segunda-feira, 14 de maio de 2018

Violência Sexual e Proteção às Crianças e Adolescentes - Em Goiânia/Go


Roda de Conversa: Questões de Gênero - Em Goiânia/Go


sábado, 12 de maio de 2018

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Palestra: Pesquisa em História da Educação em Goiás no Século XX - GEPHE/FE/UFG

Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GEPHE

  Módulo II-2018-1: Pesquisas em História da Educação em Goiás: Recorte no século XX

Encontro III: Ensino Primário em Goiás: escolas reunidas e grupos escolares
Palestrantes:
Professora Valdeniza Maria Lopes da Barra (FE/UFG)
Professor Diogo Jansen Ribeiro (GEPHE-PPGE/FE)
Coordenação da Mesa:   Alline Rodrigues Bento (GEPHE - PPGE/FE IFGoiano/Morrinhos)

Dia: 30 de maio 2018
Horário: das 18h às 20h

Local: Miniauditório da Faculdade de Educação/UFG - Campus I - Praça Universitária - Rua 235, N° 307, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO

Inscrições no local - Atividade com emissão de certificado.

Indicação de leituras:

BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. O lugar da escola primária goiana entre os séculos XIX e XX. In: CASTRO, César Augusto Castro e CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez. (Org.).Cultural material escolar: a escola e seus artefatos. São Luís: EDUFMA, 2011, p. 107-140.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: ________. História e memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003. p. 525-541


quarta-feira, 9 de maio de 2018

Seleção de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado e Doutorado 2018/2




UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 

EDITAL No. 01/2018
SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO PARA O SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2018


Doutorado: 18 vagas - Será distribuído de acordo com os temas e linhas de pesquisa na Área de Concentração: Atividade Física e Esporte, conforme previsto no anexo I. 

Mestrado Acadêmico: 32 vagas - Será distribuído de acordo com os temas e linhas de pesquisa na Área de Concentração: Atividade Física e Esporte, conforme previsto no anexo I.

Mais informações e dados de inscrição - CONFIRA AQUI o edital

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Física podem ser obtidas na página eletrônica http://www.ppgef.unb.br

Manifestação do GTT Escola/CBCE sobre a BNCC do Ensino Médio





COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
GRUPO DE TRABALHO TEMÁTICO ESCOLA (GTT05)

Manifestação do GTT Escola do CBCE sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio

Diante da entrega da proposta da BNCC do Ensino Médio pelo Ministério da Educação (MEC) para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE) no início do mês de abril de 2018, decidimos manifestar a posição do GTT Escola do CBCE sobre o documento.
Apesar dos debates profícuos sobre Ensino Médio desde os anos 1980, de caráter marcadamente mais progressista e crítico e dos avanços em propostas para posicionar a Educação Física nesta etapa da Educação Básica para além da perspectiva sequencial e de aprofundamento de estudos do Ensino Fundamental, a BNCC do Ensino Médio impetra de maneira absolutista uma lógica mercadológica, elitista e de manutenção de hegemonias disciplinares, em que o componente curricular Educação Física se torna invisível e descartável.

A BNCC, aliada à Lei no 13.415 de 17 de fevereiro de 2017 que trata da criação do Novo Ensino Médio, tem origem no golpe político-jurídico e midiático em curso no Brasil e é arquitetada pelos interesses privatistas e religiosos dos segmentos conservadores e empresariais da sociedade brasileira. O documento da BNCC do Ensino Médio é a expressão de uma reforma que altera a composição dos currículos e sacramenta uma proposta sustentada na meritocracia e nos privilégios institucionalizados dos jovens dos estratos economicamente melhor assistidos. É inegável a intencionalidade de destruição do ensino público e gratuito e da defesa do Estado Mínimo, bem como, do ponto de vista específico da Educação Física, uma ameaça à sua manutenção na formação dos jovens, adultos e idosos.

A BNCC do Ensino Médio torna o componente curricular invisível diante de suas potencialidades. Suas ideias e intenções desaparecem em meio à hegemonia da Língua Portuguesa na Área das Linguagens e suas Tecnologias. Embora o texto reconheça a produção cultural dos jovens na Educação Física, conferindo-lhes certo protagonismo, é extremamente genérico e insuficiente para a orientação curricular dos professores nas diferentes Redes de Ensino. A BNCC do Ensino Médio reforça uma concepção instrumental de educação escolar e simultaneamente extermina as potencialidades de um projeto de Educação Física escolar em sua perspectiva histórica e particular. 

É frágil e retrógada a intenção da BNCC de “consolidar e ampliar as aprendizagens do Ensino Fundamental”, pois o Ensino Médio deveria, em primeiro lugar, reconhecer as juventudes e as relações dos jovens com o mundo do ponto de vista da singularidade de uma cultura e do universo simbólico de práticas compartilhadas. Ao mesmo tempo, ao situar o Ensino Médio apenas na perspectiva das juventudes, produz uma regularidade seletiva orientada a um segmento restrito de frequentadores deste nível de ensino, excluindo adultos e idosos das possibilidades de acesso. Ao invisibilizar o componente curricular Educação Física na Área de Linguagens e suas Tecnologias, a BNCC do Ensino Médio legitima uma formação em acordo com os ideários conservadores e neoliberais da sociedade que fazem ampliar as desigualdades e injustiças sociais. Desconsidera absolutamente os debates produzidos no campo acadêmico-científico e os saberes e práticas produzidos e compartilhados pelas comunidades escolares, professores, jovens, adultos e idosos que compõem o Ensino Brasileiro, em nome de soluções economicamente viáveis e que atestem nossa colonização aos exames e avaliações internacionais. Diante do exposto, manifestamos que a BNCC do Ensino Médio não nos representa e que as implicações desse projeto de sociedade do qual o referido documento faz parte é uma ameaça ao enfrentamento das desigualdades e injustiças sociais e curriculares, ao projeto de ensino crítico e inclusivo de fato para os estudantes do Ensino Médio brasileiro e para nossa também jovem e tão sonhada democracia.

Comitê Científico do GTT Escola do CBCE
Porto Alegre, 22 de abril de 2018

I Foro Internacional "Diplomacia Deportiva" - 9 de Octubre de 2018




En Cancilleria Argentina, I Foro Internacional "Diplomacia Deportiva".

9 de Octubre de 2018


En el contexto de los Juegos Olímpicos de la Juventud, que se realizan en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires del 6 al 18 de Octubre de 2018, realizaremos en el Palacio San Martin de la Cancilleria Argentina, el Martes 9 de Octubre, de 10 a 18 horas,  este evento para impulsar el rol del Deporte, como instrumento de acercamiento de las Naciones y los Pueblos, por la Paz, la Cooperacion Internacional y la Integración Regional. 

La Entrada es gratuita con inscripción previa. 

En el archivo adjunto, ustedes reciben antecedentes de diplomacia deportiva y también resoluciones de las Naciones Unidas, que podrían ser de utilidad. 

INVITACIÓN AL ENCUENTRO PREPARATORIO DE DIPLOMACIA DEPORTIVA,  el 22 y 23 de Junio en la EXPO y  el Congreso Internacional de Deporte y Turismo que se realiza en Rosario, para avanzar en los debates, en la preparación de actividades y acciones. 

Entrada Gratuita e Inscripción previa.

Fomentaremos el rol de las Universidades, para crear diplomaturas y posgrados en diplomacia deportiva y conocer las diferentes miradas del rol del deporte, desde las Asociaciones Deportivas, Federaciones, Instituciones de Formación Docente, ONG, Fundaciones, Cancillerías, Municipios, Gobiernos Provinciales y Nacionales, etc. 

Para contactos dirigirse a los mails forodiplomaciadeportiva@gmail.com  y programadiplomaciadeportiva@gmail.com 

Esperamos sus aportes, en esta lucha por la Democratizacion, la Cooperacion Internacional y la Integración Regional.

Profesor Pedro Hugo Tavosnanska. Coordinador Ad honorem. Comisión de Deportes, Educacion Física y Recreación. Consejo Consultivo de la Sociedad Civil para la Cancilleria Argentina.

Presidente. Ad honorem. Foro Mercosur Latinoamericano del Deporte, la Educacion Física y la Recreación



Na Argentina Chancelaria, "I Fórum Internacional Diplomacia Deportiva".
09 de outubro de 2018

No contexto dos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem em Buenos Aires a partir de outubro 06-10-2018, vamos realizar no Palácio San Martin da Chancelaria Argentina, na terça-feira, 9 de outubro de de 10 a 18 horas este evento para promover o papel do desporto como ferramenta de aproximação das nações e dos povos, da paz, da cooperação internacional e da integração regional.

A entrada é gratuita com inscrição prévia.

No anexo, você receberá uma história da diplomacia esportiva e resoluções das Nações Unidas, que poderia ser útil ..

CONVITE PARA A reunião preparatória de desportivo DIPLOMACIA em 22 e 23 de junho na EXPO e do Congresso Internacional do Esporte e Turismo, a ser realizada na cidade de Rosário, para avançar as discussões na preparação de atividades e ações. 

Entrada gratuita e registro prévio.

Vamos promover o papel das universidades para a criação de graus e cursos de pós-graduação em diplomacia esportes e aprender sobre as diferentes visões do papel do desporto, das associações desportivas, federações, instituições de formação de professores, ONGs, fundações, ministérios estrangeiros, municípios, governos provinciais e nacionais, etc.

Para abordar os contatos mails 

Congratulamo-nos com suas contribuições, nesta luta pela democratização, cooperação internacional e integração regional.

Professor Pedro Hugo Tavosnanska. coordenador Bono. Comissão de Esportes, Educação Física e Recreação. Conselho Consultivo da Sociedade Civil para a Argentina Chancelaria.

Presidente. ad honorem. Mercosul Fórum Latino-Americano de Esportes, Educação Física e Recreação

domingo, 6 de maio de 2018

V Congresso Internacional de Formação Profissional - Educação Física, um projeto inacabado?



ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES

Realizar a inscrição pelo site do evento; em seguida selecionar a modalidade correta de sua inscrição; em seguida selecionar as atividades (uma oficina, uma roda de conversa e um grupo de trabalho por eixo) das quais deseja participar. 

A carga horária constante nos certificados de participação no evento será de 40 horas.

A carga horária constante nos certificados de participação em uma oficina será de 4 horas.

Os certificados de participação no evento serão enviados para o e-mail cadastrado durante a inscrição.

As apresentações de trabalhos na forma oral e pôster não contarão para a frequência mínima na certificação do autor do trabalho assim como a participação em oficinas. Essas atividades terão certificação específica.

Inscrições sem apresentação de trabalhos de 26/03/2018 a 30/09/2018

Inscrições com apresentação de trabalhos de 26/03 a 15/05/2018

Orientações para pagamento da inscrição:

Para fazer sua inscrição e pagamento CONFIRA AQUI 

O comprovante do pagamento da inscrição deverá ser enviado para o e-mail: 2018sepef.2018@gmail.com

Categoria                  Até 15/05/18    Até  30/06/18*      Até 30/07/18
                                  c/trabalho     

Graduandos                   100,00                 120,00             140,00

Professores                 
da rede 
básica / Outros              150,00                 180,00              210,00 
Profissionais e alunos
de Pós-Graduação

Professores
Universitários                200,00                 240,00              280,00










Orientações e prazos para submissão de trabalhos

Submissão – de 26/03 à 15/05/2018.

Período de avaliação – de 30/03 à 15/06/2018.

Divulgação de trabalhos aprovados – de 26/06 a 03/07/2018.


Critérios de Submissão

O trabalho só poderá ser submetido mediante comprovante de pagamento de um dos autores. Limite de dois trabalhos como autor principal e não há limitação como coautor.

Certificados: constarão o nome de todos os autores, sendo no máximo 5 autores por trabalho.

Modalidades de apresentação: pôster e comunicação oral;

Inscrição e submissão de trabalhos

A submissão dos trabalhos será feita exclusivamente on-line, através do site oficial do evento

O proponente precisará inicialmente fazer sua inscrição por meio da página do X SEPEF/ VII CIFP/XII e XII SCFEFD/UFG (http://eventos.ufg.br/XSEPEF), no período de 26/03 a 15/05/2018. 

No ato da inscrição, o(a) participante deverá prestar as informações exigidas pelo sistema, inclusive se deseja publicar o resumo. Os trabalhos a serem divulgados nos Anais do evento, serão enviados em formato de resumo simples,
conforme eixos, normas e template descritos abaixo.

Grupos de Trabalho organizados em quatro eixos:

EIXO 1 - FORMAÇÃO

EMENTA: No eixo formação incluem-se as temáticas de pesquisa, sejam de pós-
doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica, voltadas para: formação profissional, abrangendo aspectos de formação inicial e continuada em EF; os modelos curriculares de formação profissional; as práticas de ensino e estágios supervisionados; a identidade profissional envolvendo sua constituição e seus processos de socialização, as políticas de formação profissional, as instituições formadoras (IES) e sua interface com campos de atuação profissional.

EIXO 2 - INSERÇÃO

EMENTA: No eixo inserção incluem-se as temáticas de pesquisa, sejam de pós-
doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica, voltadas para: a inserção do profissional de EF no mercado de trabalho; a passagem do sistema educação/formação para o sistema de emprego/inserção; a inserção dos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em EF no mercado de trabalho (escola ou outro campo da EF); a entrada na carreira; o início da vida profissional e; o papel dos sistemas de gestão do mercado de trabalho.

EIXO 3 - INTERVENÇÃO

EMENTA: No eixo intervenção incluem-se as temáticas de pesquisa, sejam de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica, voltadas para: o trabalho docente, nos diferentes campos de atuação profissional; as condições de trabalho; o mercado de trabalho (escola ou outros campos da EF); a valorização profissional do professor; o ensino de EF; as políticas de atuação profissional em EF; as habilidades e saberes para intervenção profissional.

EIXO 4 – PROFISSÃO

EMENTA: No eixo profissão incluem-se as temáticas de pesquisa, sejam de pós-
doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica, voltadas para: o processo de profissionalização da educação física, envolvendo seus mecanismos e agentes; o profissionalismo/profissionalidade do profissional de educação física, exercidos frente aos diferentes campos de intervenção; a carreira profissional; o perfil profissional; os dilemas éticos ligados à profissão; a identidade profissional da educação física; as associações e instituições de regulação profissional; o papel da educação física nas esferas políticas e sociais; as relações entre o mercado de trabalho e o exercício profissional e; as interações entre expertise, credencialismo e a autonomia profissional.

Normas para submissão de resumos:

Serão aceitos os trabalhos com resultados finais ou parciais de pesquisas científicas relacionados com os eixos acima, bem como relatos de experiências.

Somente serão aceitos trabalhos em que o participante que fará a apresentação estiver inscrito. O certificado é condicionado à apresentação do trabalho no evento.

Normas para a escrita do resumo:

Quanto à forma: Serão aceitos resumos submetidos em Português, que contenham entre 1000 e 2500 caracteres (com os espaços) e sem contar título, autores, instituição e apoios, conforme instruções do modelo de submissão de trabalhos no link abaixo.
Papel tamanho A4; 
Margem superior e inferior com 2,5 cm; 
Margem esquerda e direita com 3,0 cm; 
Fonte: Times New Roman, 
Tamanho 12; 
Espaçamento entre linhas: 1,5;
Alinhamento: justificado;
Título em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado.

Quanto ao conteúdo:

Título do trabalho (maiúscula, negrito e centralizado; até 12 palavras);
Nome do autor e instituição - alinhados à direita;
Nome do(s) coautor(es) e instituição - alinhado à direita (repetir item para cada um dos coautores);
Nome da instituição em itálico;
Agência de Fomento ou Financiadora (quando houver) – em nota de rodapé (seguir modelo);
Resumo deverá conter: introdução, objetivo(s), método, resultados, discussão e conclusão;
Conter de três a cinco palavras-chave.

Critérios de avaliação dos trabalhos

Conteúdos ligados aos eixos temáticos; clareza do texto; consistência e rigor no
tratamento teórico e metodológico; adequação à norma culta da língua; cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.

Apresentação dos trabalhos

O pôster (0,90m de largura X 1,20m de altura) será exposto por um período determinado, conforme informação indicada na carta de aceite; neste horário o apresentador deverá estar presente.

A comunicação oral deverá ser feita em 10 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão. O local de apresentação será no Centro de Aulas da FEFD, nos dias 19 e 20, conforme programação do evento.

Acesse o Template para Submissão dos Trabalhos CONFIRA AQUI

O arquivo do resumo deverá ser postado no site do evento em formato .pdf


domingo, 29 de abril de 2018

Dia 29 de Abril - dia de celebrar a dança e a vida

Olá Pessoal,

Hoje, 29 de abril é o dia Internacional da Dança.

Em celebração a este dia e a potência da dança para a lucidez humana, Tatiana Passos Zylberberg compartilha um dos vídeos do projeto Mulheres e Novelos inspirado em sua trajetória de enfrentamento da endometriose e da fibromialgia, a partir das possibilidades infinitas que a dança abre.

Aprecie e comente!

sábado, 28 de abril de 2018

Maio das Trabalhadoras e Trabalhadores: parece pouco frente à perda de direitos

Olá pessoal,
Apesar de entender a necessidade das celebrações e o lugar que elas ocupam no imaginário e nas emoções de todos nós, não posso me furtar de refletir sobre as enormes perdas acumuladas em 02 anos que somam mais do que perdemos nos últimos 50 anos antes de 2002. Isso porque vimos perdendo exatamente o que foi conquistado nesse mesmo período.
"Trabalhadores, uní-vos!"

Aos Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação da UFG, divulgamos aqui a programação que o DDRH/UFG programou em parceria com o SINTIFES-GO, para os dias 02, 03 e 04 de Maio, com a finalidade de facilitar a integração entre os diversos servidores da UFG e comunidade acadêmica e público externo.
Confira a programação no folder


quinta-feira, 26 de abril de 2018

Congresso Nacional da Pedagogia Histórico-Crítica - PRORROGADO PRAZO DE SUBMISSÃO

Olá pessoal, 


PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADO ATÉ 18/05/18.

A agenda de eventos do nosso blog anuncia um evento imperdível para professoras e professores que se colocam na luta a favor da classe trabalhadora, da democracia e de uma educação crítica e democrática.

Entre os dias 11 e 13 de Julho próximos, acontece no Campus Presidente Prudente (SP) da UNESP, o Congresso PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, com o tema: "em defesa da Escola Pública e Democrática em tempos de projetos de 'escolas sem partidos'"




INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PRORROGADAS ATÉ DIA 18 DE MAIO DE 2018




Havendo vagas disponíveis, até 30/06/2018

(no evento não serão realizadas inscrições)

terça-feira, 24 de abril de 2018

Seminário Nós por Nós - Preconceito e Racismo 27/04/18 - 17h

Olá pessoal



Passando aqui na administração de postagens do nosso blog para divulgar uma atividade muitíssimo importante para esses tempos sombrios que temos vivido com o avanço das elites brancas e seus súditos da classe média e outros tantos das camadas populares, ambos que não conseguiram desenvolver uma consciência de classe e identidade com a classe trabalhadora.

Estamos divulgado a última rodada de debates do Seminário Nós por Nós idealizado pela CAAF, CIP,  SINACE e PRAE. Dessa vez, quatro convidados irão debater sobre o tema "Preconceito e Racismo".

Data: sexta-feira, dia 27
Local: Espaço de Convivência.
Horário: 17:00

Convidados:

- Anna Karollina Silva Alencar, Psicóloga e Mestre em Psicologia – PPGP/UFG
- Iodenis Borges F. Cerqueira, Mestranda em Direitos Humanos – PPGIDH/UFG
- Juliana Jardel, Mestranda em Performances Culturais – PPGIPC/UFG
- Pedro Barbosa, Pós-Doutorado em Antropologia Social – PPGAS/UFG 

Organização
Coordenadoria de Ações Afirmativas - CAAF
Universidade Federal de Goiás
Fone: (62) 3521-1816/1031


domingo, 22 de abril de 2018

Inscrições ao Encceja 2018 - O prazo é Curto!!!


Para você, jovem ou adulto que ainda não terminou o ensino fundamental ou o ensino médio, começa hoje as inscrições do ENCCEJA/2018. Programa do Ministério da Educação, que se traduz por uma prova com questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, que não tiveram no tempo adequado.

O candidato que obter 50% de acertos recebe o certificado de conclusão do ensino.

Agora se você conhece alguém que ainda não terminou essas etapas da educação básica, faça uma grande ação e encaminhe essas informações para ele(s).

O prazo de inscrições encerra as 23h59 do dia 27 de Abril de 2018 (próxima sexta-feira).

Então, não perca tempo. 
Se inscreva ou ajude alguém a se inscrever.



sábado, 21 de abril de 2018

Mesa Redonda: Diálogos Abertos sobre Educação Infantil - Campos de experiência da BNCC e áreas do conhecimento


Durante o III Seminário de Educação Infantil realizado pelo Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância (GEPEFI) no 14° CONPEEX – Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), tivemos a oportunidade de realizar a mesa redonda “Diálogos abertos sobre Educação Infantil: contribuições das áreas de conhecimento para a formação humana”, cujas discussões nos possibilitaram ampliar o debate sobre as possibilidades das Áreas de Conhecimento na Educação Infantil e suas respectivas contribuições para uma formação humana integral.  

Ao término da referida mesa redonda, mencionamos a possibilidade de realizarmos outras discussões sobre a Educação Infantil, dando destaque à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estava em processo de elaboração. 

Recentemente publicada, a BNCC institui cinco campos de experiência para a Educação Infantil, a saber: 
1. O eu, o outro e o nós; 
2. Corpo, gestos e movimentos; 
3. Traços, sons, cores e formas; 
4. Escuta, fala, pensamento e imaginação; e, 
5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, os quais determinam objetivos de aprendizagem a serem alcançados no processo de desenvolvimento da criança. 

Considerando esta organização curricular e demais aspectos que caracterizam esta política educacional, objetivamos materializar outro momento de análise crítica e discussão sobre a Educação Infantil, o qual também ocorrerá no formato de uma mesa redonda intitulada:

“Diálogos Abertos sobre Educação Infantil: campos de experiência da BNCC e áreas do conhecimento”. 

O evento ocorrerá no dia 02 de Maio de 2018, às 19 (dezenove) horas no miniauditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). 

Mediante o exposto, convidamos todas as acadêmicas e acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Pedagogia, todas as professoras e professores a acompanhar esta discussão, analisando criticamente o referido documento e suas concepções.

VENHA, PRESTIGIE, PARTICIPE E FIQUE POR DENTRO