quinta-feira, 19 de abril de 2012

A crise global revigorou o marxismo

A crise global revigorou o marxismo, diz sociólogo. Por Carla Rodrigues.Valor Econômico - 17 de abril de 2012.


"Embora reconheça certa inflação no uso do "pós", o sueco Göran Therborn, 70 anos, professor emérito de sociologia da Universidade de Cambridge, quis se valer dele como estratégia para apontar o frescor do pensamento marxista, tão em voga no período pós-crise americana de 2008. Na semana passada, ele percorreu o Brasil, de Porto Alegre a Belém, passando por São Paulo, para lançar Do marxismo ao pós-marxismo? (Boitempo Editorial), seu segundo livro traduzido no país. Admirador das ciências sociais no Brasil, Therborn é um entusiasta dos movimentos sociais da América do Sul, que embalam seu ideal de que 'outro mundo é possível'. 'Um cientista social progressista hoje tem poucas razões para chorar', diz ele na entrevista a seguir." 

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quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lançamento do livro: A rima na escola, o verso na história

Gosto de denunciar a injustiça e anunciar as boas produções. Então, vai aqui mais um anúncio.



A rima na escola,
o verso na história


Maíra Soares Ferreira
Inspirada no diário de viagens de Mario de Andrade pelo norte e nordeste do Brasil, Maíra Soares Ferreira apresenta em seu novo livro, A rima na escola, o verso na história, a luta pela preservação da cultura popular afro-indígena e sertaneja e sua transmissão às novas gerações, em comunidades como a da favela do Real Parque, na capital paulista, formada por migrantes descendentes da aldeia Pankararu (PE). Este livro resultou de sua pesquisa-intervenção em torno da criação poética, desenvolvida em sala de aula com professores e alunos do 8º ano do ensino fundamental.  







Trecho do livro
“Em outras palavras, parece ser por meio da filiação poética, musical e oral que se constrói um trajeto possível para as populações periféricas e híbridas – verdadeiros mosaicos étnicos, que se tornam um modo de se recriarem, reanimarem-se e, assim, encantarem o mundo com seus cânticos falados e protestos cantados. Como em muitas formas culturais e da diáspora africanas, a prolífica autonomeação do hip-hop é um meio de reinvenção e de definição de si mesmo. Os grupos hip-hoppers – dos afro-americanos, jamaicanos, porto-riquenhos e afro-caribenhos aos afro-brasileiros, afro-indígenas, sertanejos nordestinos etc. – indicam a formação de um novo tipo de família cujos vínculos interculturais se estabelecem em um cenário urbano hostil, tecnologicamente sofisticado e multiétnico.”
Sobre a autora
Maíra Soares Ferreira possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), estudos sobre a realidade brasileira pela Escola Florestan Fernandes e formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência na área de Psicanálise e Educação, com ênfase em educação popular, cultura e memória. Coorganizadora do livro Capital e trabalho vivo(Expressão Popular, 2004), atualmente é pesquisadora do Centro Memória Viva da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ficha técnica
Título: A rima na escola, o verso na história 
Autor: Maíra Soares Ferreira
Prefácio: Mônica Guimarães Teixeira Amaral
Orelha: Moisés Rodrigues da Silva Junior
Quarta capa: Alípio Casali
Páginas: 240
ISBN: 978-85-7559-211-3
Preço: R$ 32,00
Editora: Boitempo

terça-feira, 17 de abril de 2012

Hidrovias, será?


Hidrovias, poderia ser um grande projeto não somente para São Paulo, mas para inúmeras metrópoles no Brasil..

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Projeto de hidroanel em São Paulo pode virar realidade

“São Paulo é tão cercada de água, que poderia até ser chamada de ilha. O objetivo do anel fluvial é transportar cargas e, futuramente, passageiros, que poderiam viajar normalmente ou a turismo”, explica o arquiteto.
Leia na íntegra clicando aqui

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Lançamento de Livro em Goiás



"Castigo físico não dá bons resultados"


Extraído do blog Educar sem Violência.

Palmada não educa, conclui análise de 20 anos de pesquisas


Ricardo Bonalume Neto



Por RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO



Atire a primeira pedra o pai ou a mãe que nunca pensou em jogar uma no seu filhote. Mas é melhor não. Vinte anos de pesquisas mostram: castigo físico não dá bons resultados.
Estudos em várias partes do planeta demonstram uma associação clara entre essa forma de punição e problemas como depressão, ansiedade e vícios, que podem começar na infância e se estender para a vida adulta.
Pesquisar o castigo corporal é um desafio. Em ciência, a metodologia mais usada é o estudo controlado aleatório: dois grupos recebem um ou outro remédio, por exemplo. Mas como fazer isso com palmadas? Um grupo de crianças apanha e outro não?
Por isso, são mais comuns os estudos "prospectivos": são estudadas crianças com níveis de agressão ou comportamento antissocial equivalentes no começo e analisada a progressão do comportamento. Ou "retrospectivos", baseados na memória.
Dois pesquisadores no Canadá - a psicóloga Joan Durrant, da Universidade de Manitoba, e o assistente social Ron Ensom, do Hospital Infantil de Eastern Ontario - analisaram 20 anos dessas pesquisas, incluindo uma metanálise com mais de 36 mil participantes.
A conclusão de Durrant e Enson: "Nenhum estudo mostrou que a punição física tem efeito positivo, e a maior parte dos estudos encontrou efeitos negativos".
Mas será que isso vale para todo o planeta ou só para as sociedades mais tolerantes do Ocidente? Haveria o mesmo efeito em sociedades acostumadas a níveis altos de agressão no cotidiano, como a violência urbana do Brasil?
"Há uma suposição de que quanto mais comum é uma experiência, menor é o impacto nos membros do grupo que a experimentam. A pesquisa sugere uma resposta a essa questão. Crianças brancas, negras e hispânicas nos EUA, apesar de diferenças na prevalência do uso de castigo corporal, compartilham os mesmos riscos do seu uso", disse Ensom à Folha.
QUEM APANHA MAIS
Os melhores estudos sobre a "prevalência da palmada" foram feitos nos EUA. Conhecendo os adolescentes, poderia se esperar que eles seriam os alvos mais naturais.
Mas são as crianças menores que mais sofrem castigo. "Nos EUA, quase todas as crianças da pré-escola levaram palmada. Provavelmente porque são ativas e inquisitivas e têm compreensão limitada de perigo ou das necessidades dos outros", diz Ensom.
Certo, qual a opção, então, ao tapinha "corretivo"? Os pesquisadores falam em "disciplina positiva". A autoridade dos pais continua existindo, mas sem violência.
"A DISCIPLINA POSITIVA ensina pacientemente em vez de punir arbitrariamente. Se você espera que uma criança arrume seus brinquedos e ela foi lembrada de fazê-lo, mas mantém a TV ligada em vez disso, é razoável que os pais digam: 'Sem TV até você arrumar seu quarto", exemplifica o pesquisador.

Extraído do blog Educar sem Violência.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Na semana de Göran Therborn no Brasil, lançamento do livro " Do marxismo ao pós-marxismo?”


Na semana de Göran Therborn no Brasil, sorteio do livro “Do marxismo ao pós-marxismo?”

Göran Therborn vem ao Brasil esta semana, a convite da Boitempo, para o lançamento do livro Do marxismo ao pós-marxismo? Serão três dias de eventos nas capitais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará: na terça (10/04), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) recebe Therborn no Teatro TUCARENA; na quarta (11/04) é a vez da Câmara Municipal de Porto Alegre; e na sexta (13/04), o autor se apresenta na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Publicamos hoje o texto de orelha escrito por Ruy Braga para o livro, além de um artigo de João Alexandre Peschanski sobre o conceito de ideologia na obra de Göran Therborn, aqui no Blog da Boitempo.
Para divulgar a série de conferências, a Boitempo vai sortear um exemplar do livro Do marxismo ao pós-marxismo?, que o autor vem a lançar. Para concorrer, basta divulgar o link deste post em seu Blog, perfil do Facebook, Twitter, Google + etc. e depois publicar o seu perfil ou blog nos comentários deste post.
O período para concorrer vai até a próxima sexta-feira, dia 13 de abril, quando Göran Therborn realizará a última de suas conferências, em Belém. O resultado será divulgado aqui, na página do Facebook e no perfil do Twitter da Boitempo, às 16h30. Boa sorte!
O livro já está à venda em versão eletrônica (ebook) na Gato Sabido, pelametade do preço do livro impresso.
Todos os eventos são gratuitos e não há necessidade de inscrição prévia.
Confirme presença, convide amigos e compartilhe a página oficial no Facebook de Göran Therborn no Brasil.
Programação completa
10/04 | Terça-feira | 19h30 – São Paulo (SP)
Teatro TUCARENA (PUC-SP)
Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes – (11) 3670-8453
Com a presença de Ana Amélia da Silva (Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP) e Ruy Braga (FFLCH/USP e autor do texto de orelha do livro).
Realização: APROPUC, Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP e Boitempo Editorial
Apoio: PUC-SP, NEHTIPO, NEAMP e Teatro TUCARENA.
***
11/04 | Quarta-feira | 19h – Porto Alegreo (RS)
Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre
Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro – (51) 3220-4187
Com a presença do Prof. Dr. Marcelo Kunrath da Silva (PPG Sociologia/UFRGS).
Realização: Câmara Municipal de Porto Alegre, Escola do Legislativo Julieta Battistoli, Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (CECE), Seção de Memorial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS e Boitempo Editorial
Apoio: Hotel Everest, Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS e Sindicato Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CEPERGS)
***
13/04 | Sexta-feira | 17h – Belém (PA)
Auditório José Vicente Miranda Filho do Instituto de Ciências Jurídicas – ICJ da Universidade Federal do Pará (UFPA) – (91) 3201-7211
Com a presença dos professores Fábio Castro (Comunicação) e Marise Morbach (Ciências Políticas).
Realização: Universidade Federal do Pará (UFPA), Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), Editora UFPA e Boitempo Editorial

Páscoa para todos os dias

Estive pensando sobre o sentido da páscoa.


E cheguei a um entendimento. Que a páscoa é uma boa oportunidade para pensarmos no que estamos fazendo de nossas vidas.


Então, que nesta segunda-feira, os sentimentos, valores e verdades ouvidas - a partir do reconhecimento de que o conteúdo da páscoa fala sobre Cristo em nossas vidas - continuem fluindo e fluindo no decorrer de todos os dias!


Para que em todos os dias, o nosso próximo sinta que nós o amamos e nos importamos com ele.

Amar o próximo é para todos os dias!


Mas quem é o seu próximo?

Abraços

sábado, 7 de abril de 2012

Concurso - Educação Física UNB - ATLETISMO


Edital de Abertura N. 176/2012

Faculdade de Educação Física - FEF
Universidade de Brasília

Área:·Ensino e Pesquisa em Atletismo

Classe: PROFESSOR ADJUNTO (DOUTOR)
Inscrições: 09/04 a 09/05/2012

sexta-feira, 6 de abril de 2012

6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O Giro-Linguístico e a Historiografia: balanço e perspectivas.


Acontecerá entre os dias 20 e 23 de agosto deste ano o 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O Giro-Linguístico e a Historiografia: balanço e perspectivas. O SNHH, agora intitulado “brasileiro” para denotar a dimensão internacional que o evento adquiriu ao longo de suas edições, propõe como tarefa central avaliar o impacto e o legado do chamado Giro-linguístico para a historiografia e as Ciências Humanas em geral. Como pensar os fenômenos sociais, culturais, políticos ou econômicos sem a mediação, em vários níveis, dos fenômenos da linguagem?
O evento terá lugar no campus de Mariana, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto.
O seminário desse ano contemplará as seguintes modalidades:  simpósios temáticos, mini-cursos,oficina de formação de professores, comunicação livre para graduandos e ouvinte.
As inscrições serão abertas no dia 02 de abril e encerradas no dia 20 de maio.
Maiores informações à respeito do 6ºSNHH podem ser acessadas através dos seguintes endereços:
Página no Facebook.
Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail seminario_ichs@yahoo.com.br e através do e-mail  pagamento_snhh@yahoo.com.br, destinado à responder as dúvidas referentes ao processo de inscrição.
O evento é uma realização do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH).
Mais informações: 

Comissão organizadora.
Prof. Ms. Bruno Medeiros (USP)
Prof. Dr. Valdei Araujo (UFOP)
Prof. Dr. Marcelo Rangel (UFOP)
Prof. Dr. Mateus Pereira (UFOP)
Seminário Nacional de História da Historiografia
www.seminariodehistoria.ufop.br
seminario_ichs@yahoo.com.br

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Colégio Brasileiro de Estudos em Saúde - Encontro


I Encontro CEBES Goiás.

O evento terá dois momentos:

* Conferência com Jairnilson Paim* - aberta (26/04/2012, das 13h30 às 17h30)
* Curso Militância política em saúde com Jairnilson Paim - com vagas limitadas, para pessoas com interesse na militância e em seguir acompanhando as atividades do Cebes Goiás (26/04 das 19h às 22h e 27/04/2012 - 8h às 12h e das 14h às 18h)

Gratuito.

O CEBES (Colégio Brasileiro de Estudos em Saúde) é um espaço de articulação acadêmica/política. Foi uma entidade significativa atuante no movimento da Reforma Sanitária brasileira. Desde sua criação em 1976, tem como eixo principal de seu projeto a luta pela democratização da saúde e da sociedade. Nesses mais de 30 anos de atuação, como centro de estudos que aglutina profissionais e estudantes, assegurou seu espaço como produtor de conhecimentos com uma prática política concreta, seja em nível dos movimentos sociais, das instituições do país e do parlamento brasileiro. 
Em Goiânia há um grupo de professores, estudantes e trabalhadores do serviço buscando reestruturar um Núcleo estadual do Cebes em Goiás. Para incentivar este processo de reestruturação, este evento está sendo promovido.


*Jairnilson Paim é um autor que compõe as referências de vários planos de ensino do curso de Graduação da FEF/UFG. Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Política de Saúde, Planejamento em Saúde, Reforma Sanitária Brasileira, Sistema Único de Saúde, Recursos Humanos em Saúde, Modelos Assistenciais, Vigilância da Saúde, Analise da Situacao de Saude, Mortalidade Infantil, Violência e Saude.



terça-feira, 3 de abril de 2012

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O estranho caso de super venda de revistas em Goiânia

Olá seguidores e visitantes,

Até sábado eu diria, "não sei se de fato isso é verdade, mas por via das dúvidas e para garantir que um maior número de pessoas interessadas tenham acesso à edição 691 da Revista Carta Capital, estou postando aqui um link para você baixar uma versão escaneada da mesma."

Mas depois de procurar o site da revista para saber se ela tinha uma posição para o boato, veja o que encontrei, o que a própria revista publicou neste domingo 01.04.12.

E você poderá ler na íntegra clicando aqui

Um abraço fraterno!

domingo, 1 de abril de 2012

II Seminário Dança Teatro e Educação - Forteleza-CE


Invenções do ensino em arte: eu artisto, tu artistas, ele artista...


Dança, Teatro, Educação atravessando-se em fluxos, num movimento contínuo, traçando um plano que não é forma, é força. Trata-se de um encontro a produzir invenções do ensino em arte. Nem dança, nem teatro, nem educação como blocos fixos, estáveis, separados, e sim um mesmo processo de criação de modos de artistar – um substantivo que ganha ação ao se perceber verbo, experimentações a mudar a ordem de um pensamento, a partir de uma relação com o ensino em arte que se inventa e se reinventa em ato, no regime do vivido.

É com esse desejo de possibilitar um encontro de diferentes modos de ensinar em arte que o II Seminário Dança Teatro Educação lança como tema Invenções do Ensino em Arte – Eu artisto, tu artistas, ele artista... O objetivo é cartografar essas experimentações que fazem da docência o lugar mesmo de atuação da arte.

Fustigados em pensar o que pode o ensino em dança e em teatro produzir em ambientes educacionais, formais e não formais, esta edição do Seminário Dança Teatro Educação se pergunta: qual é efetivamente o diálogo que as políticas de educação e cultura estabelecem com o fazer artístico em sua relação com o ensino? Como potencializar a educação relacionada à experiência estética em dança e em teatro,  quando os saberes inscritos na criação são instigados no contexto pedagógico?

O II Seminário Dança Teatro Educação é uma iniciativa conjunta dos cursos de Licenciatura em Dança e em Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Esta segunda edição será realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2012, no ICA, prédio da Av. Carapinima nº1615, bairro Benfica, em Fortaleza.