sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Entenda um dos motivadores deste blog

Teatro do Oprimido para agentes comunitários, na FIOCRUZ

No dia 26 de novembro às 15h, o Centro de Teatro do Oprimido realiza a primeira das duas apresentações de cenas de Teatro-Fórum na FIOCRUZ. Neste dia será apresentada a peça “Ser feliz e bailar…”, do grupo do professor Manoel que é composto por 10 adolescentes entre 12 e 18 anos, todos estudantes da Escola Municipal Anita Garibaldi, na Ilha do Governador. A cena conta a história real de uma moça que quer ser bailarina do Teatro Municipal. Os pais e vizinhos riem dela, porque além de querer ser bailarina ela quer fazer faculdade. Mas o pai quer que a filha seja doméstica como a mãe. E a mãe, com medo do marido, incentiva que a filha deixe de estudar para começar a fazer faxina e colocar algum dinheiro extra em casa.

No dia 03 de dezembro às 15h, será a vez dos participantes da oficina de Teatro do Oprimido, que desde setembro é ministrada por Claudete Félix, curinga do Centro de Teatro do Oprimido, com a assistência de Leandro Loppes. “Eles são alunos do curso de agentes comunitários oferecido pela FIOCRUZ, para moradores das comunidades ao redor que desejam trabalhar em projetos de saúde. Todos recebem aulas de historia, política, saúde e agora das técnicas do Teatro do Oprimido”, afirma Claudete Félix.

Sobre o convite para levar o Teatro do Oprimido aos agentes em formação, Helen Sarapeck, coordenadora do Centro de Teatro do Oprimido diz que “foi feito por profissionais que trabalham na formação de agentes comunitários. Os agentes tem de realizar um curso com duração de 18 meses, que envolve disciplinas ligadas a saúde, história, política e outras de formação de cidadania. Em 2008 incluíram teatro convencional e pelo que entendi, foi legal. Em 2009, por indicação de Tony e Wellington, dois amigos que trabalharam conosco em grupos distintos de Teatro do Oprimido e que hoje desenvolvem projetos na FIOCRUZ, convidaram o Centro de Teatro do Oprimido para realizar oficinas. As oficinas de Teatro do Oprimido acontecem todas as quintas-feiras de 14 às 17h. Claudete Félix é a curinga responsável com a assistência de Leandro Loppes. A proposta da oficina é usar o Teatro do Oprimido para que os agentes comunitários em formação tenham maior consciência de seus corpos e de seu trabalho social. Chegar a cenas no final do ano para apresentação interna e quem sabe, externa, também está nos planos.”

A FIOCRUZ fica na Avenida Leopoldo Bulhões, em Bonsucesso. As apresentações são abertas ao público, com ingressos gratuitos.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Resultado de trabalho: Cultura Indígena e seus jogos

 




Apresentar os Jogos dos Povos Indígenas brasileiros como parte de um contexto sociocultural no Século XXI é um desafio complexo. Ao mesmo tempo, é uma honra apresentar estes Jogos como um desdobramento do art. 217 da Constituição Federal de 1988, segundo o qual o esporte, em suas diferentes manifestações, é direito de todo cidadão e cidadã brasileiros. Direito que gera dever do Estado em fomentar práticas esportivas formais e não-formais, com estruturas relacionadas às especificidades de seus aspectos culturais. Nesse sentido, o Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer (SNDEL), vem se empenhando, nos últimos anos, em construir e implementar uma política pública diferenciada de esporte e lazer, não PARA os indígenas, mas COM os mesmos.

O resgate, a valorização e a difusão da cultura indígena são elementos necessários à preservação dos conhecimentos e das manifestações culturais advindas das mais de 220 etnias que vivem nas diferentes regiões do nosso País. São valores, ritos cotidianos que se apresentam no universo cultural das sociedades indígenas e que se manifestam em suas danças, cantos, pinturas corporais e em seus jogos esportivos que valorizam o lúdico, o brincar e a expressão de sentimentos como a alegria, essenciais para a qualidade de vida do ser humano e sua convivência social. No Encontro propiciado pelos Jogos em novembro do ano de 2007 em Pernambuco, as semelhanças e identidades das diversas etnias chamaram nossa atenção: sua forma de ver e entender o mundo e a natureza (muita vezes tão diferente da maneira de ver dos não-índios), a simplicidade do dia-a-dia, a beleza e o colorido das pinturas, adereços e artesanato, a convivência com os "parentes" que moram longe...[...]

Organização:

Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto e Beleni Saléte Grando

http://www.unemat.br/pesquisa/coeduc/downloads/livros/brincar_jogar_viver.pdf

Beco das artes

http://becodasartesvendas.blogspot.com/2009/11/raridades-gravuras-de-roos-oliveira.html

Exposições MUBE - SÃO PAULO - BRASIL

Museu Brasileiro da Escultura – MuBE


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Divertido, muito divertido....!!!!!

Construyendo alternativas al capitalismo






Aquí y Ahora

Construyendo alternativas al capitalismo

Córdoba, del 20 al 22 de Noviembre 2009

ROGAMOS MÁXIMA DIFUSIÓN

A todos los colectivos y organizaciones sociales y sindicales de Andalucía

A la sociedad andaluza en su conjunto


Queridos-as compañeros-as:


Desde hace varios meses decenas de organizaciones sociales y sindicales y colectivos de Andalucía estamos trabajando para construir un espacio de confluencia que nos permita conocernos mejor, intercambiar experiencias y saberes y avanzar hacia una mejor coordinación de nuestras luchas en el actual contexto de la crisis. 
 

No hace falta que explicitemos a estas alturas las terribles consecuencias que la actual crisis económica está teniendo sobre las condiciones de vida y trabajo de los-as trabajadores-as y ciudadanos-as de Andalucía. Si bien hoy la crisis está en boca de la clase política y los medios de comunicación, el conjunto de trabajadores-as, ciudadanos-as y movimientos sociales la conocemos desde hace tiempo en forma de precariedad, recorte de derechos, desastres medioambientales, especulación urbanística, explotación y criminalización de los inmigrantes, falta de equipamientos públicos, etc. 
 

Sabemos también que en medio de la crisis de legitimidad que atraviesan las instituciones, los partidos políticos y los grandes sindicatos existen centenares de colectivos, asociaciones, iniciativas ciudadanas, sindicatos alternativos y movimientos sociales y culturales que no se resignan e impulsan de forma constante procesos de resistencia y creación de alternativas concretas frente a la barbarie capitalista.


Sin embargo, hoy resulta pertinente reconocer las dificultades que tenemos los movimientos sociales y sindicatos alternativos para poner en marcha formas de coordinación y espacios de encuentro donde al menos discutir de forma colectiva análisis, propuestas e iniciativas que estén a la altura de la difícil situación que estamos viviendo. Lamentablemente nos sigue costando mucho aparcar las posibles diferencias y construir con generosidad acuerdos mínimos y líneas de colaboración y trabajo conjunto.


No se trata de crear ningún tipo de estructura ni nueva organización sino simplemente propiciar un espacio de encuentro entre iguales, un momento para la reflexión y la búsqueda de afinidades con la intención de ir articulando, desde la participación directa, la horizontalidad y el respeto a las diferencias, una respuesta lo más coordinada posible ante la actual situación. De modo que hacemos un llamamiento a la humildad, la generosidad y la voluntad de encontrar lo común entre las distintas experiencias.


De forma participativa y tras generosas discusiones hemos confeccionado un programa para el encuentro que combine el trabajo temático con los espacios de discusión conjunta, los espacios formales con momentos de distensión y relación informal, los debates y asambleas con las salidas a la calle.

Creemos en definitiva que el Encuentro será una buena oportunidad para seguir construyendo juntos-as, aquí y ahora, alternativas al capitalismo.


Por todo ello les pedimos:


1. Que discutan en el seno de sus organizaciones y colectivos esta propuesta y llamamiento y se animen a venir el máximo número de personas a Córdoba.


2. Que nos ayuden a darle el máximo de difusión a este encuentro a través de las listas de correo, espacios web y los medios que consideren oportunos.


3. Que rellenen la FICHA DE MOVIMIENTOS SOCIALES que adjuntamos con la intención de conocernos mejor y facilitar la coordinación y el trabajo conjunto. Una vez rellenada les pedimos que la envíen a: inscripción-mmss-andalucia@enred-a.org


4. Que, en caso de venir, envíen un mail con el número de personas para organizar mejor temas de alojamiento , comidas y cuestiones logísticas. El mail para informar sobre el alojamiento es: alojamiento-mmss-andalucia@enred-a.org . Para las inscripciones (gratuitas): inscripcion-mmss-andalucia@enred-a.org


5. Que traigan materiales informativos y de difusión sobre el trabajo de vuestro colectivo u 
organización para darlo a conocer.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Futebol e Chibatadas

Porque ainda hoje, século XXI, pessoas pelo mundo afora levam chibatadas e pedradas para pagarem pelos seus erros. Vocês devem estar se perguntando: O que isso tem haver com o futebol? Quer saber mais? De uma chegada em nosso Blog Historia(s) do Sport: http://historiadoesporte.wordpress.com

O blog, mantido por uma equipe do "Sport": Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br), é uma iniciativa acadêmica, mas os posts são escritos em linguagem leve e acessível. Sem a pretensão de informar com profundidade, pretende antes captar a curiosidade do leitor, demonstrando que essa manifestação cultural com a qual nos deliciamos cotidianamente está profundamente articulada com o cenário sociocultural de um tempo.

Visite: Futebol - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/futebol/

... opostos pelo vértice...




sábado, 31 de outubro de 2009

Estratégia contra sedentarismo....hehehe!!!

Vale a pena conferir essas imagens... uma bela provocação não entendida de verdade pela população...


http://www.youtube.com/watch?v=ivg56TX9kWI

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Campanha: Dia do Bem - Portanto, quando o bem bater a sua porta, abra.

Solidariedade, diversão e união. Essas são palavras que caracterizam as ações realização no domingo passado (25) na comunidade do Cucurunã e que deram início a Campanha do Dia do Bem 2009. Esse é o terceiro ano que a comunidade é atendida pela campanha realizada através da parceria das associações Beneficente Água Vida e Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e que esse ano conta também com o apoio da Associação de Moradores do Aeroporto Velho, além do apoio da própria comunidade do Cucurunã.  














quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Para quem gosta de música...

Os Jornais e os Operários

Os Jornais e os Operários

Antonio Gramsci - 1916


Primeira Edição:
Origem da presente Transcrição:
Tradução:
Transcrição de: Alexandre Linares para o Marxists Internet Archive.
HTML de: Fernando A. S. Araújo para o Marxists Internet Archive, Junho 2005.
Direitos de Reprodução: Marxists Internet Archive (marxists.org), 2005.
A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License


É a época da publicidade para as assinaturas. Os diretores e os administradores dos jornais burgueses arrumam as suas vitrines, passam uma mão de tinta pela tabuleta e chamam a atenção do passante (isto é, do leitor) para a sua mercadoria. A mercadoria é aquela folha de quatro ou seis páginas que todas as manhãs ou todas as tardes vai injetar no espírito do leitor os modos de sentir e de julgar os fatos da atualidade política que mais convém aos produtores e vendedores de papel impresso. Estamos dispostos a discorrer, com os operários especialmente, sobre a importância e a gravidade daquele ato aparentemente tão inocente que consiste em escolher o jornal que se pretende assinar?

É uma escolha cheia de insídias e de perigos que deveria ser feita com consciência, com critério e depois de amadurecida reflexão. Antes de mais, o operário deve negar decididamente qualquer solidariedade com o jornal burguês. Deveria recorda-se sempre, sempre, sempre, que o jornal burguês (qualquer que seja sua cor) é um instrumento de luta movido por idéias e interesses que estão em contraste com os seus. Tudo o que se publica é constantemente influenciado por uma idéia: servir a classe dominante, o que se traduz sem dúvida num fato: combater a classe trabalhadora. E, de fato, da primeira à última linha, o jornal burguês sente e revela esta preocupação. Mas o pior reside nisto: em vez de pedir dinheiro à classe burguesa para o subvencionar a obra de defesa exposta em seu favor, o jornal burguês consegue fazer-se pagar pela própria classe trabalhadora que ele combate sempre. E a classe trabalhadora paga, pontualmente, generosamente. Centenas de milhares de operários contribuem regularmente todos os dias com seu dinheiro para o jornal burguês, aumentando a sua potência. Porquê? Se perguntarem ao primeiro operário que encontrarem no elétrico ou na rua, com a folha burguesa desdobrada à sua frente, ouvirão esta resposta: É porque tenho necessidade de saber o que há de novo. E não lhe passa sequer pela cabeça que as notícias e os ingredientes com as quais são cozinhadas podem ser expostos com uma arte que dirija o seu pensamento e influa no seu espírito em determinado sentido. E, no entanto, ele sabe que tal jornal é conservador, que outro é interesseiro, que o terceiro, o quarto e quinto estão ligados a grupos políticos que têm interesses diametralmente opostos aos seus. Todos os dias, pois, sucede a este mesmo operário a possibilidade de poder constatar pessoalmente que os jornais burgueses apresentam os fatos, mesmo os mais simples, de modo a favorecer a classe burguesa e a política burguesa com prejuízo da política e da classe operária. Rebenta uma greve? Para o jornal burguês os operários nunca têm razão. Há manifestação? Os manifestantes, apenas porque são operários, são sempre tumultuosos, facciosos, malfeitores.

O governo aprova uma lei? É sempre boa, útil e justa, mesmo se não é verdade. Desenvolve-se uma campanha eleitoral, política ou administrativa? Os candidatos e os programas melhores são sempre os dos partidos burgueses. E não falemos daqueles casos em que o jornal burguês ou cala, ou deturpa, ou falsifica para enganar, iludir e manter na ignorância o público trabalhador. Apesar disto, a aquiescência culposa do operário em relação ao jornal burguês é sem limites. É preciso reagir contra ela e despertar o operário para a exata avaliação da realidade. É preciso dizer e repetir que a moeda atirada distraidamente para a mão do ardina é um projétil oferecido ao jornal burguês que o lançará depois, no momento oportuno, contra a massa operária.

Se os operários se persuadirem desta elementaríssima verdade, aprenderiam a boicotar a imprensa burguesa, em bloco e com a mesma disciplina com que a burguesia boicota os jornais dos operários, isto é, a imprensa socialista.

Não contribuam com o dinheiro para a imprensa burguesa que vos é adversária: eis qual deve ser o nosso grito de guerra neste momento, caracterizado pela campanha de assinaturas, feitas por todos os jornais burgueses. Boicotem, boicotem, boicotem!

GRAMSCI E os trabalhadores da grande mídia comercial?






GRAMSCI
E os trabalhadores da grande mídia comercial?

Heitor Reis (*)


"É uma escolha cheia de insídias e de perigos que deveria ser feita com consciência, com critério e depois de amadurecida reflexão. Antes de mais, o operário deve negar decididamente qualquer solidariedade com o jornal burguês. Deveria recorda-se sempre, sempre, sempre, que o jornal burguês (qualquer que seja sua cor) é um instrumento de luta movido por idéias e interesses que estão em contraste com os seus. Tudo o que se publica é constantemente influenciado por uma idéia: servir à classe dominante, o que se traduz sem dúvida num fato: combater a classe trabalhadora." (Gramsci, na íntegra, ao final)


Por que não devemos nos perguntar sobre os operários da grande mídia comercial?

Por que não avançar além de Antonio Gramsci?

Não são os jornalistas (diplomados ou não) soldados mercenários de nossos inimigos de classe?

Então, onde se encontra a ética e a qualidade da informação oriunda do diploma universitário, defendida ardentemente pela Fenaj - Federação Nacional de Jornalistas como a panacéia para este problema, que sempre existiu, mesmo na vigência ditatorial, por décadas, de sua obrigatoriedade?

Não têm eles suas mentes, sangue, suor e lágrimas vendidas para o Grande Satã que oprime a classe trabalhadora em geral? Quando não seu espírito, para quem é de espírito...

Ou eles seriam apenas pobres e infelizes trabalhadores, que, como todos os demais, estão escravizados nas mãos do grande capital, sendo lhes perdoado o fato de faturar em cima da manipulação da informação para enganar os demais? (Ver Perseu Abramo, Altamiro Borges e outros)

Alguma vez a Fenaj já denunciou, nestes termos, o fato de seus profissionais serem vítimas da pressão do patrão e serem obrigados a enganar o público cotidianamente, nas grandes empresas de comunicação? Ou Perseu Abramo estava mentindo? Caso positivo, não deixe de me informar... Dedicarei o melhor de minhas energias para divulgá-lo.

Reflita sobre isto...

Permita-me repetir:

"É uma escolha cheia de insídias e de perigos que deveria ser feita com consciência, com critério e depois de amadurecida reflexão."

Mais detalhes em:
A sociedade quer informação com ética e qualidade? http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=529DAC001
Diploma impede o empresário de dominar sobre a consciência do jornalista: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=504DAC007
Liberdade de imprensa para quem?: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=491FDS008





(*) Heitor Reis é um subversivo, indivíduo perigoso do ponto de vista dos milicos, de Gilmar Mendes e de qualquer um que esteja satisfeito com o atual sistema político, econômico e social. Engenheiro civil, militante do movimento pela democratização da comunicação e em defesa dos Direitos Humanos, membro do Conselho Consultor da CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida (www.cmqv.org) e articulista. Artigos no Observatório da Imprensa: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/lista_autor.asp?cod=532JDB002&a_ano=2009&a_mes=10
Nenhum direito autoral reservado: Esquerdos autorais ("Copyleft"). Contatos: (31) 9208 2261- heitorreis@gmail.com

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O teatro do Oprimido



1971, Boal é exilado e percorre América Latina até chegar à Europa e se instalar na França e fundar o CTO-Paris. Especialmente convidado pelo então Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro Darcy Ribeiro, Augusto Boal retorna em 1986 à sua cidade natal como quem chegou para ficar.

A proposta de Darcy Ribeiro era implantar a Fábrica de Teatro Popular, um projeto de Boal apoiado pelo governo do estado. 35 animadores culturais formaram a primeira turma e foram capacitados por Boal com apoio de Cecília Thumin e Rosa Luiza Marques. A partir deste grupo, fundou-se o Centro de Teatro do Oprimido com a direção artística de Boal com objetivo de conhecer, aprofundar, pesquisar e difundir o Teatro do Oprimido no Brasil. As primeiras parcerias foram sindicatos dos bancários e dos professores, prefeituras de Ipatinga e Belo Horizonte e cada vez mais novos parceiros iam possibilitando o fortalecimento deste movimento.

Em 1992, Boal se candidata a vereador da cidade do Rio de Janeiro com intuito de ampliar as possibilidades desta metodologia do Teatro do Oprimido aliada ao alcance das comunidades cariocas para instalar uma nova pesquisa em um novo projeto: o Teatro Legislativo.

De 1993 a 1996, foram 60 grupos criados ou mobilizados que formaram cenas a partir de suas realidades e apresentaram espetáculos de Teatro-Fórum em todos os cantos e encantos da cidade maravilhosa – do Arpoador à Rocinha, do Centro à zona oeste, de Madureira até Pavuna. Neste período, gerados pela discussão aquecida pelo Teatro do Oprimido com os grupos tramitam e são produzidas 13 propostas de lei.

No final de 1996, o Centro de Teatro do Oprimido torna-se uma organização não-governamental e – agora como pessoa jurídica – tem espaços para projetos às fundações internacionais e nacionais, prefeituras e governos. Diversos grupos são criados e mantidos por anos quando a pesquisa sobre as possibilidades do Teatro do Oprimido são aprofundadas e novas leis são criadas.

Em 2004, com apoio do governo federal há mais implementos para Teatro do Oprimido nos Ministérios das áreas de Saúde Mental, Educação e Cultura. Os Centros de Atenção Psicosociais no Rio, São Paulo e Sergipe, escolas públicas na Baixada Fluminense e os pontos de cultura em todo o Brasil foram alcançados e estes temas foram abordados com músicas e peças teatrais para debater com públicos que jamais teriam acesso a estas questões não fosse o Teatro do Oprimido.

Em 2009, o avanço – o salto qualitativo, como dizia Boal – se dá através da Estética do Oprimido onde palavra, som e imagem são descobertas através do poder libertador que a Arte dá a cada um destes pontos. A pesquisa e a multiplicação continuam, a Conferência Internacional do Teatro do Oprimido (julho de 2009), comprova cada vez mais que este é o método teatral mais utilizado em todos os cinco continentes. Ao longo de 23 anos de história, o Centro de Teatro do Oprimido tornou-se a única instituição com o aval e a direção artística direta de Augusto Boal para o desenvolvimento e difusão desta metodologia: laboratórios e seminários, oficinas abertas, intercâmbios nacionais e internacionais e eventos possibilitam que o Centro de Teatro do Oprimido continue em fase de construção, pesquisa e multiplicação no Brasil e no exterior.

Bárbara Santos, Claudete Felix, Cláudia Simone, Flávio Sanctum, Geo Britto, Helen Sarapeck, Olivar Bendelak e mais Alessandro Conceição e Monique Rodrigues compõem esta equipe que abre espaço para novos projetos e novas pesquisas no Centro de Teatro do Oprimido, Avenida Mem de Sá 31, Lapa, Rio de Janeiro, Brasil.

Qual mundo deixaremos de herança?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009






Professor (de EF) Nota Dez. Fundação Victor Civita

Vamos conhecer os professores nota 10 de Educação Física.

Ademir Testa Junior
Educação Física Bocaina, SP

Por Bianca Bibiano(bianca.bibiano@abril.com.br)

Acreditar no potencial dos alunos foi um dos aspectos que ajudou o professor Ademir Testa Junior a planejar aulas para as turmas do Ensino Fundamental II na EE Capitão Henrique Montenegro, única escola estadual da cidade de Bocaina, a 248 quilômetros de São Paulo. Ali, um problema – nada raro, por sinal – perdurava há anos: as aulas de Educação Física se resumiam à prática de futebol ou vôlei, e muitos alunos preferiam ficar de canto.
Assista ao vídeo
Disposto a mudar essa realidade, Ademir propôs situações para que os estudantes se vissem como protagonistas, adquirissem novos conhecimentos e se sentissem motivados a participar das atividades. Esse foi o eixo do projeto Movimento, Saúde e Qualidade de Vida (conheça os dez encaminhamentos didáticos que fazem todo projeto dar certo).clique aqui
Ao saber das ideias de Ademir, a turma se surpreendeu. Pela primeira vez, aulas aconteceriam na sala, espaço ideal para debates sobre conteúdos do projeto como alimentação saudável, alongamento e uso de anabolizantes. Divididos em grupos, os alunos aprenderam a pesquisar sobre Educação Física na internet e na biblioteca da escola. “Nesse momento eu auxiliei bastante, porque percebi que era a primeira vez que eles pesquisavam para essa disciplina. Foi preciso buscar fontes seguras e recorrer aos livros de Biologia para entender certos temas”, conta Ademir.
O resultado foi excelente. Os grupos apresentaram seminários – ilustrados por arquivos de Power Point – para aprofundar temas específicos como a relação dos exercícios físicos com a qualidade de vida. “A cada momento surgia uma dúvida nova, que direcionava outras investigações. Eles perceberam que o resultado foi muito bom e não pararam por aí”, comenta Ademir. Enquanto os grupos pesquisavam, ele planejava as aulas práticas. “Era o momento para vivenciar o que tinham estudado, porque cada aula tinha relação com um conteúdo de um seminário. O importante era que eles entendessem o objetivo da aula, sem pensar que Educação Física é aula livre”.
No final do projeto, o conhecimento adquirido foi oferecido à comunidade em um espaço montado numa praça perto da escola. Ali, era possível tirar medidas, pesar-se, calcular o índice de massa corpórea e definir as condições de alongamento. “Foi ótimo! Eles puderam dar dicas sobre o que tinham aprendido. Depois, tive que dedicar algumas aulas para conversar sobre essa ação, pois todos tinham uma história para contar”.
Passado um ano de projeto, alguns alunos montaram um grupo de pesquisa, que se reúne no contraturno e se dedica a aprofundar os conhecimentos em Educação Física. “Eles apresentaram trabalhos até para universitários”, orgulha-se Ademir.
Com 25 anos de idade, Ademir faz parte dos 53% de inscritos no Prêmio com formação em pós-graduação. O projeto vencedor também é tema de sua tese de mestrado, realizada na Universidad El Salvador, de Buenos Aires, Argentina.
Visite: Educação Física e Esporte -
Centro Esportivo Virtual

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Esse gesto traz algum sentido ou significado para você?







... porque doar sangue é um gesto de altruísmo e de respeito para com o próximo. É dar algo que não nos traz prejuízo. É oferecer ajuda, sem precisar de nada em troca, apenas pelo prazer de ajudar e se sentir satisfeito consigo mesmo, praticando o bem.



Procure um banco de sangue ainda hoje. Faça uma doação e torne-se um doador permanente!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Imagens que interferem na formação política de futuros professores!!!

Para aqueles que tem "estômagos" fracos ou frágeis ou "liberais" demais melhor passear em outros blogs mas fantásticos!!!
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Estamos falando de gente que luta, mostra a cara e diz a que veio! Bravamente um grande grupo dos estudantes da ESEFFEGO deram mostra que estão entendendo o recado que a HISTÓRIA vai cobrar de cada um, o seu percurso nessa instituição. Tomara todos os docentes entendam esse recado também!!!







Vida longa ao estado de mobilização por concurso Já para docentes e técnico-administrativos; 5% da arrecadação para investimento sério e comprometido em educação superior pública, e políticas sérias e responsáveis de apoio ao estudante!!!



Formar professores no contexto atual de uma instituição pública estadual em Goiás significa muito mais que ficar de blá blá blá!!! Significa reconhecer que " ... o coletivo somos nós!".

As imagens, dizem alguns midiáticos, ameaçam a ordem pública. Mas esses mesmos midiáticos não apresentam em seus telejornais locais, as ordens e desordens do "público" que sucateia os prédios das unidades e precariza o trabalho docente; não apresentam o estado de letargia pelo qual vive a estrutura administrativa da UEG.

As imagens vão ficar aqui... pra lembrar a realidade que todos gostam de ver na TV, não é a verdadeira realidade - é apenas uma falseação dela.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dançando com as sombras... chocante!!!!

Os PILOBOLUS tiveram o seu nascimento em 1971, num colégio dos Estados Unidos, e desde então tornam-se uma das mais respeitadas e galardoadas companhias de dança do mundo. Entre vigorosas rotinas da dança, com forte interacção dos corpos dos seus dançarinos, a momentos de pura ginástica, os PILOBOLUS têm marcado a diferença.

Divirta-se e impressione-se!!!

sábado, 12 de setembro de 2009

Imagens do prenúncio do caoS

Entre leituras e leituras equivocadas, se antes era possível sonhar que a alteração dos modelos de organização escolar poderiam reverter processos de exclusão e deficts de aprendizagem, hoje, compreendo que tais interveções não somente, não são suficientes, como também se não forem seriamente levadas adiante num processo de amadurecimento, reformulações e aperfeiçoamento, adicionados elementos como: uma política de valorização da categoria docente com salários dignos e efetivas condições concretas e objetivas de trabalho escolar; respeito por parte das secretarias de educação aos projetos pedagógicos escolares e à autonomia pedagógica dos professores e professoras; investimento da capacitação docente e administrativa dos profissionais da educação; subsídio à formação cultural dos estudantes; entre outras questões.

Não é exatamente a organização escolar em ciclos de formação que produz o caos do analfabetismo entre crianças e adolescentes. É preciso ampliar o espectro dessa análise.

Procuremos saber quais são as reais e objetivas condições de trabalho, salário, estudo e planejamento, formação continuada dos professores; as condições de existência ou não das bibliotecas, laboratórios, quadras poli-esportivas, antes de acusar o modelo de organização. Não faço uma defesa cega da organização em ciclos, mas na seriação, as crianças e os adolescentes também não aprendiam, e ao contrário de agora, não era aprovados sem saber: apenas reprovavam anos e anos seguidos. Ao fim, tudo é mal.

É preciso, radicalmente refletir sobre os processos sociais de formação humana. A escola é apenas um deles!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como nosso objetivo são as imagens...



... não dava pra resistir e se posicionar diante das provocações de uma realidade tão perversa.

Para tanto, transcrevo uma postagem do blog da profa. Camila Tenório que achei bastante pertinente trazer pra cá!!!

Até 15 de outubro!!!!


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Primeiro de setembro: dia do professor de Educação Física.

Quando dava aulas de Educação Física no ensino fundamental ficava toda feliz quando recebia um cartão e um bombom no dia primeiro de setembro.
Pois estava vendo TV e o CREF nos cumprimentou por este dia.
O CREF? Aquele mesmo que sabe cobrar mensalidades altas, mas não luta pelos profissionais de Educação Física, enquanto educadores, professores como parte de um todo: a escola.
Não acho que temos motivos para comemorar o dia do profissional de Educação Física.
Além disso, somos professores tanto quanto os de história, geografia, e, no entanto, não existe dia “do professor de história”, existe dia do professor: 15 de outubro!
Vamos anular este dia primeiro e nos ver como professores, nosso dia será 15 de outubro, como os demais. Antes de tudo: somos professores!!
Nossa função, além do ensino técnico de jogos, esportes, danças e outros elementos das práticas corporais: educar! As práticas corporais são nossos conteúdos, gostosos e diversas vezes divertidos, para educarmos! Conteúdos para ensinarmos a pensar, criticar, passar valores como ética, respeito, alteridade, honestidade.
Uma vez nos jogos escolares do ensino fundamental minhas alunas jogavam vôlei e nossa bola foi dentro da quadra da outra escola, o árbitro deu fora e ponto para elas, uma menina honesta do outro time viu e disse que havia ido dentro, uma professora do outro time fez sinal de silêncio para ela. Ensinou a mentir. Mentira não ensina ética e honestidade.
Naquela hora entendi o motivo de muitos profissionais da nossa área comemorarem o seu dia separado dos demais: esquecimento de que, antes de tudo, somos educadores.
E educar significa transformar com o trabalho, mesmo que o mundo grite: minta! Porém, nós sussurramos: seja honesto! O mundo diz “passe por cima”, nós dizemos “dê a mão para seu amigo se levantar”. Quando todos dizem para sermos egoístas, ensinamos como é doce ser solidário. Quando tudo e todos nos ensina sobre não ceder, não ouvir, remamos no outro sentido, com força contra a maré.
Quando todos os profissionais da Educação Física perceberam que são professores, junto com as demais disciplinas, não precisaremos nem questionar o dia primeiro de setembro. Ele será esquecido porque nosso dia e lugar é sempre com a Educação, ou seja, a transformação da sociedade “através” do conhecimento.


Camila Tenório Cunha
1/09/2009

http://profacamilatc.wordpress.com/

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Paulo Freire e seu encontro com Marx

De Freire, as vezes, se tentarmos falar, podemos impedir a compreensão mais original de suas idéias... então... deixe Paulo falar!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Educação, as pessoas e o planeta

Vejam a charge e ...



Reflita!
.
Os tempos mudaram e a forma de educar também. Será que os processos de desresponsabilização das crianças nos contextos familiares, não apontam para um habitante do planeta cada vez mais, insensível, inconsequente e desrespeitoso com o meio e as pessoas?
.
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
.
Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...
(Recebi por email e achei válido postar aqui!)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

As imagens da História das Coisas

Para compreender a realidade do planeta é preciso superar o aparente e ir além do que os olhos podem ver! (Of.G-3)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mensagens secretas - por Ernani Só

A escola não é apenas a prova de matemática e sua conseqüência natural, a recuperação.

Muitas professoras, quando vou a escolas falar com as crianças, me perguntam cheias de esperança se fui bom aluno. Não fui.
Tenho minhas notas para provar. Mas um dia desses fiquei matutando.
Veja só, um menino, depois de ler os Contos de Morte Morrida, me disse: "Gostei do seu livro. Descobri que dá pra fazer piada com assunto sério".
Fiquei feliz por ter contribuído para uma descoberta fundamental, ainda mais cedo assim, aos 10 anos. Então me deparei com o sorriso da professora. Eu conhecia esse sorriso, sua cumplicidade, sua malícia bondosa. Nem tive de me esforçar para lembrar. Era o mesmo sorriso de algumas professoras que tive.
Meu primeiro dia de aula: um bando de crianças selvagens numa sala, sozinhas por horas, devido a algum problema burocrático. No meio daquela zoeira, encolhido em minha timidez, pensei: estou frito. Não estava.
Lá pelas tantas chegou a professora Teresa. Ela era linda, mas, melhor que isso, era mais afetuosa que as fadas dos contos. Com ela eu descobri que o mundo, tantas vezes brutal ou esquisito, podia ser tão doce como o mundo que eu começava a abandonar: o das saias da minha mãe e da minha avó. Não tive grandes méritos nessa descoberta, é verdade, mas muitos colegas tratavam a professora Teresa como uma qualquer. Nunca engoli isso. Nunca.
Um ou dois anos depois, foi a vez da professora Lourdes: ela lia Monteiro Lobato e a Bíblia para a turma. Essas leituras valiam por si mesmas: nada de trabalho depois, nada de nota, apenas o prazer de uma boa história. Me parece o melhor começo, porque a leitura pega por contágio, não por obrigação.
Como minhas imunidades eram baixas, deu no que deu. Agora, o fato de quase ninguém naquela turma ter se tornado um bom leitor não é culpa da professora Lourdes. Ela teria de ser muitas dezenas ao longo da vida dessas crianças, dentro e fora da escola, para fazer diferença.
Acho que eu tinha 13 ou 14 anos. Não lembro do nome da professora, mas lembro do rosto dela e da mão levantada, segurando o volume de Histórias Extraordinárias. Queria saber se alguém tinha interesse em ler. Dei um pulo, e a cadeira quase foi para o espaço, o que me valeu a gozação dos colegas. Mas e daí? Eu andava lendo revistas de contos policiais e, num artigo, tinham falado de um tal Edgar Allan Poe, o inventor do gênero.
Morando numa cidadezinha, na serra gaúcha, que tinha duas papelarias que vendiam apenas José de Alencar e José Mauro de Vasconcelos, era improvável que eu conseguisse botar a mão num escritor desses. Foi uma sorte, então, essa professora e seu método de pescaria no escuro, à margem do currículo. Claro, a escola não é apenas a prova de matemática e sua conseqüência natural, a recuperação. Ou as regras gramaticais e nosso desejo de dar uma rasteira nelas.
Há outras matérias, coisas que se insinuam entre os gestos da professora, no tom da voz, nas expectativas, nas atitudes. Coisas que também estão nos colegas, nas tramas e estripulias do recreio.
Há mensagens secretas ou evidentes se entrecruzando a todo momento, em toda parte.
É preciso estar atento a elas.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Uma outra reflexão

... é provável que alguns (in)sensíveis não consigam compreender...

... a idéia é apenas provocar reflexões...

só.

... ou !

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Documentário sobre Anísio Teixeira

Documentário: "Educação não é privilégio"

Mostra a vida e obra do educador Anísio Teixeira. Apresenta relatos de ex-alunos da Escola Parque fundada por Anísio Teixeira, o período que foi reitor na Universidade de Brasília e toda a influência que exerce na pedagogia brasileira.







Vale a pena conhecer um pouco desse intelectual brasileiro.

sábado, 1 de agosto de 2009

Qual o significado de uma mesa?

A mesa é um lugar de aprendizados, de amizades, de sensações, de aromas e gostos, de conversas e compartilhar de sonhos e projetos, de degustes, e de tantas outras coisas que somente sentado entre amigos é possível constatar.

O que é a mesa para você?