quinta-feira, 31 de julho de 2014

Segunda Jornada de Filosofia Política da UnB


A Ditadura e a Universidade

Universidade de Brasília

jornadaunb@gmail.com

Está aberta a CHAMADA DE SUBMISSÃO DE RESUMOS para apresentação de COMUNICAÇÕES, com temas sobre Filosofia Política Contemporânea, Artes Visuais, Sociologia e Psicologia, que tratem do tema da Ditadura militar no Brasil e na América Latina, do impacto do Golpe Militar nas Universidades Brasileiras, das medidas governamentais ligadas às comissões da verdade e outras formas de refletir sobre as ações produzidas pelo terrorismo de Estado implementado tanto no Brasil como na América Latina. 

Os temas da Jornada são:

1) Política e ditadura;
2) Artes visuais e ditadura;
3) A UnB e a ditadura.

A SUBMISSÃO DE RESUMOS tem como data limite o dia 20 de agosto de 2014, às 22 horas no horário de Brasília.

Inscrições AQUI

terça-feira, 29 de julho de 2014

Concursos em Goiás 2014 para 2015

O Governo de Goiás vai abrir mais de 6 mil vagas para concurso público em diversas áreas. A previsão dos editais a partir de setembro e a contratação a partir de janeiro de 2015, conforme estabelece a legislação eleitoral.
O número de vagas:
- Secretaria de Educação (Seduc) - 4.582 vagas para professores;
- Secretaria de Segurança Pública (Polícia Civil e Polícia Técnico Científica), com 560 vagas divididas entre os cargos de papiloscopista, auxiliar de autópsia, perito criminal e médico Legista.  
- Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus) 305 vagas para o cargo de agente de segurança prisional e ainda mais 70 vagas para o Procon/Sapejus, nos cargos de técnico de defesa do consumidor, analista de defesa do consumidor e fiscal das relações de consumo.

- Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), com 8 vagas;
- Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), com 22;
- Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), com 72; 
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, com 40;
- Ipasgo, com 293; 
- Metrobus, com 232 (já com previsão de abertura para mais vagas); 
- Secretaria de Cultura (Secult), com 49.  

Os editais dos concursos serão publicados, a partir de setembro, no Diário Oficial e no site www.segplan.go.gov.br.

Mais informações: (62) 3201- 9265
 
Fonte: SEGPLAN

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O descanso das férias e mais uma revista sugerida

Olá pessoal, 

O blog do Sérgio vai fazer uma pequena mudança na periodicidade dos posts por esses dias, em razão de um pouquito de descanso e trazemos para hoje a indicação de uma revista eletrônica muito interessante e importante. 

Trata-se da Revista Filosofia e Educação que acaba de publicar seu último número, contendo o
dossiê "Análise da produção do conhecimento". 

Trata-se de um trabalho preparado pela linha de pesquisa Episteduc, do grupo Paideia, e editado pelo Prof. Régis Henrique dos Reis Silva.

Temas afins ou relacionados à problemática do dossiê são explorados em outros textos, nas seções Artigos e Pesquisas.

Essa edição está disponível em

Desejo a todos uma boa leitura.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

2015 - Mestrado e Doutorado em Educação - Univ. Federal de Juiz de Fora-MG



Africanidades e Educação.
O objetivo é estudar o ideário educacional brasileiro, considerando a questão da identidade, da oralidade e da ancestralidade, visando compreender a contribuição das africanidades para a cultura brasileira, tal como vem sendo abordada por vários pesquisadores, com inúmeras contribuições relevantes para a educação brasileira.

Programa de Pós-Graduação Mestrado / Doutorado em Educação da UFJF está aberto. Confira!


Inscrições 
das 08h00 do dia 04 de agosto de 2014,
até as 17h00 do dia 29 de agosto de 2014.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pesquisa internacional revela perfil de professores e diretores de escolas

O único problema na avaliação deste blog é o fato deste relatório estar à venda. Mas, no link que disponibilizamos é possível ler on line o conteúdo do mesmo.

Em nossa avaliação, um relatório como esse deve ser ponderado na medida em que reflete uma parcela bastante pequena do professorado brasileiro participante na pesquisa. Vale como indicativo, mas se desconsiderarmos o contingente de professores com péssimas condições de trabalho sobretudo, nas regiões norte, nordeste e grande parte do centro oeste, teremos apenas uma cortina de fumaça para mais uma vez vender a idéia dominante de que a educação vai bem obrigado e se os professores estão insatisfeitos que mudem de profissão.

Se considerarmos que a OCDE é uma instituição aparentemente sem nacionalidade, está a serviço do "bem comum do planeta"... avalie aí as intenções explicitas e as veladas. Quem é mesmo OCDE?

Eis um release do relatório, a notícia e o link para acessar o relatório em inglês.

 

Pesquisa Internacional Revela Perfil de Professor e Diretor.
No Brasil, 94% dos professores dos anos finais do ensino fundamental concluíram o ensino superior e mais de 95,1% acreditam que podem ajudar os alunos a pensar de forma crítica. As constatações aparecem nos resultados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e coordenada no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O presidente do Inep, Chico Soares, apontou a importância de comparar as condições de trabalho e opiniões dos professores brasileiros com outros países. "Esses dados serão incorporados aos dados do Censo Escolar e das avaliações nacionais, para que o Inep possa criar quadros ainda mais descritivos da situação educacional brasileira."
A Talis foi realizada por amostragem, em 2013, em 34 países. Mais de 106 mil professores responderam à pesquisa. No Brasil, a amostra foi composta por 14.291 professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas. O objetivo é comparar internacionalmente a opinião de professores e diretores sobre desenvolvimento profissional, crenças e práticas de ensino, apreciação do trabalho dos professores, feedback (retorno) e reconhecimento do trabalho, além de questões acerca de liderança, gestão e ambiente de trabalho.
Perfil – Segundo a Talis, o professor típico brasileiro é mulher (71%), tem 39 anos de idade e 14 de experiência no magistério, em média. Nos outros países as mulheres também são maioria nas escolas (68%), têm 43 anos de idade e 16 de experiência. Elas também são maioria ocupando os cargos de direção no Brasil (75%). Nos outros países esse percentual é de 49%.
Sala – Os professores brasileiros estão entre os que passam o maior número de horas por semana ensinando: 25 horas semanais, 6 horas a mais do que a média dos países da Talis. Por outro lado, relatam investir 20% do tempo de aula mantendo a ordem em sala. Essa média nos países da Talis é 13%. Além disso, no Brasil, 86,9% dizem estar, de modo geral, satisfeitos com o trabalho e apenas 13,5% se dizem arrependidos de terem decidido tornar-se professor.
Desenvolvimento – A maior parte dos professores entrevistados participou de algum programa de desenvolvimento profissional nos 12 meses anteriores à pesquisa. No Brasil, os docentes passaram, em média, 21 dias em treinamento em organizações externas. Nos outros países essa média é de sete dias. No entanto, os professores brasileiros relataram uma participação um pouco menor que a média para outras atividades de desenvolvimento profissional, como cursos e oficinas (66%), conferências e seminários (39%), visitas e observações a outras escolas (12%) e rede de trabalho de professores (26%). 
A pesquisa também aponta que 60% dos professores brasileiros declararam ter grande necessidade de desenvolvimento profissional na área de ensino para alunos com necessidades especiais. Esse é o maior percentual entre os países participantes da pesquisa.
Apenas 18,4% dos professores brasileiros concordam que os professores com melhor desempenho em sua escola recebem maior reconhecimento. A pesquisa pediu também opinião sobre a valorização da profissão, desempenho escolar, escolha pela profissão docente, avaliações nacionais e o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
Talis – A Pesquisa Internacional sobre o Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey) coleta dados comparáveis internacionalmente sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas, com o objetivo de fornecer informações válidas, oportunas e comparáveis do ponto de vista dos profissionais nas escolas para ajudar os países a revisar e a definir políticas para o desenvolvimento de uma profissão docente de alta qualidade. 
O relatório internacional da Talis está disponível na página da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O relatório brasileiro da pesquisa, com resultados por unidade da federação e questões exclusivas do Brasil, será divulgado em evento nacional de lançamento da Talis, no Inep, no dia 17 de novembro de 2014. 
Assessoria de Comunicação Social do Inep
Fonte: boletim CEV

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Revista de Educação Pública da UFMT

Divulgando a revista de Educação Pública da UFMT

Sugestão para você assinar a revista e receber as atualizações.

A revista é regular e recebe artigos periodicamente, caso tenham interesse em publicar, vejam as normas.
Cadastrem-se como assinantes (é gratuito), da Revista de Educação Pública da UFMT. 

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Faz o quê? Programa da TV UFG

A TV UFG, desenvolve entre outros programas, "Faz o quê?"

"Projeto de Extensão da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFG e do Centro de Seleção/UFG, e executado pela Fundação RTVE e TV UFG. Tem com público os estudantes do Ensino Médio e pré-vestibulandos. A cada episódio aborda diferentes profissões, expondo os pontos mais importantes sobre a formação acadêmica, a atuação no mercado de trabalho e dicas para o vestibular."(TVUFG)



Neste programa a Faculdade de Educação Física (FEF/UFG) já participou de alguns episódios e o Blog do Sérgio tem o prazer de apresentar e expor para que os assinantes, leitores e visitantes conheçam aspectos do trabalho desta importante instituição formadora no campo da Educação Física no Centro-Oeste brasileiro.

O programa pode ser acessado pelos links abaixo ou pelo site do "Faz o quê?" (www.tvufg.org.br/fazoque).


Os vídeos podem ser utilizados tanto em exibições em salas de aula quanto em sites e blogs pessoais ou acadêmicos.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

terça-feira, 8 de julho de 2014

IV Congresso Internacional de História – UFG/Jataí

As inscrições para apresentação de trabalhos nos Simpósios Temáticos, do IV Congresso Internacional de História – UFG/Jataí terminam no próximo dia 18 de julho





Coordenação do IV Congresso Internacional de História
Prof. Dr. Marcos Antonio de Menezes
UFG/Jataí 

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Livro - Primeiros passes – Documentos para a história do futebol em São Paulo (1897-1918)

Está sendo lançado hoje (07/07/14) pelo Ludens (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas), com o apoio da Biblioteca Mário de Andrade, o livro Primeiros passes – Documentos para a história do futebol em São Paulo (1897-1918), com organização de Wilson Gambeta. 

O livro reúne, em versão fac-símile, quatro obras históricas, esgotadas há décadas e até agora inacessíveis para o grande público: Primórdios de dados históricos da implantação do futebol em São Paulo (1937), de Hans Nobiling; Guia de football (1906), de Mario Cardim e Luiz Fonseca; Resumo histórico do Club Atlético Paulistano (1918); e História do football em São Paulo (1918), de Antonio Figueiredo. O projeto marca também a estreia do selo Edições Ludens e da Biblioteca Mário de Andrade Edições, iniciativa da principal biblioteca pública de São Paulo que visa buscar parcerias para divulgar as preciosidades de seu acervo.

Para quem está em São Paulo, acontece daqui a pouco, às 19 horas do dia 7 de julho, na Biblioteca Mario de Andrade fica na rua da Consolação, 94, Centro CEP: 01302-000 – São Paulo.

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2014 - Inscrições até 11/07

O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2014 é uma iniciativa do Ministério da Saúde promovida por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos. Esta ação tem como objetivo proporcionar reconhecimento ao pesquisador em saúde pelo seu papel no desenvolvimento social e econômico do país. 



INSCRIÇÕES ACESSE AQUI

VI CONCOCE - Jataí/GO - prazo de inscrição de trabalhos prorrogado

O prazo para submissão de trabalhos no VI CONCOCE e X CONEF foi prorrogada para 20/07.
 
Inscreva-se e participe!

Informações no site do evento

V Fórum de Pós-Graduação em Educação Física do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.



Estão abertas as inscrições para o V Fórum de Pós-graduação em Educação Física do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
 
01 a 03 de Agosto de 2014, em Vitória-ES.

Para mais informações sobre o evento click nos links a seguir:

Se inscreva!

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Encontro Nacional de Educação - Convite para reunião de organização...

... DO ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS.



Entre 08 e 10 de agosto ocorrerá no Rio de Janeiro o Encontro Nacional de Educação que foi idealizado pelo Comitê Nacional da Campanha “10% do PIB para a Educação Pública, Já!” e está sendo organizado por diversas entidades como: ANDES-SN, ANEL, CFESS, CPERS, CSP-CONLUTAS, ExNEEF, FENET, Oposição de Esquerda da UNE, SEPE/RJ e SINASEFE.

Foram definidos sete (7) eixos norteadores para o debate: (1) Privatização e mercantilização da Educação: da creche à pós-graduação, (2) Financiamento da Educação Pública, (3) Precarização das atividades dos trabalhadores da Educação, (4) Avaliação meritocrática na educação, (5) Democratização da educação, (6) Acesso e Permanência e (7) Passe Livre e Transporte Público.

Está sendo planejado um encontro regional em Goiânia para os dias 25 e 26 de julho. Pretendemos organizar esse encontro com todas as entidades, os militantes e intelectuais que lutam em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade que estiverem dispostas a participar desta empreitada.

A reunião de organização do encontro será no dia 07 de julho, 19:00, na sala 113 da Faculdade de Educação/UFG.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

VII Fórum Internacional de Ginástica Geral em Outubro em Campinas-SP

Acontece em Campinas-SP, o VII Fórum Internacional de Ginástica Geral no período de 15 a 18 de outubro de 2014.

mais informações e inscrições através do email:

Especializações na PUC-GO



Acesso aos cursos de Especialização com inscrições abertas confira

Só não entendo porque entre o público alvo, da especialização em Educação Infantil, os graduados em Educação Física não estão presentes. Com a palavra, o coordenador de pós-graduação da PUC-GO!


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Revista Pensar a Prática FEF/UFG Último número publicado




Publicado o mais recente número da revista Pensar a Prática e que está disponível em sua página. Confira

Pensar a Prática v. 17, n. 2 (2014) Sumário

terça-feira, 1 de julho de 2014

Curso de formação para Professores de Rugby Infantil

Ajudando a divulgar uma modalidade esportiva em Goiânia.




O Goianos Rugby, em parceria com a CBRu, irá promover no dia 12/07 das 09 às 18 horas e no dia 13/07 das 09 às 13 horas, um curso de FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE RUGBY INFANTIL.

O curso acontecerá em Goiânia. Para informações acerca de valores e inscrições, entrar em contato com o nosso presidente, Maicon Marinho, pelo número (62) 9346-2695 ou por email: maiconribeiromr@hotmail.com.

As vagas são limitadas e você poderá se inscrever até dia 8 de julho ou até o preenchimento das vagas.