quinta-feira, 26 de junho de 2014

Construindo pesquisas a partir de Bourdieu - Afrânio M. Catani

CATANI, A. M. Origem e Destino: pensando a Sociologia reflexiva de Bourdieu. 1ª. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. v. 1. 

PESSOA, Jadir de Morais; OLIVEIRA, João Ferreira de (Orgs.). (Org.). Pesquisar com Bourdieu. 1ª. ed. Goiânia: Cânone Editorial, 2013, v. 1. 


Realização: 
Projeto Integrado de Pesquisa: EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO 
SUPERIOR E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: Financiamento, 
Gestão e Avaliação 
(Casadinho / UFG-USP / CNPq) 
PPGE/FE/UFG 
Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação 
NEDESC – Faculdade de Educação 
ANPAE – Seção Goiás 

quarta-feira, 25 de junho de 2014

TALIS 2013 - Aspectos Técnicos e Resultados Fund. Carlos Chagas


Faça sua inscrição enviando email para seminariosfcc@fcc.org.br

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Curso de Especialização em Docência na Saúde - Inscrições até 30 de Junho

Curso de Especialização em Docência na Saúde tem inscrições mantidas até o dia 30 de junho de 2014

Serão mantidas até dia 30 de junho as inscrições para o curso de Especialização em Docência na Saúde. 
O programa, que dispõe de 600 vagas destinadas a professores e preceptores envolvidos com o apoio ao ensino e formação nas graduações em saúde, terá cada inscrição composta necessariamente por um grupo de três integrantes, vinculados a um mesmo pré-projeto de intervenção institucional coletiva, que será objeto da seleção ao preenchimento das vagas. 
O curso será na modalidade Educação à Distância (EAD),com encontros presenciais regionais e nacionais, acontecerá no período de junho de 2014 a julho de 2015 e é uma iniciativa entre o Ministério da Saúde e EducaSaúde, com o objetivo de desenvolver processos pedagógicos e formativos que respondam às necessidades sociais e de melhoria da qualidade do sistema de saúde dentro da formação universitária dos profissionais da saúde. 
A inscrição deverá ser realizada apenas através do maior representante legal na gestão de ensino da graduação da respectiva Instituição de Ensino Superior (reitor, pró-reitor de ensino ou graduação, etc).
Ações 


sábado, 21 de junho de 2014

Seleção do Mestrado em Psicologia da UFG - 2014/2015 -


O curso de mestrado acadêmico em Psicologia realizará dois processos seletivos em 2014. O primeiro edital, tem seu período de inscrição entre os dias 18/06/2014 à 02/07/2014, e vai selecionar estudantes para matrícula em setembro de 2014. 
O segundo processo seletivo ocorrerá no final do segundo semestre letivo de 2014 e selecionará estudantes para matrícula no início do primeiro semestre letivo de 2015.
Mais informações sobre vagas, linhas de pesquisa, inscrição e demais informações acesse o edital AQUI

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Teatro Infantil na América Latina - Palestra promovida pelo NEPIEC


O Blog do Sérgio, traz que nesta próxima segunda-feira (23), o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos - NEPIEC , convidam a todos para uma palestra sobre "Teatro Infantil na América Latina" com o professor Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira, da Universidade Estadual de Santa Catarina, que acontecerá no dia 23 de junho de 2014, no período das 9 às 12 horas, na sala 245 da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Palestra intitulada: TEATRO INFANTIL NA AMÉRICA LATINA - "TEATRO INFANTIL? PROBLEMAS DE UMA CENA QUE SEGREGA"

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Especialização Promoção da Igualdade Racial na Escola - EAD UFOP


O curso de especialização UNIAFRO: Política de promoção da igualdade racial na escola, da Universidade Federal de Ouro Preto, tem como objetivo abordar as políticas públicas traçadas para o enfrentamento do racismo, de forma que a Lei nº 10.639/03, que inclui o ensino de História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar brasileiro, seja contemplada. 

Em sua primeira edição, o curso contará com cinco polos, que são: Barroso/MG, Campinas/SP, Mariana/MG, Ponte Nova/MG e Timóteo/MG.

Serão selecionados 250 alunos, sendo 50 para cada Polo.

Encontra-se aberto o Edital para seleção de cursistas. As inscrições vão de 21 de maio a 20 de junho.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bibliotecas num click


Um dos melhores lugares para encontrar informações e conhecimentos  de todos os tipos e ciências é nas bibliotecas. Porém, nem todos tem a disponibilidade para ir a uma biblioteca. Por isso, o Blog do Sérgio traz uma notícia interessante - uma lista com as principais bibliotecas digitais para você consultar sem sair de casa, sem custo. São elas:

1 – Domínio Público

Quer ler Machado de Assis, ou conhecer mais sobre as obras do romantismo? O site oficial do Domínio Público do governo conta com milhares de obras, vídeos, textos e sons totalmente gratuitos para download. Todas as obras já estão no domínio público, ou seja, você só encontrará criações de pessoas que morreram há 70 anos.

2 – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

O site da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) contem livros, revistas, documentos, e outros tipos de arquivos livres para o download gratuito.

3 – Biblioteca Digital Paulo Freire

Voltada principalmente para a área de filosofia e pedagogia, a Biblioteca Digital Paulo Freire disponibiliza para download gratuito das obras do pedagogo e filósofo Paulo Freire.

4 – Biblioteca Nacional Digital Brasil

Com mais de 700 mil arquivos, a Biblioteca Nacional Digital Brasil conta artigos, trabalhos acadêmicos, livros, obras de arte, gravuras, fotografias e outros documentos para download grátis.

5 – Biblioteca Mundial Digital

Com objetivo de reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo, a Biblioteca Mundial Digital disponibiliza gratuitamente fotos e arquivos para consulta.

6 - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Coordenada pelo Ibict, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) reúne centenas de teses e dissertações de universidades de todo o País. É uma ferramenta útil para quem está fazendo a sua monografia e precisa de fontes acadêmicas.

7 – Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal

Para os estudantes e profissional da área de Direito, a Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal é uma ótima fonte de pesquisa para documentos, livros, artigos e outros arquivos de interesse para a área.

8 – Biblioteca Digital da Unicamp

Biblioteca Digital da Unicamp conta em seu acervo com dissertações, teses, pesquisas em andamento, revistas eletrônicas, etc., todos feitos pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição.

9 – Biblioteca Digital da UNESP

Com um grande acervo de obras de artes, gravuras e desenhos, além de trabalhos acadêmicos, a Biblioteca Digital da UNESP contem os arquivos necessários para estudantes que precisam consultar fontes seguras.

10 – Biblioteca Digital do Museu Nacional

site da Biblioteca do Museu Nacional tem como objetivo disponibilizar o acervo de obras raras nas áreas de ciências naturais e antropologia.

11 – Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

Para estudiosos ou interessados na área de música, a Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ é uma ótima opção para consultar documentos da área. O acervo conta com obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de partituras, manuscritos e periódicos para download gratuito.

12 – Biblioteca Digital e Sonora

Com acesso gratuito, mas exclusivo para pessoas com deficiência visual, a Biblioteca Digital e Sonora reúne diversos materiais no formato digital para facilitar o acesso dessas pessoas aos conteúdos.

13 – Project Gutenberg

Project Gutenberg reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Lá, é possível encontrar as obras originais de grandes nomes da literatura mundial.
Fonte: Universia Brasil

domingo, 15 de junho de 2014

XIV Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros


Aprovados no concurso SEDF

Olá a todos. 

Saiu a convocação dos aprovados no último concurso da SEDF. 

O blog do Sérgio parabeniza a todas e todos que foram convocados. 


Em breve, traremos a relação dos convocados e suas instituições formadoras de origem. Assim, ressaltamos o esforço e a dedicação aos estudos.

sábado, 14 de junho de 2014

Livros de Autores Marxistas - Para download

 
Camaradas de todas as partes, compartilho esse link para vocês baixarem inúmeros livros de autores marxistas.
 
São mais de 500 livros para baixar.
 
Abraços fraternos

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Viagem de Férias - façam suas reservas - Promoção para Professores

Promoção Especial para Professores e Professoras


Ao entrar em contato com os nossos consultores para solicitar sua cotação referente ao pacote de viagem, diga que viu nosso anúncio no Blog do Sérgio Moura.

Inglês sem Fronteiras

Estão abertas até 02 de julho as inscrições para os cursos presenciais de língua inglesa dos Núcleos de Línguas do Programa IsF.
Aproveite esta oportunidade 
e inscreva-se já!

Início das aulas: 14 de julho


Conheça o programa, leia o edital e faça sua inscrição aqui! PARTICIPE!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Aluno Especial - Mestrado e Doutorado em Educação - UFMT



Para quem mora em Cuiabá-MT ou redondezas, a UFMT informa a abertura do edital para seleção de Alunos Especiais para o segundo semestre de 2014. Já está disponível no site (www.ufmt.br/ppge) e através do link

Ou baixe o edital AQUI

As inscrições ocorrerão no período de 14 a 18 de julho de 2014.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

PNE (Plano Nacional de Educação)

As dez demandas institucionais do PNE, por Daniel Cara.
 
 
Elisângela Fernandes/Campanha Nacional pelo Direito à Educação 3.jun.2014 - Mesa Diretora da Câmara, presidida por Henrique Alves (PMDB-RN), na aprovação do PNE 
3.jun.2014 - Mesa Diretora da Câmara, presidida por Henrique Alves (PMDB-RN), na aprovação do PNE
 
Apenas começou. Plano Nacional de Educação (PNE) traz dez tarefas institucionais decisivas para a gestão da educação pública. A sociedade civil precisa participar de todas elas para evitar retrocessos.

A última imagem da tramitação do PNE no Congresso Nacional fez um resumo de toda a história: na Mesa Diretora da Câmara, presidida pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), uma faixa foi estendida pelos parlamentares. Ela continha três frases: "Vitória da sociedade civil. Vamos dividir o bolo! Mais recursos da União para o CAQi".
Elaborada pelo movimento "PNE pra Valer!", criado e coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o cartaz comemorava a permanência da Estratégia 20.10, de forma unânime. Esse dispositivo determina em lei, pela primeira vez na história, a participação decisiva da União (a grosso modo, o Governo Federal) no financiamento da educação básica pública. O objetivo é viabilizar um padrão mínimo de qualidade, por meio do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial).


Leia na íntegra AQUI

VI Fórum de Educação e Diversidade - Tangará da Serra MT



 De 13 a 15 de agosto de 2014
UNEMAT – Campus Universitário de Tangará da Serra – MT


Até o dia 30 de Junho estão abertas as inscrições para o envio de trabalho em 19 GTs.

Mais informações e inscrições acesse o site do evento AQUI

terça-feira, 10 de junho de 2014

Chamadas públicas para projetos de pesquisa e bolsas do CNPq

CHAMADA INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos voltados à consolidação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e à formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional.

Acesso ao Edital AQUI

domingo, 8 de junho de 2014

Educação a Distância - aprova docentes em concurso público no DF

Alunos do curso de Educação Física na modalidade a distância são aprovados em Concurso Público da Secretaria de Educação do Distrito Federal.


Foto: Rhanna Asevedo
O curso de licenciatura em Educação Física na modalidade a distância da Universidade Federal de Goiás, Projeto UAB II, formou sua primeira turma em abril deste ano. Dos nove polos do projeto, um situa-se na cidade de Formosa-GO, na região do entorno do Distrito Federal, no qual dezessete alunos colaram grau.

Desses dezessete egressos, cinco foram aprovados no concurso público para provimento do cargo de professor da educação básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal – disciplina Educação Física. São eles:

– Andreia Rodrigues de Oliveira
– Alessandro Alves Leite
– Cristiano Gabriel da Silva
– Erick Tarlen de Melo Santos
– Shirlei Santos Tavares

sábado, 7 de junho de 2014

Lançamento de Livros sobre Esporte e temas correlatos

Olá pessoal,

estamos divulgando o lançamento de alguns livros que certamente irão dialogar com alguns de seus objetos de estudo e pesquisa. Tomei conhecimento que no dia 09 de Junho, no Rio os livros e suas respectivas e editoras estarão realizando o lançamento, recado do Prof. Victor Andrade Melo (UFRJ). São eles:


- Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do Futebol
Ronaldo Helal e Álvaro do Cabo (orgs.)
Editora da UERJ

- Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol
Gilmar Mascarenhas
Editora da UERJ
 
- Estado novo e esporte: a política e o esporte em Getúlio Vargas e Oliveira Salazar (1930-1945)
Mauricio Drumond
Editora 7 Letras (coleção Visão de Campo)
 
- Esporte, cultura, nação, Estado: Brasil e Portugal
Fabio de Faria Peres, Maurício Drumond e Victor Andrade de Melo (orgs.)
Editora 7 Letras (coleção Visão de Campo)
 
- A gymnastica no tempo do Império
Victor Andrade de Melo e Fabio Peres
Editora 7 Letras (coleção Visão de Campo)
 
- Comunicação e esporte: reflexões a partir do cinema
Rafael Fortes e Victor Andrade de Melo (orgs.)
Editora 7 Letras (coleção Visão de Campo)
 
O lançamento será realizado no dia 9 de junho, a partir das 18h30, na Livraria Folha Seca, Rua do Ouvidor, 37, Centro, Rio de Janeiro.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pensar a Educação em Pauta

Divulgando o Boletim Pensar a Educação em Pauta, que é uma ação do Projeto "Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822/1922"



"O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil articula ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas brasileiras, na busca de alternativas para se pensar o Brasil, a partir de uma reflexão sistemática sobre um dos grandes desafios do nosso tempo: a educação pública."

Acesse o site do Projeto AQUI

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Reunião Científica Regional da ANPED Centro-Oeste - Inscrições Abertas

XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED





Tema Central: Pós-Graduação e pesquisa em educação: contradições e desafios para transformação social.



Data de realização: 19 a 22/10/2014.

Inscrições para trabalho (Artigo e resumo para Pôster): Até dia 15 de julho de 2014 . 

Local do evento: Centro de convenções da PUC-GO 


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO

VI Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte - Jataí-Go

A Secretaria Estadual do CBCE em Goiás, realiza de 18 a 20 de Setembro de 2014, o VI Congresso Centro Oeste de Ciências do Esporte e o X Congresso de Educação Física na cidade de Jataí-Go. O blog tem a honra de divulgar este evento pela importância que o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte tem para a Educação Física brasileira, mas sobretudo, Goiana e Goianiense. Estimulamos a que você professor e professora, acadêmico e acadêmica de Educação Física, se inscreva e participe! Inscreva seu trabalho!



Submissão de Trabalhos de 01/06/2014 a 07/07/2014

Para mais informações acesse o site do evento AQUI

terça-feira, 3 de junho de 2014

Doutorado em Educação Física Fluxo Contínuo - UPE/UFPB


A partir de 2013 a seleção de candidatos para o curso de doutorado ocorre por processo de fluxo contínuo. 

Calendário para a seleção em 2014

Calendário 1
- Inscrições: Entre 02 e 13 de junho de 2014
- Divulgação do resultado: 25 de julho de 2014
- Matrícula: 31 de julho de 2014

Calendário 2
- Inscrições: Entre 06 e 17 de outubro de 2014
- Divulgação do resultado: 19 de dezembro de 2014
- Matrícula: Entre 9 e 11 de fevereiro de 2015




domingo, 1 de junho de 2014

Projeto de Lei - Educação Física na Educação Básica


Se trata de um projeto de lei cujo conteúdo interessa-nos, professores e professoras de Educação Física, em que, ao modificar a LDB 9.394/1996, determina a exclusividade da formação em licenciatura em Educação Física para ministrar os conteúdos da educação física escolar na educação básica. Leia com isso, a presença do professor de educação física na educação infantil, educação fundamental e ensino médio. No link de acesso ao acompanhamento desse projeto, você encontra o parecer aprovado que dá mais pistas sobre isso.

Atente para a legislação educacional, pois dela, muito de nossa profissão depende.

"Altera a Lei nº 9.394, de 1996, que “Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional” dispondo que a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica a ser ministrado, exclusivamente, por professor habilitado em curso de licenciatura em Educação Física, com prática facultativa ao aluno; determina que os conteúdos curriculares da disciplina educação física na educação básica serão ministrados exclusivamente por professores habilitados em curso de licenciatura em Educação Física; fixa aos sistemas de ensino prazo de 5 (cinco) anos, a contar da publicação desta Lei, para implantar o disposto nela."

Link para você acompanhar essa tramitação AQUI

O problema é que parece que tem gente mais interessada nessa aprovação do que nós mesmos. Este post não tem nenhuma vinculação com as demandas do sistema confef/cref e muito menos faz coro com suas motivações e interesses escusos no campo da educação física escolar, sobretudo, no Distrito Federal.

confef/cref não me representa na educação física escolar!