segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013!!!

Trago uma mensagem para pensarmos no amanhã que começa sempre depois que tomamos alguma decisão em nossas vidas. Cada clipe contém partes dessa mensagem.

FELIZ ANO NOVO!








domingo, 30 de dezembro de 2012

Que tal tomar uma decisão para a vida?

Você pode tomar uma importante decisão para 2013: SER DOADOR DE SANGUE E ÓRGÃOS







sábado, 29 de dezembro de 2012

Do Blog do Braulio: Planejamento financeiro: Os dez mandamentos

Vale a pena o clique

BLOG DO BRAULIO: Planejamento financeiro: Os dez mandamentos de um ...:

Caso alguma promessa de ano novo inclua uma organização da sua vida financeira, seguem algumas dicas que encontrei num site sobre grana ...

O capital e a terra na América do Sul


Seria assustador, se não fosse previsível na conjuntura das estratégias do sistema do capital.

Não só vale a pena o clique, mas é imprescindível você entender alguns aspectos desse tema.


El capital financiero internacional se apodera de las mejores tierras sudamericanas

"Se estima que el 25% del territorio uruguayo y paraguayo y al menos el 10% del argentino están en manos de empresarios extranjeros, mientras que en otros países de la región los latifundios privados se multiplican como hongos. Esta nueva forma de conquista neocolonial se intensificó en los últimos cinco años y afecta sobre todo a los países de América del Sur."

Clique para acessar a íntegra AQUI

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O fim do trabalho infantil: uma tarefa pra ontem.


Vale a pena a leitura do artigo: O uso da mão de obra infantil é cada vez maior no mundo, segundo artigo ‘Enfeite de Natal, trabalho infantil’


Vale o clique




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Publicação de Trabalhos da Pós-Graduação - UCDB


SÉRIE-ESTUDOS
Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (Univ. Católica Dom Bosco)


Série-Estudos publica artigos de caráter teórico e/ou empírico na área da Educação. Neste número 34, tem como tema: Dossiê: “Estudos sobre implementação de planos e programas para a educação básica”.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Como e porque se defender a alegria?

Sou uma pessoa de sorte, uma querida amiga me presenteou com esse poema de Mario Benedetti no dia de seu aniversário. E tem tudo a ver com o Natal!




Feliz Natal a todos, Feliz Natal!

Feliz Natal a todos, Feliz Natal!

O blog do Sérgio deseja a todos os visitantes, seguidores e amigos!



domingo, 23 de dezembro de 2012

U2 canta o Natal

O natal é um momento na história humana para o homem parar de olhar para dentro de si e conseguir olhar para o lado. O melhor do natal será quando o homem não precisar de um dia para lembrar que ele não é só nesse mundo.



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Simpósio Infância, Adolescência e Juventude - Bogotá-Colômbia


Na ausência de um site que reunisse as informações, o post ficou grande, mas contém as principais informações e contatos.



Convocatória
Simpósio INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE, VISÕES INTERDISCIPLINARES, que será desenvolvido junto ao II ENCUENTRO DE LAS CIENCIAS HUMANAS Y TECNOLÓGICAS  PARA LA INTEGRACIÓN EN EL CONOSUR, de 2 a 4 de mayo de 2013, na cidade de Bogotá, Colômbia, na Universidad Sergio Arboleda Bogotá – Colombia.

Proposta do Simpósio INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE, VISÕES INTERDISCIPLINARES:
As diferentes formações sociais ao largo da história e também do presente compuseram y compõem inúmeros significados e atributos às suas classificações etárias, nem sempre convergentes. A configuração das classes de idade e suas conseqüências sociais - no modo de produzir, de viver, de dividir o trabalho, de hierarquizar as relações, nas relações de gênero - implicam numa importante variável na organização das diferentes sociedades no tempo. Aí que, em termos atuais, a infância, a adolescência e a juventude, compõem três universos de idade cheios de construção de significados e projetos.
Este simpósio tem o propósito de congregar investigações sobre a América Latina (em especial o Cone Sul) de diferentes campos do conhecimento (história, sociologia, Antropologia, Serviço Social, Direito, Educação, etc.) que problematizem a relação da infância, da adolescência y juventude com a sociedade, seja quanto às representações, projetos políticos, ações sociais, construção de espaços institucionais, construção de saberes e profissões, experiências concretas de vida.
O objetivo do colocar em colaboração matizes de diferentes campos do conhecimento procura proporcionar um diálogo e reflexão interdisciplinar, ao mesmo tempo objetiva estimular o esforço por amenizar as fronteiras disciplinarias e facilitar uma melhor comunicabilidade entre os saberes.

COORDENADORES:
Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes: Doctor en Historia Social, Universidade de São Paulo, graduado en Ciencias Juridicas y Sociales, y História. Profesor Unisant'Anna. edunettonunes@hotmail.com
Dr. Javier Sáenz Obregón: Ph.D en Historia y Filosofía de la Educación, Profesor Titular Universidad Nacional de Colombia. javiersaenzx@gmail.com
Dra. Olga Brites: Profesora e Investigadora Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. olgabrites@uol.com.br


NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS:
1- O resumo deverá ter entre 10 a 15 linhas, em espaçamento 1,5; fonte Times New Romam, tamanho 12.
2- Indicação do nome (s) do (s) autor (es), da Instituição de origem, titulação e título do trabalho. O número máximo de autores de cada trabalho será limitado a dois.
3- Os resumos podem ser escritos português ou espanhol.
4- O prazo para envio dos resumos é até 31 de janeiro de 2013.
5- Os resumos para esse simpósio devem ser enviados exclusivamente ao e-mail seguinte:
6- A carta de aceite dos trabalhos aprovados será emitida até 15 de fevereiro de 2013.
7- O pagamento da inscrição dos trabalhos aprovados será efetuado no credenciamento do evento, nos dias do Encuentro, com base nos seguintes valores:
a. Professor universitário (ou outro profissional) com comunicação = 80 US
b. Aluno de Pós-graduação com comunicação = 55 US
c. Aluno de Graduação com comunicação = 35 US
d. Ouvinte = 30 US
8- De acordo com a Organização Geral do II Encuentro, será publicado um CD ROM com os trabalhos apresentados no Evento dentro de 6 meses após o evento.
9- Organização Geral do Encuentro:

Universidad Sergio Arboleda – Bogotá – Colômbia
Coordinadores generales del Encuentro
Andrea Cortés-Boussac PhD, Universidad Sergio Arboleda Bogotá – Colombia (andrea.cortes@usa.edu.co); Carlos Tulio da Silva Medeiros, Instituto Federal Sul-rio-grandense – Brasil (tulio@pelotas.ifsul.edu.br)

10- Otras Informaciones generales del Encuentro:
(convocatoria general)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mestrado Interdisciplinar - UEG


Estarão abertas as inscrições ao processo seletivo do Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), para as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins, a ser oferecido na Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (UnUCSEH), no período de 07 de janeiro de 2013 a 25 de janeiro de 2013.


Para acessar o edital clique AQUI


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Escolas públicas são iguais em qualquer lugar?

Talvez, seja melhor e importante, dar uma olhada com mais filtros e uma análise um pouco mais acuidada dessa experiência para emitirmos pareceres positivos ou negativos. Voltarei a esse post mais adiante após refletir um pouco sobre o assunto. Mas, enquanto isso, submeto a vocês e aos seus próprios olhares e críticas.

Nova York reinventa escolas públicas pela inovação
12/12/12 //  //  

Alunos desmotivados, escolas sem as mínimas condições de segurança, professores mal pagos. Essa realidade, que traduz o cotidiano de boa parte das escolas públicas brasileiras, não é privilégio nosso: também era o que se via em Nova York há menos de dez anos. Mas uma série de reformas educacionais vem mudando a cara da rede pública da cidade. A mais recente delas, o iZone, estimula a adoção de modelos inovadores desenhados a partir das necessidades de cada escola. Deu tão certo que a iniciativa vive um momento de franca expansão – passou das 80 instituições participantes em 2011 para 160 em 2012 e a previsão é que chegue a 400 até 2014.
Acesse a matéria na íntegra clicando AQUI

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Natal ou egocentrismo?

Há uma semana da celebração do natal me vejo cercado de um ambiente nada parecido com o natal de Cristo.

No lugar de generosidade e doação, sofremos da agonia e da impaciência para fazer as maiores e melhores compras pelos menores preços e poucas são as pessoas que se importam em respeitar filas, horários e pessoas.

No lugar de alegria e contentamento, vemos pessoas tristes porque não conseguirão uma mesa farta ou muitos embrulhos de presentes;

No lugar de paz e harmonia, percebemos a correria e a transmutação de pessoas "normais" em desesperados consumidores.

É preciso resgatar ou criar dentro de cada um o reconhecimento do motivo maior de celebrarmos o natal. E o motivo se resume em: doar para quem não tem ou para quem enfrenta restrições de toda a sorte. 

Mas, o mais legal, é reconhecer que esse doar que Jesus anunciou não se resume ao período do natal, mas que pode e deve acontecer a todo momento que encontramos pessoas necessitadas de carinho, alimento, justiça, roupas, calçados, trabalho, paz interior, amor.

Aproveite e doe sangue, órgãos e medula óssea!!!

Celebre o natal, celebre a vida e exagere no verbo doar!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

UnB - Defesa de Mestrado: estudantes indígenas


Acontece de 17 a 21 de Dezembro na UnB, 07 mesas de Mestrado, destas 03 são de estudantes e estudiosos indígenas: 

- Pastoreio do futuro: projeto de sustentabilidade para a terra indígena São Marcos, Roraima.  (Prof. Alfredo Wapixana); 

- Sustentabilidade e processos de reconstrução identitária entre o povo indígena Kinikináu em Mato Grosso do Sul. (Biólogo Rosaldo Kinikináu);

- Yakuigady: cultura e sustentabilidade nas máscaras rituais no povo Kurâ- Bakairi. (Jornalista Vitor Bakairi).


domingo, 16 de dezembro de 2012

Sunday Bloody Sunday

Uma pausa para memorar uma banda que muito me incomoda e agrada! Incomoda porque trata de questões que precisamos não esquecer até que sejam superadas e depois de superadas,  continuar lembrando para nunca mais repetir, como em Auschwitz!

Me agrada porque é um rock 'n roll.






sábado, 15 de dezembro de 2012

IV Seminário Nacional Corpo e Cultura 2013 em Goiânia


Goiânia sediará o IV Seminário Nacional Corpo e Cultura - do CBCE/GTT Corpo e Cultura. 

Entre os dias 25 e 27 de abril de 2013.

Mais informações, em breve no site www.cbce.org.br 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ganhador do livro de Mészáros

O ganhador do livro: 'Educação para além do capital' foi: JOÃO ARLINDO

Como tivemos apenas 4 participantes, a metodologia do sorteio foi a seguinte: fiz 4 papeizinhos numerados de 1 a 4. E dentro da cronologia de participação, o papel sorteado foi o de número 1, que correspondeu ao comentário número 1 (primeiro a ser feito).

João Arlindo, para recebê-lo, envie seu nome e endereço completo com CEP, para sergio.efisica@gmail.com. Ou ser preferir recebê-lo em mãos, basta  entrar em contato para combinarmos!

Parabéns a todos e teremos outras novidades no decorrer de 2013!

Ao Weberson Barbosa, Flávia Dayana e Marcos Augusto, obrigado pela participação e fiquem atentos para os próximos movimentos do blog.

Sérgio Moura

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mészáros para celebrar o 4º ano do Blog







Na comemoração deste 4º ano de existência, quem fizer um comentário neste post respondendo como esse livro vai contribuir em sua formação,  estará concorrendo a um exemplar, cujo resultado será divulgado sexta-feira (14-12).


---   ---   ---   ---   ---   ---

"O ensaio que dá título a este volume foi escrito por István Mészáros para a conferência de abertura do Fórum Mundial de Educação, realizado em Porto Alegre, em 2004. Nesse texto, o professor emérito da Universidade de Sussex afirma, entre outras coisas, que a educação não é um negócio, é criação. Que educação não deve qualificar para o mercado, mas para a vida. Na sessão inaugural do ginásio Gigantinho, enfatizou o sentido mais enraizado da frase `a educação não é uma mercadoria`”. 
Ivana Jinkings 

Mészáros discute como pensar a sociedade tendo como parâmetro o ser humano. Exige a superação da lógica desumanizadora do capital, que tem no individualismo, no lucro e na competição os seus fundamentos. Sustenta que a educação deve ser sempre continuada, permanente, ou não é educação. 

Defende a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e alunos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade na qual o capital não explore mais o tempo de lazer, pois o que as classes dominantes impõem é uma educação para o trabalho alienante, com o objetivo de manter o homem dominado. Já a educação libertadora teria como função transformar o trabalhador em um agente político, que pensa, age, e usa a palavra como arma para transformar a realidade. 

Pensando na construção da ruptura com a lógica do capital, Mészáros reflete nas páginas deste livro sobre algumas questões essenciais: Qual o papel da educação na construção de um outro mundo possível? Como construir uma educação cuja principal referência seja o ser humano? Como se constitui uma educação que realize as transformações políticas, econômicas, culturais e sociais necessárias? 

Os direitos autorais desta, e de toda a obra de Mészáros no Brasil, foram doados para o Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, o MST. 

Sobre o autor
Nascido em 1930, na Hungria, com doze anos e meio Mészáros já trabalhava como operário em uma fábrica de aviões de carga, tendo que mentir a idade em quatro anos para isso. Começou a trabalhar como assistente de Georg Lukács em 1951, e seria indicado como seu sucessor na universidade de Budapeste, mas a invasão soviética de 1956 forçou-o a sair do país. Vive hoje na Inglaterra. Sua experiência como trabalhador e estudante na Hungria “socialista” foi determinante para a compreensão da educação como forma de superar os obstáculos da realidade. 

Fonte: Boitempo Editorial




Seu comentário neste post, pode lhe presentar com um exemplar desta obra

ps.: não esqueça de acompanhar o blog nos próximos dias para saber se você terá que enviar seus dados de correspondência.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação

http://www.sbece.com.br/site/capa

20 a 22/05/2013


No século XVIII, surge a escola moderna disciplinar, intrinsecamente relacionada com os significados de tempo e espaço que emergem com a cosmovisão moderna. Os confusos e múltiplos mundos medievais, onde o tempo só era percebido pelos ciclos da natureza, deram lugar a um espaço infinito e a um tempo linear.



Com apresentação de trabalho: até dia 17/12/2012.