quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Processo Seletivo - Professor Substituto IF GOIÁS / Inhumas-Go



ESTÁ ABERTO EDITAL Vagas para professor substituto no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Inhumas.

INSCRIÇÕES ONLINE: Período: de 23/11/2017 às 20h do dia 06/12/2017

Educação Física 40h/s
Filosofia 20h/s
Engenharia de Alimentos 02 vagas - 40h/s
Geografia 20h/s

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI





ACESSE EDITAIS ABERTOS PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS DE DIVERSAS ÁREAS EM OUTROS MUNICÍPIOS GOIANOS
 - CONFIRA AQUI  -

E-book Pesquisa em Educação Física para Baixar Free



Contribuindo com a socialização do conhecimento, nosso blog apresenta e disponibiliza o acesso ao e-book intitulado “Pesquisa em Educação Física: perspectivas sociocultural e pedagógica em foco”.

Este livro é fruto das palestras que aconteceram no I Seminário de Educação Física, Esporte e Sociedade, da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, que teve sua realização nos dias 9 e 10 de novembro de 2017.

Eu, espero que esse material possa colaborar com as discussões sobre os desafios, limites e possibilidades das vertentes sociocultural e pedagógica na Pós-Graduação e na formação de professores e de profissionais da Educação Física.

Para BAIXAR O E-BOOK CLIQUE AQUI

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Em Goiânia/Go - Processo Seletivo Sec. Mun. Assistência Social - Diversos Áreas



Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia torna público a abertura das inscrições ao Processo Seletivo Simplificado regido por este Edital, que tem por finalidade selecionar profissionais para atuação na área da Assistência Social, junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), no ACESSUAS trabalho, Programa Bolsa Família (PBF) e na SEDE.
As vagas são destinadas aos profissionais das seguintes áreas com nível superior: Pedagogo, Educação Física, Assistência Social, Ciências Sociais, Sociologia, Psicologia, Antropologia,  Biologia, Biomedicina, Bioquímica, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Arte Terapia, Musicoterapia, Medicina Veterinária.

INSCRIÇÃO 17/11/17 a 24/11/17

ACESSO AO EDITAL CRONOGRAMA E ANEXOS CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Privatizar a Educação? Somos contra!



Das publicações do Prof. Luiz Carlos de Freitas em seu blog, vou reproduzir na íntegra seu texto e ao final disponibilizo o link do sindicato APASE para você acessar todo o conteúdo dessa agenda contra a privatização da educação em São Paulo/Brasil.


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"É admirável a clareza com que a APASE – Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério do Estado de São Paulo – incorporou em sua Carta Sindical de Teses a luta contra a privatização.
Em seu título 1, O Estado que defendemos, a APASE diz no ponto 3 que:
“defende que o Estado brasileiro deve executar de forma direta as políticas públicas de educação, saúde, mobilidade, segurança, habitação, assistência social, opondo-se à transferência de recursos públicos à iniciativa privada por meio de privatizações e terceirizações das mesmas”.
Em seu título 2, A educação e a escola que propomos, em seu ponto 7 afirma:
“O Sindicato-APASE se opõe a toda forma de privatização, terceirização ou transferência de gestão da escola pública para a iniciativa privada, em todos os níveis de ensino e defende uma educação que fomente a autonomia das escolas em seu Projeto Político e Pedagógico, que fomente a inovação na execução de seus planos de gestão e ensino e é contrário a toda forma de engessamento da prática que fira a autoria de seus profissionais.”
Em seu título 3, Sindicato e Categoria, no ponto 6 diz:
“O Sindicato-APASE defende a Escola Pública, Estatal, Laica, Gratuita e de Qualidade Social para todos, indistintamente, crianças, jovens e adultos.”
Aqui, note-se a atualização da antiga consigna com a palavra “estatal”, pois a simples afirmação de defesa da escola pública, não dá conta das novas formas de privatização em curso, já que as escolas de gestão terceirizadas continuam se auto-denominando de “escolas públicas”. É preciso ser mais claro hoje, avançando para a afirmação de que a escola pública deve ser estatal.
Em seu título 4, Sindicato e lutas sociais, no ponto 6, diz:
“O Sindicato-APASE exige acesso, imediato e irrestrito, por todos, ao Banco de Dados das avaliações externas de rendimento escolar, de modo a permitir o uso destas informações pelas entidades sindicais do magistério, contando com o apoio dos Institutos de Pesquisas Educacionais e Instituições de Ensino Superior na análise dos mesmos.”
Em seu título V, Política Salarial, seguridade e plano de carreira, no ponto 14, afirma:
“Fim das políticas de gratificações, bônus e mérito com a imediata incorporação dos vencimentos para todos os fins, convertendo os respectivos valores em salário real.”
Eis um bom modelo de agenda para a batalha contra a reforma empresarial da educação."
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Para ler o conteúdo das teses do Sindicato APASE na íntegra CONFIRA AQUI

Fonte da postagem: Blog do Luiz Carlos de Freitas

domingo, 22 de outubro de 2017

Não foi Bullying!

Olá pessoal,
achei por bem trazer na íntegra um texto que reflete de forma bastante contextual, o trágico acontecimento ocorrido em Goiânia nessa última semana. 

A questão aqui não está relacionada à arma, que é assunto para outra análise. 

Mas, concentra-se em UMA DAS POSSÍVEIS REFLEXÕES sobre o papel da educação familiar na formação da personalidade da criança, lembrando que a família não responde sozinha por essa formação e que vivemos um tempo de barbárie em todos os cenários.

Espero que o texto de Jordam Campos ajude outros de nós, a aprender a separar os sentimentos mais apaixonados para identificar algumas realidades que o imediato não nos permite enxergar.

E você o que pensa sobre isso?

Um abraço aos leitores e nossos profundos sentimentos das famílias enlutadas.

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Sim, um adolescente matou dois colegas de escola com uma arma de fogo. Sim, pessoas desinformadas e com a ajuda da mídia espalham que o bullying foi o motivo. Não, não foi este o motivo. E vou aqui explicar um pouco sobre tudo isto.


Sou pai de quatro filhos, psicoterapeuta clínico de crianças, jovens e adultos e discordo completamente da “desculpa esfarrapada” desta pseudo-versão dos fatos. Bullying é o resultado de um abuso persistente na forma de violência física ou psicológica a uma outra pessoa. Bullying não é a piada sem graça, a ofensa solta ou uma provocação por conta do odor resultante da falta de desodorante por quatro dias, que foi exatamente o “caso” do adolescente que matou seus colegas. O motivo pelo qual o jovem assassinou seus colegas é um conjunto de fatores na formação de sua personalidade sob responsabilidade de seus pais.

O GATILHO que deu o start em seu plano de matar pode ter surgido da provocação de seus colegas, sim. Foi uma reação desmedida, autoritária, perversa e calculada a um conflito em que ele se viu inserido. A falta de preparo emocional e educacional deste jovem para lidar com frustrações é o ponto alto deste simples quebra-cabeças. Quando somos colocados frente a um conflito, ou o enfrentamos, ou fugimos ou paralisamos. As vítimas de bullying costumam paralisar e passam anos no gerúndio do próprio verbo que identifica este problema. Bullying é uma ressaca, um trauma no gerúndio, que vai minando as forças, destruindo a autoestima e a identidade frágil de suas vítimas.

No caso do adolescente em questão ele não teve tempo de ser vítima de bullying, ele simplesmente enfrentou a provocação de ser chamado de fedorento com base em sua formação de personalidade, filosofia de vida, exemplos e criação, reagindo. Colegas de sala disseram que ele era adorador do nazismo, cultuava coisas satânicas e quando provocado dizia que seus pais, que são policiais, iriam matar os provocadores se ele pedisse!!!! BINGO!!!!

NÃO FOI BULLYING - Por mais espantoso que possa ser, desculpem mídia e pseudo-sábios filósofos contemporâneos - o garoto matou porque tinha na sua formação de personalidade uma espécie de autorização para fazer! A identidade deste jovem de 14 anos estava formada em um alicerce que permitia isso. Ele provavelmente iria fazer isso logo logo... Na escola, com o vizinho, na briga de trânsito ou com a namorada que terminasse com ele, e isso nada tem a ver com Bullying. A provocação foi apenas o motivo para “fazer o que já se era.”
Agora, falando do Bullying, digo sem pestanejar que o maior culpado pela sedimentação do bullying e suas prováveis repercussões não são os coleguinhas “maldosos”, e sim a FAMÍLIA de quem sofre este tipo de ação. Se quem sofresse bullying fosse um potencial assassino a humanidade estava extinta. Mata-se muito por traições, brigas de trânsito, desavenças de trabalho, machismo, homofobia... Mas não por Bullying. Do contrário - é muito mais provável um suicídio, depressão, implosão.
O que faz com que alguém resista ou não a uma ação que pode virar bullying? Simples – a capacidade do jovem em lidar com frustrações e aprender a enfrentar seus problemas e conflitos. Esta é a maior prevenção ao bullying – aprender a vencer frustrações se submetendo a elas de forma sadia e com orientação. Aprender a respeitar os pais e a vida. Ter lições diárias de cidadania, direitos humanos - mas o mais importante - passar por frustrações e ter apoio dos pais, sem lamentar e encontrar culpados e sim crescer forte entendendo que neste mundo não podemos ter o controle das coisas.
Pais, ensinem seus filhos a respeitarem vocês e aos outros. Sei que muitos de vocês estão cheio de carências, desesperados em relações funcionais fúteis, e projetando em seus filhos o amor que não tiveram de quem acham que deveriam ter. Negligenciam assim o respeito e querem ser amados - isso contribui para fazer jovens fracos, deprimidos, ansiosos, confusos e vítimas fáceis para o bullying. Lembrem-se: só se ama e se valoriza o que se aprende a respeitar!
Obs: Este texto foi feito com base em informações disponíveis na imprensa e pela polícia até então. Não é um exame, avaliação ou diagnóstico psicoterapêutico, e sim considerações em tese, de cunho geral de muitos anos atendendo jovens como profissional do comportamento.
Por Jordan Campos

domingo, 8 de outubro de 2017

III Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (CBEL).



O XVII Seminário “O Lazer em Debate’, será realizado em conjunto com o III Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (CBEL) no período de 27 a 30 de abril de 2018 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Mais informações, inscrições e prazos CONFIRA AQUI

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Concurso Público - 03 Vagas Professor Efetivo - FEFD/UFG



Estão abertas as inscrições ao concurso público destinado ao preenchimento de 03 vagas de Professores Efetivos (Qualificação Doutorado) para as seguintes áreas:


01 Vaga - Educação Física, Saúde Coletiva e Formação em Saúde - EDITAL

02 Vagas - Formação de Professores e Estágio Educ. Física Escolar - EDITAL


Período de inscrição: 05/10/17 a 30/10/17.

Informações e inscrição acesse o edital nos links acima.



quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Mestrado Profissional - Ensino em Ciências da Saúde – UNIFESP/2018

Olá querido internauta seguidor ou visitante,

Vamos dar mais uma dica para os processos de formação continuada em nível stricto sensu. Dessa vez, trata-se do mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista). Logo abaixo, reproduzimos a página com as principais informações da seleção. Mais informações e inscrição acesse o site ao final da postagem.




Prezado(a) candidato(a),

Estão abertas as inscrições online, no período de 18 de setembro a 27 de outubro de 2017(encerramento as 23h59), para o Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Mestrado Profissional (clique aqui para ver o EDITAL).
Para a inscrição, será necessário preencher a Ficha de Inscrição online, selecionando a Unidade que pretende se inscrever - CEDESS (São Paulo-SP) ou BAIXADA SANTISTA (Santos-SP), anexar uma foto 3×4 colorida recente digitalizada (em formato JPEG/JPG, XPM, GIF ou PNG) e os seguintes documentos:



  • Endereço do Curriculum Vitae, obrigatoriamente no formato Lattes (exemplo: http://lattes.cnpq.br//xxxxx), localizado imediatamente abaixo do nome em: “Endereço para acessar este C.V.” na Plataforma Lattes do CNPq;

  • CPF e R.G. (cópia digitalizada em PDF);

  • Diploma de Graduação com carimbo de reconhecimento (cópia digitalizada em PDF)*;
    *Caso o candidato não tenha em mãos o diploma de graduação, será necessário anexar a Declaração da Universidade informando a previsão de entrega ou o protocolo de solicitação do diploma.

  • Histórico escolar da Graduação (cópia digitalizada em PDF);

  • Anteprojeto de pesquisa, digitalizada em PDF (clique aqui para ver modelo) inserido em uma das Linhas de Pesquisa do Programa (clique aqui para ver as Linhas de pesquisa) e cuja ênfase de estudo esteja relacionada ao binômio Saúde-Educação e ao contexto das práticas profissionais atuais;

  • Carta de Intenções, em formato PDF, relacionando o próprio percurso profissional com as perspectivas que vislumbra para o Projeto de Pesquisa e a Produção Técnica a serem desenvolvidos no PPG Ensino em Ciências da Saúde – modalidade Mestrado Profissional da UNIFESP;

  • Termo de Ciência e Compromisso devidamente preenchido, datado e assinado (clique aqui para acessar modelo).
LINKS:
  • EDITAL (clique aqui para ver o Edital). 

  • Endereço do Curriculum Vitae (exemplo: http://lattes.cnpq.br//xxxxx); 

  • Anteprojeto de pesquisa (clique aqui para ver Modelo);

  • Linhas de Pesquisa do Programa (clique aqui para ver as Linhas de Pesquisa);

  • Termo de Ciência e Compromisso (clique aqui para acessar Modelo);

  • Critérios de Análise Documental (clique aqui para ver os Critérios de Análise Documental);

  • Bibliografia (clique aqui para visualizar a Bibliografia recomendada).
O processo de seleção consta de:
  • Prova Escrita, com caráter eliminatório, versando sobre temas que constituem as Linhas de Pesquisa do Programa (clique aqui para ver a Bibliografia).
    Será realizada presencialmente, no dia 06 de novembro de 2017, segunda-feira, das 14 às 17 horas (duração de três horas), simultaneamente na Unidade CEDESS/São Paulo-SP e na Unidade BAIXADA SANTISTA/Santos-SP, em local a ser divulgado na página do CEDESS: http://www.unifesp.br/centros/cedess.

  • Análise dos Documentos (Carta de Intenções, Anteprojeto de Pesquisa e Currículo Lattes), tendo caráter eliminatório.
    Será realizada pelos professores credenciados do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Mestrado Profissional (clique aqui para ver os critérios de Análise Documental).

  • Entrevista, também terá caráter eliminatório.
    As entrevistas serão conduzidas por, pelo menos dois professores do Programa Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Mestrado Profissional, tendo como eixo direcionador o anteprojeto de pesquisa e a carta de intenções, enviados no ato da inscrição. Período de realização: 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017.

Número de vagas

O Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciência da Saúde – modalidade Mestrado Profissional disponibiliza 50 vagas distribuídas entre as Unidades CEDESS (São Paulo-SP) e BAIXADA SANTISTA (Santos-SP).

Bibliografia

Clique aqui para visualizar a bibliografia recomendada.
Cronograma do Processo Seletivo 2018
18 de setembro a 27 de outubro de 2017 (até 23h59)Período de Inscrições Online – Edital 01/2018
1º de novembro de 2017Divulgação do Resultado de Deferimento e Indeferimento das Inscrições
6 de novembro de 2017
(2ª feira, das 14 às 17 horas)
Prova Escrita (conhecimentos específicos).
Local a ser divulgado.
17 de novembro de 2017Divulgação do Resultado Prova Escrita
23 de novembro de 2017Divulgação do Resultado Análise de Documentos e
Convocação para as Entrevistas - horário e local
27 de novembro a 1º de dezembro de 2017Período de realização das Entrevistas
8 de dezembro de 2017Divulgação do Resultado Final – Aprovados
Orientações:
Inscrição: o candidato deverá redigir um anteprojeto de pesquisa que estabeleça relação com uma linha de pesquisa do Programa e a sua prática profissional, assim como uma carta de intenções. Estes documentos deverão ser anexados ao Sistema de Inscrição Online juntamente com os demais documentos solicitados: RG, CPF, Diploma de Graduaçăo, Histórico de Graduaçăo e Currículo Lattes (todos em formato PDF), além de uma foto 3x4 digitalizada (em formato JPEG/JPG, XPM, GIF ou PNG).
*Caso o candidato năo tenha em măos o diploma de graduaçăo, será necessário o envio de uma Declaraçăo da universidade informando a previsăo de conclusăo do curso ou o protocolo de solicitaçăo do diploma.
Processo de seleção: é composto pelas seguintes etapas:
  • Prova Escrita de conhecimento específicos a partir do referencial bibliográfico indicado e sobre o projeto de pesquisa que pretende desenvolver;

  • Análise dos Documentos (currículo, anteprojeto e carta de intenções);

  • Entrevista


Informações:

Sueli Pedroso: sueli.pedroso@unifesp.br, Secretária do Mestrado Profissional Unidade do CEDESS-S.Paulo, SP
Alessandra Dias: alessandra.dias@unifesp.br, Secretária do Mestrado Profissional Unidade de Santos, SP.

FONTE: CONFIRA AQUI

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

VI Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense


Acontecerá no período de 18 a 21 de Outubro de 2017, na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Cidade Universitária do Campus Universitário de Cáceres, o VII Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense. Nessa edição, o evento tem como tema: Os Impactos da Base Nacional Comum Curricular na e para a Educação Física: um debate necessário.


Período de inscrições de trabalhos: 03 de maio a 24 de setembro



Notificação de aceitação do trabalho: Dia 30 de setembro.



Gradeamento das apresentações oral e banner digital: a partir do dia 27 de setembro de 2017


Período de inscrições de participação: 03 de maio a 30 de setembro

Informações e Inscrições CONFIRA AQUI

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Concurso Professor Substituto Educação Física UFG/JATAÍ

Concurso para professores substitutos na UFG/Jataí-Go

A regional Jataí da UFG, abriu edital de três vagas: uma para especialista e duas para mestres. 

As inscrições vão até o dia 11/9/17.

ÁREAS: 

- Educação Física, Esporte e Estágio

- Educação Física, Saúde e Estágio

- Estágio, Expressão Corporal e Dança

Inscrição até dia 11/09/17 - CONFIRA AQUI

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Seleção de Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Foram abertas inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT – ENA 2018. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro de 2017.
Para acessar o edital CONFIRA AQUI
Para se Inscrever CLIQUE AQUI
Folder e Distribuição de 1785 Vagas por Instituições Associadas CLIQUE AQUI
Taxa de inscrição R$ 76,00 paga através de boleto bancário do Banco do Brasil que é emitido ao final do preenchimento do formulário de inscrição. 
O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O ProfMat visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. O ProfMat foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação - CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). 

BRICS Inaugural Conference of Exercise and Sports Science 2017

A pedido da minha querida amiga Profa. Nara Rejane (Unifesp), estamos divulgando aqui, que acontece em Santos/SP, no período de 29/11 a 02/12/2017, o BRICS Inaugural Conference of Exercise and Sports Science.



Trata-se de evento científico associado ao BRICSCESS - BRICS Council of Exercise and Sports Science.

O evento, que conta com o apoio da CAPES e do CNPq, tem a parceria do Centro de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer de São Paulo, vinculado à REDE CEDES/Ministério do Esporte, sob a coordenação dos Professores Nara Rejane Cruz de Oliveira (UNIFESP) e Ricardo Ricci Uvinha (USP). 
Este histórico evento contará com representantes de mais de 30 países, entre conferencistas e participantes, oportunizando um importante intercâmbio científico, inclusive em aspectos voltados à internacionalização.

A temática central do evento será “Sports Mega Events and Health Promotion: Policies and Legacies in Exercise and Sports Science" e trabalhos (pôster e comunicação oral) poderão ser submetidos em diversas áreas de interesse no campo da atividade física, saúde e lazer até 30/08/2017.

Submissão de Trabalhos e Inscrições CONFIRA AQUI

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Fórum Nacional de Escolas de Educação Básica para Todos



Fórum Nacional de Escolas de Educação Básica para Todos - Vivências Sistêmicas - 28, 29 e 30 de setembro 2017.

Prazo para inscrição com submissão de resumo simples (com publicação em Anais com ISSN) - 20 de agosto às 23h30.


4º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate


O Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate chega a sua 4ª edição. Amantes das artes marciais e esportes de combate, treinadores, alunos de graduação, pós-graduação, profissionais e atletas são convidados a debater ensino, formação e treinamento com renomados profissionais da área!