIC's no interior da sala de aula? Mais ainda, numa perspectiva sobre o uso da tecnologias que estão já instauradas na lógica do fazer da geração que hoje vive a escola?

Este é um protótipo da relação tecnologia-escola, elaborado pela Intel, em que a tecnologia não isolou ninguém, não viciou ninguém e exigiu um nível de trabalho colaborativo interessante entre mestre e estudantes e entre estes e outros especialistas.







sexta-feira, 2 de maio de 2014

Mestrados em Artes - UnB

Aos colegas da Arte, o blog do Sérgio divulga duas importantes contribuições no campo da pós-graduação nível de Mestrado. 

A UnB lança dois cursos de Mestrado sendo um acadêmico e outro profissional. 

Para conhecer em detalhes acesse as páginas nos links abaixo.







quinta-feira, 1 de maio de 2014

1° de Maio - Trabalhadores despertai!

Eu não poderia encontrar uma imagem que retratasse melhor o que venho pensando sobre a importância da organização dos trabalhadores em prol de uma sociedade mais justa, mais humana onde o Estado não é alheio e nem refém do mercado e suas artimanhas para explorar os trabalhadores. A luta é permanente e a organização coletiva é a principal e mais importante ARMA do trabalhador e da trabalhadora contra o patrão, contra o Estado.

"Trabalhadores, despertai!"

Professores, enfermeiros, comerciários, domésticos, operários, assalariados portanto, DESPERTAI!

VALENTIN SEROV - Valentin Alexandrovich Serov (January 19, 1865 – December 5, 1911) foi um pintor Russo e um dos mais premiados  artistas de retratos de sua era.