terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A revista Inter-Ação FE/UFG abre chamada para artigos

Compartilhamos na íntegra chamada parautores da Revista Inter-Ação FE/UFG. 

Boa sorte aos interessados e vamos seguindo...



----------------------------------------------------------------------------------------

Caros/as autores/as,

A revista Inter-Ação acaba de abrir uma nova chamada para artigos.

Para o dossiê de seu v. 41, n. 2, maio-agosto de 2016, a Comissão Editorial elegeu como tema "Dimensões educativas das práticas culturais populares". Convidamos, portanto, V.Sas. a nos enviar, até o dia [15/04/2016], artigo de sua autoria relacionado ao tema proposto.

Ementa: A pesquisa e a teorização em educação, no Brasil, têm dado atenção, sobretudo nas últimas décadas, aos processos educacionais que se desenvolvem fora da escola. Nesse cenário, a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/1996) preconiza que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. O debate acadêmico tem, assim, passado pela distinção dos conceitos de educação não formal e informal.

Este dossiê pretende dar visibilidade aos processos educacionais e aos saberes dinamizados nos contextos das práticas culturais populares. Portanto, tem como foco estudos e reflexões que visem à compreensão dos sentidos, dos saberes e das sociabilidades que os grupos populares desenvolvem nos mais distintos rituais, os quais envolvem festas, celebrações, comemorações, que refletem a rica interação da tradição com suas manifestações. Para além de uma exigência curricular de incorporação desses saberes na educação institucionalizada, há aqui o reconhecimento da cultura popular como fenômeno vivencial, que explicita a complexidade da relação  da cultura – em seu sentido mais amplo – com as práticas culturais populares – em seu sentido estrito – convidando a pensar as possibilidades advindas desse processo.

As submissões devem ser realizadas online através do endereço:


As diretrizes para autores (com detalhes sobre o formato do artigo a ser submetido) estão disponíveis em:


Em caso de dificuldades técnicas ou dúvidas, entre em contato por email:


Por fim, solicitamos seu precioso auxílio na divulgação desta mensagem.

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,
Cristóvão Giovani Burgarelli, Editor
Revista Inter-ação FE-UFG