sexta-feira, 24 de março de 2017

Simpósio Internacional “Ensino Desenvolvimental e Didáticas Específicas”

O Simpósio Internacional “Ensino Desenvolvimental e Didáticas Específicas” tem como objetivo debater as interfaces entre o ensino desenvolvimental, as didáticas específicas e a formação de professores para o Ensino Fundamental. Inclui-se numa das linhas de investigação do Grupo de Pesquisa “Teorias da Educação e Processos Pedagógicos” (CNPq), cujo foco são as contribuições da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino. As teorias de L.S. Vygotsky, A. N. Leontiev e V. V. Davydov, difundidas mundialmente e no Brasil, defendem que o ensino de disciplinas curriculares do Ensino Fundamental tem um papel no desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos e na formação de sua personalidade. 

O evento aborda, assim, temas relacionados com objetivos, programas e metodologias de ensino, especialmente de Línguas, Matemática e Ciências, no Ensino Fundamental.
A relevância do evento está ligada ao grande desafio de superação do baixo desempenho dos estudantes brasileiros apontados por avaliações como PISA e Prova Brasil, entre outras, uma vez que tem como tem como objetivo geral a discussão das contribuições teóricas e práticas das referidas teorias visando sua incorporação à escola no contexto brasileiro. Desse modo, o Simpósio promove a discussão sobre a importância dos conteúdos e metodologias específicas para a melhoria do ensino em nosso país, de forma articulada à formação de professores.
Público Alvo:
• Professores e estudantes de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Estado de Goiás
• Professores de Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Química, Física, Biologia, Letras
• Professores das redes públicas e privadas de ensino
• Estudantes de cursos de licenciatura

Fonte: Site do evento

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